COMUNICADO |
Atenção: cuidado ao receber e-mails em nome da CAIXA
A partir de informações relatadas por alguns municípios, foi constatado que estão sendo encaminhados e-mail falsos em nome da CAIXA, com o objetivo de descobrir a senha do Sistema de Cadastro Único e também a senha de e-mail dos usuários.
Ao receber e-mails para troca de senha do Sistema, o operador deve conferir se o domínio é diferente de @caixa.gov.br. Qualquer e-mail com outra terminação deve ser desconsiderado.
Veja os destaques na tela abaixo:

1) No primeiro destaque, veja que o endereço de e-mail que realmente transmitiu a mensagem é ceati64@outlook.com, que consta no quadro vermelho. O endereço fora do quadro vermelho é apenas uma máscara. A CAIXA nunca encaminha e-mails com domínios diferentes de @caixa.gov.br. Além disso, o e-mail de recuperação de senha nunca é enviado sem o usuário solicitar a recuperação de senha diretamente pelo Sistema ou sem que o usuário máster ative/reative o cadastro do operador.
2) No segundo destaque, há um IP estranho antes do endereço correto da CAIXA. O endereço correto para o qual o usuário é direcionado ao receber o e-mail de cadastramento de senha começa sempre com https://www.segurancacadastrounico.caixa.gov.br ... Caso o usuário clique no link inválido destacado na tela acima, ele será direcionado para um site que não é oficial da CAIXA. Em alguns casos, a tela falsa pede informações adicionais, como exemplo, pode solicitar que o usuário informe o e-mail e a senha do e-mail. No processo padrão de recuperação de senha do Sistema de Cadastro Único, a CAIXA nunca solicita informações do e-mail pessoal do usuário.
Na tela correta de cadastramento de senha, o usuário cadastra apenas a nova senha de acesso ao Sistema de Cadastro Único, não sendo necessária qualquer informação adicional, conforme apresentado abaixo:

No caso de dúvidas relacionadas ao processo de acesso ao Sistema de Cadastro Único, o usuário deve entrar em contato com o Suporte Operacional da CAIXA no telefone 0800-7260104, opção 9. |
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