IGD-PBF: prazo para informar ao MDS a prestação de contas de 2016 vai até 31 de agosto
Estados e municípios devem inserir a comprovação dos gastos no SuasWeb. Em seguida, Conselhos de Assistência Social têm até 30 de setembro para registrar o parecer
Foto: Ana Nascimento/MDS
|
A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) publicou, na quarta-feira (28) a Instrução Operacional nº 87/2017, que divulga os procedimentos para Estados e municípios informarem ao MDS a comprovação dos gastos feitos com os recursos repassados com base no Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único). A prestação de contas engloba os recursos executados no exercício de 2016. |
O registro dessas informações deve ser realizado no Sistema SuasWeb e ocorre em duas etapas:
ATENÇÃO!
Os estados e os municípios que não registrarem essas informações nos prazos estipulados terão os repasses suspensos até que regularizem a situação. Não há repasses retroativos.
Passo a passo
Para o acesso e o preenchimento do Demonstrativo Físico-Financeiro no SuasWeb, deverá ser utilizada a senha do Gestor do Fundo de Assistência Social. Após a conclusão do preenchimento, deve-se clicar na opção FINALIZAR.
A seção do Parecer do Conselho somente estará disponível após o preenchimento do Demonstrativo Físico-Financeiro pelo gestor do Fundo de Assistência Social.
Para o acesso à tela de registro do Parecer do Conselho, deverá ser utilizada a senha do presidente do Conselho de Assistência Social.
Se houver erro no preenchimento do Demonstrativo Físico-Financeiro, o presidente do Conselho de Assistência Social poderá clicar na opção DEVOLUÇÃO POR ERRO. Assim, o gestor do Fundo terá como corrigir as informações prestadas e submetê-las novamente à apreciação do Conselho.
Para finalizar o preenchimento do Parecer do Conselho, deve-se clicar no botão SALVAR IGD-PBF PARECER CONSELHO.
Para entender mais
Além da Instrução Operacional nº 87/2017, os municípios, Distrito Federal e Estados podem consultar o Manual de Orientações sobre a prestação de contas do IGD, que traz o passo a passo sobre como deve ser feita essa comprovação. O manual está disponível na página http://mds.gov.br/bolsafamilia (no item “Documentos Técnicos”, sob o título de Manual de Prestação de contas).
O IGD é um indicador que mostra a qualidade da gestão descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único. O cálculo leva em conta vários fatores, entre os quais a taxa de atualização de cadastros e as taxas de acompanhamento das condicionalidades. O índice varia entre zero e 1 — quanto mais próximo de 1, melhor a avaliação da gestão desses processos.
Autonomia
Com base nesse indicador, o MDS repassa recursos aos Estados, DF e municípios para apoiar a execução local do Bolsa Família e do Cadastro Único. Os municípios, DF e Estados têm autonomia para definir em que ações utilizarão os recursos, desde que isso esteja ligado ao aperfeiçoamento da gestão do PBF e do Cadastro Único, tais como articulação intersetorial para o planejamento e a implementação de iniciativas que ampliem o acesso das famílias beneficiárias aos serviços públicos; cadastramento de novas famílias; melhoria da infraestrutura nos postos do PBF e do Cadastro Único; atividades de participação e controle social do programa, entre outras.
Todas as despesas devem ser executadas seguindo as exigências legais de qualquer outra despesa da Administração Pública. A prestação de contas do uso desses recursos deve ser feita anualmente pelas gestões dos respectivos Fundos de Assistência Social, sob a supervisão dos gestores do PBF e do Cadastro Único, aos Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social.
|
Novo canal de comunicação do MDS para gestores e técnicos do
Bolsa Família e Cadastro Único está em fase de implementação |
O MDS está implementando um novo canal de atendimento para tirar dúvidas dos gestores locais. Através do chat disponível no link http://blog.mds.gov.br/redesuas/ será possível falar com o MDS sobre assuntos relativos ao SIGPBF e Rede Suas.
Atualmente, o horário de atendimento é das 8h às 16h. A partir de 3 de julho, o atendimento será ampliado, passando a ocorrer das 8h às 18h, ininterruptamente.
O canal está em fase de testes e ajustes. Por isso, é muito importante que os gestores locais acessem, utilizem e avaliem a ferramenta.
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas no Bolsa Família Informa nº 563, de 6 de julho de 2017, na próxima semana. |
|
Bolsa Família: prorrogado prazo para registro do acompanhamento
das condicionalidades de saúde |
A Atenção! O prazo para registro do acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, referente à 1ª vigência de 2017, foi prorrogado até o 7 de julho de 2017. Este registro deve refletir ao máximo a cobertura e acesso aos serviços de saúde pelas famílias PBF, por isso é tão importante o cumprimento do prazo estabelecido.
O acompanhamento de saúde das famílias do PBF é registrado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde (BFA), disponível no link http://bolsafamilia.datasus.gov.br/w3c/bfa.asp. Neste link, na seção ´Relatórios consolidados’, é possível extrair resultados parciais do acompanhamento no seu município/Estado. |
|
|
|
Anote na agenda |
29 e 30 de junho
Conferência Municipal de Assistência Social em Macapá (AP)
5 e 6 de julho
Conferência Municipal de Assistência Social em Belém (PA)
7 de julho
Data limite para a coleta e o registro da frequência escolar dos beneficiários do PBF referente ao 2º período de 2017 (abril e maio) no Sistema Presença/MEC, pelas equipes municipais de educação
6 e 7 de julho
Conferência Municipal de Assistência Social em Boa Vista (RR)
11 a 13 de julho
Conferência Municipal de Assistência Social em Porto Alegre (RS)
21 de julho
Data limite para atualização cadastral das famílias do G3 para evitar bloqueio do PBF em agosto
31 de agosto
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a comprovação dos gastos com recursos do IGD-PBF aplicados em 2016
30 de setembro
Prazo para o lançamento das informações, no SuasWeb, sobre a deliberação feita pelo Conselho de Assistência Social (CAS) sobre a prestação de contas do IGD-PBF 2016 do respectivo estado ou município
|
|