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MDS lança chat para atendimento sobre o SigPBF Nova ferramenta busca dar agilidade ao esclarecimento de dúvidas dos gestores e técnicos do Programa Bolsa Família e Cadastro Único Já está disponível o Chat para atendimento a dúvidas relativas ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF). O novo canal de comunicação encontra-se no Blog da Rede Suas, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ferramenta é exclusiva para gestores e técnicos do PBF e do Cadastro Único e foi criada com o objetivo de dar agilidade na resposta ao atendimento de demandas relacionadas à utilização do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF). Para ter acesso, clique no link: http://blog.mds.gov.br/redesuas/. Para iniciar uma conversa, clique em “Chat”, no menu à direita, conforme a imagem abaixo. Para iniciar a conversa, o gestor deverá preencher os dados solicitados:
Assim que o formulário for preenchido, abrirá a tela para o bate-papo conforme imagem abaixo. O gestor terá ainda a opção de cancelar o bate-papo a qualquer momento e registrar a demanda por formulário eletrônico. Conheça os outros canais de atendimento do MDS O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) também possui a Carta de Serviços ao Cidadão. Nela estão disponíveis informações sobre os programas e os serviços ofertados pela pasta. A carta pode ser visualizada em http://mdspravoce.mds.gov.br. Caso sua dúvida não seja resolvida pelo canal, além da nova ferramenta para resolver dúvidas sobre o SigPBF, é possível entrar em contato com o MDS de diversas outras maneiras. Para esclarecer dúvidas sobre a gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, o MDS possui uma central de relacionamento, que pode ser contatada pelo telefone 0800-707-2003, ou pelos e-mails: cadastrounico@mds.gov.br e gestorpbf@mds.gov.br (para gestores e técnicos), sendo o último disponível também para dúvidas sobre o SigPBF. O e-mail bolsa.familia@mds.gov.br também pode ser utilizado pelas equipes municipais, embora seja voltado para todos os cidadãos (beneficiários e não beneficiários). Outra forma de entrar em contato com o MDS é por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). O SIC é o espaço no qual o cidadão pode fazer um pedido de acesso a informações públicas. Os pedidos podem ser feitos de duas formas: → presencialmente, no térreo do Bloco C da Esplanada dos Ministérios, onde o SIC se localiza. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção para almoço; e → pelo Portal MDS, a partir do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no e-SIC, em http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/site/index.html?ReturnUrl=%2fsistema%2f. Além do MDS, a Caixa Econômica Federal também oferece dois canais de atendimento para resolver assuntos ligados ao pagamento do Programa Bolsa Família. → 0800-726-0104 (destinado aos gestores estaduais e municipais), para dúvidas relativas ao Sistema do Cadastro Único e ao Sistema de Benefícios (Sibec); e → 0800-726-0207 (destinado ao público geral), para dúvidas sobre pagamento, saque do benefício e cartões sociais. Ouvidoria A Ouvidoria do MDS é a instância de participação responsável pelo tratamento das solicitações de providências, sugestões, reclamações, denúncias e elogios, relativas às políticas e aos serviços públicos do ministério, com vistas ao seu aprimoramento. Nesse sentido, as insatisfações sobre algum atendimento prestado pelo ministério podem ser registradas na Ouvidoria. Para abertura de reclamação na Ouvidoria MDS, é necessário fornecer o número de protocolo do atendimento anterior na Central de Atendimento do MDS ou da Caixa. O contato com a Ouvidoria do MDS pode ser feito pelo telefone 0800-707-2003 — opção 5 ou pelo formulário eletrônico disponível no link: http://mds.gov.br/fale-com-o-mds. A Caixa Econômica Federal também possui uma Ouvidoria, que é o espaço para registro de reclamações, denúncias, elogios, solicitações de providências e sugestões. O contato com a Ouvidoria da CAIXA pode ser feito pelo 0800-725-7474 ou por meio do formulário eletrônico, disponível no site www.caixa.gov.br. |
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