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b. Clicar em Estados e Municípios > Municípios, escolher a opção Solicitar Alteração do Gestor Municipal do PBF. Figura 2: Tela inicial de acesso ao SIGPBF com perfil público, selecionando a opção “Solicitar a Alteração do Gestor Municipal do PBF” Em ambos os casos, será possível acessar a tela “Solicitação de Mudança”: Figura 3: tela “Solicitação de Mudança” É necessário preencher todos os campos obrigatórios marcados com asterisco vermelho (*) e clicar no botão "salvar". Só depois desse procedimento, clique no botão gerar ofício para efetuar a impressão imediata do mesmo em papel timbrado da prefeitura. O oficio gerado deve ser assinado pelo prefeito.
Atenção! Os dados de prefeito e secretário de Assistência Social lançados no SIGPBF precisam estar iguais àqueles informados no CADSUAS. Qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone 0800 7072003 ou pelo e-mail gestorpbf@mds.gov.br. 2. Para substituição somente do prefeito(a) A substituição do prefeito deve ser efetuada diretamente no SIGPBF por usuários que possuam os perfis Gestor Municipal ou Técnico Municipal gravação. Para isso, acesse o Sistema http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia e clique em Login. Figura 4: tela inicial do SIGPBF indicando Login Será, então, apresentada a tela “Login”, onde deve ser inserido o login e a senha para, em seguida, clicar em "entrar" Figura 5: tela “Login”, indicando o local de inserção do login e Senha Em seguida, clique em Estados e Municípios e escolha a opção Informações dos Municípios. Nesta opção, será exibida a tela “Pesquisar Municípios”, onde deve ser preenchido pelo menos um campo para realizar a pesquisa. Em seguida, clique em pesquisar. Ao localizar o município, clique no ícone “Ações”. Serão exibidas as abas de dados dos municípios. Selecione a aba “Prefeitura” e preencha todos os campos obrigatórios marcados com asterisco vermelho (*) em Dados do Prefeito e clique no botão. Figura 6: Aba “Prefeitura”, indicando o local de atualização dos Dados do Prefeito Atenção! Os dados de prefeito lançados no SIGPBF precisam estar iguais àqueles informados no CADSUAS. 3. Para mudança somente do gestor Pode ser efetuada por meio do acesso público ou por qualquer usuário do município que possua login e senha de acesso ao SIGPBF, seguindo os mesmos procedimentos descritos no item 1. 4. Envio de documentação para a Senarc Para agilizar o processo de verificação dos dados de alteração de gestor do PBF, lançados pelos municípios no SIGPBF, serão inicialmente conferidos com as informações disponíveis no Sistema de Cadastro do SUAS – CADSUAS, cujo acesso é feito pelo Administrador Titular ou pelo Adjunto da Assistência Social. Em razão disso, o Formulário de Troca de Gestor e as cópias autenticadas de documentos do prefeito utilizados para validar a alteração do gestor municipal no SIGPBF deverão ser enviados somente no mês de abril de 2017. A validação inicial a ser realizada pela Senarc com os dados do CADSUAS permitirá maior agilidade no envio das senhas aos novos gestores locais do PBF. Mas, para isso, é imprescindível que os dados de prefeito e secretário de Assistência Social lançados no SIGPBF estejam iguais àqueles informados no CADSUAS. Para acessar o CADSUAS e o SIGPBF, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário disponibiliza um link único: http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web.
O credenciamento dos trabalhadores no Sistema de Cadastro Único é uma ação que requer cuidado e responsabilidade. O acesso às informações cadastrais, que são de natureza sigilosa, e a possibilidade de fazer manutenção de registros das famílias deve ser concedida de maneira extremamente criteriosa, em observância às legislações do Cadastro Único e aos procedimentos de segurança do Sistema de Cadastro Único. Assim que possível, o gestor ou profissional por ele designado que exerça funções de gestão e coordenação deve solicitar à CAIXA para se cadastrar como Usuário Máster do Sistema de Cadastro Único, excluindo o Usuário Máster anterior. A partir desse cadastramento, o Usuário Máster deve inativar ou excluir entrevistadores e operadores que não trabalham mais na gestão municipal, e cadastrar os novos profissionais que devem ter acesso ao Sistema de Cadastro Único. É importante estar atento também para trabalhadores de outros setores do município que têm acesso ao Sistema de Cadastro Único, para verificar se o acesso deve ser mantido ou se devem ser feitas substituições, e se o perfil concedido a esses profissionais está adequado. Por exemplo, se trabalhadores da Secretaria de Habitação Municipal que trabalham com o Programa Minha Casa Minha Vida devem somente consultar os dados das famílias no Sistema de Cadastro Único, o perfil a ser concedido não deve permitir manutenção dos registros. Cada trabalhador cadastrado no Sistema de Cadastro Único deve ter seus dados informados corretamente, para que seja possível rastrear seus atos e responsabilizá-lo por ações de má fé. Se os trabalhadores não são credenciados da maneira correta, a responsabilidade por condutas indevidas recai sobre o gestor municipal. Os procedimentos para gerenciamento de usuários estão detalhados no Guia Rápido de Cadastramento de Usuários do Cadastro Único.
Para credenciamento dos gestores e operadores do SIBEC, principal ferramenta na operacionalização da administração de benefícios do Programa Bolsa Família, devem ser observados pontos importantes. O acesso às informações de administração de benefícios e a autorização de comandar ações que interrompam ou retomem o pagamento dos benefícios devem ser concedidos com critério, considerando a natureza sigilosa e os impactos no repasse dos recursos às famílias pobres e extremamente pobres. É recomendado que tão logo seja designado o gestor municipal do Programa Bolsa Família, também seja definido o profissional responsável pelas funções de coordenação do atendimento e gestão de benefícios. A partir desta definição, deve ser solicitado à CAIXA o cadastramento deste profissional como Usuário Master do SIBEC – Sistema de Benefícios ao Cidadão, excluindo o Usuário Master anterior. Para o Cadastramento do Usuário Master, a gestão municipal deverá apresentar na agência CAIXA de relacionamento ou vinculação um ofício com a solicitação de cadastramento do usuário, assinado pelo gestor municipal, acompanhada da FICUS/E devidamente preenchida, do documento “Política de Acesso a Recursos Computacionais da CAIXA por Unidades Externas”, levando original e cópia do CPF, do Cartão Cidadão (ou outro documento que traga o NIS do usuário) e do documento oficial de identidade com foto. Após o cadastramento, o Usuário Master deverá observar o Relatório de Usuários do SIBEC e avaliar quais os trabalhadores permanecem na gestão e seus perfis de acesso. A partir desta análise, o Usuário Master deve inativar ou excluir os acessos de trabalhadores que não atuam mais na gestão municipal, e cadastrar os novos profissionais que devem ter acesso ao SIBEC. Tal qual ocorre com o acesso ao Sistema do Cadastro Único, a gestão municipal do Programa Bolsa Família deve estar atenta à concessão de acessos ao SIBEC que tenham sido feitos a técnicos de outros setores do município, avaliando a permanência ou a substituição destes, além de avaliar se o perfil concedido a esses profissionais está adequado. É importante observar que existem limitações de acesso ao sistema, que tem o objetivo de permitir a gestão de benefícios do PBF e o atendimento às famílias do Programa. Todos os usuários do SIBEC vinculados à gestão municipal devem ter seus dados informados com precisão, garantindo que os trabalhadores que realizam ações de administração nos benefícios das famílias sejam corretamente identificados e, no caso de irregularidades nestes procedimentos, sejam corretamente identificados e responsabilizados. A responsabilidade do credenciamento correto e das ações operadas nos benefícios das famílias do PBF pelos usuários do SIBEC são do gestor municipal, devendo, portanto, empreender o máximo de atenção no controle de acesso ao Sistema. Os procedimentos para gerenciamento de usuários estão detalhados no Guia de Acesso e Cadastramento de Usuários no Sistema de Benefícios ao Cidadão.
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