MDSA lança “Consulta Cidadão” e “Rede Cadastro Único”
As duas ferramentas visam melhorar o atendimento dos beneficiários de políticas sociais que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção e concessão de benefícios
|
Foto: ASCOM/MDSA
|
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou na última quarta-feira (3), em Brasília, duas soluções desenvolvidas para a melhoria do atendimento aos beneficiários de políticas sociais que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção e concessão de benefícios – o site Consulta Cidadão e a Rede Cadastro Único.
O evento, que ocorreu no auditório do MDSA, contou com a presença do secretário-executivo do MDSA, Alberto Beltrame, do secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão Silva, do secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação, Vinícius de Oliveira Botelho, da secretária Nacional de Assistência Social, Carminha Brant, e do superintendente-adjunto de Regulação dos Serviços de Distribuição da Aneel, Hugo Lamin. |
|
A Consulta Cidadão – Cadastro Único visa disponibilizar aos inscritos no Cadastro Único consulta a alguns dos seus dados cadastrais, bem como de sua família, e possibilitar a impressão de comprovante de cadastramento.
Essa ferramenta surgiu em atendimento à necessidade de desburocratizar o acesso dos usuários de serviços públicos, programas sociais e benefícios a informações pessoais e de suas famílias, constantes de bases de dados governamentais. Antes, era necessário que o Responsável pela Unidade Familiar (RF), que prestou as informações ao Cadastro Único no momento do cadastramento, comparecesse a um posto de cadastramento nos municípios para obter qualquer informação sobre seus dados e de sua família. Além de retirar o ônus de deslocamento do cidadão para consultar seus dados e emitir um comprovante de cadastramento, a Consulta Cidadão – Cadastro Único tem o objetivo de reduzir a sobrecarga de trabalho dos municípios em função dos atendimentos para este motivo, bem como os custos de impressão e filas de espera. A ferramenta também facilitará o trabalho para os programas que utilizam o Cadastro Único como critério de seleção de beneficiários, pois será possível validar as certidões apresentadas que foram emitidas de forma online.
Como acessar e utilizar a Consulta Cidadão?
A Consulta Cidadão – Cadastro Único está disponível no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/consultacidadao
Para consultar, informe os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe;
- Estado e município onde família está cadastrada.
As informações devem estar iguais às que estão registradas no Cadastro Único.
Figura 1
Depois de preencher seus dados, clique na caixinha ao lado de NÃO SOU UM ROBÔ e aparecerá uma pequena tela complementar (Figura 2). Siga as instruções contidas no texto, marque as imagens solicitadas e clique em CONFIRMAR.
Ao concluir corretamente a marcação, a tela complementar desaparecerá e a caixinha NÃO SOU UM ROBÔ estará marcada (Figura 2). Em seguida clique no botão EMITIR.
Figura 2
As informações encontradas serão exibidas em uma tabela, contendo o Número de Identificação Social (NIS), nome, sexo, data de nascimento, nome da mãe, município e a Unidade da Federação (UF) de cadastramento da pessoa que fez a consulta.
Figura 3
Pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta não vão ser localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível na Consulta Cidadão.
A partir das informações exibidas, pode ser gerado o Comprovante de Cadastramento.
Para imprimir o Comprovante de Cadastramento, você deverá clicar na imagem da pequena impressora na última coluna AÇÃO:
Figura 4
Quais dados são exibidos no Comprovante de Cadastramento? (figura 5)
- Nome da pessoa que fez a consulta
- NIS da pessoa que fez a consulta;
- Data de nascimento da pessoa que fez a consulta;
- Nome da mãe da pessoa que fez a consulta;
- Data de cadastramento da família no Cadastro Único;
- Município e UF onde a pessoa/família está cadastrada;
- Data da última atualização cadastral da família;
- Faixa de renda familiar total;
- Faixa de renda familiar por pessoa (per capita);
- Nome completo de cada um dos integrantes da família;
- Data de nascimento de cada um dos integrantes da família;
- NIS de cada um dos integrantes da família; e
- Identificação do Responsável Familiar, bem como a relação de parentesco com o Responsável Familiar de cada um dos integrantes da família.
Figura 5
Em OBSERVAÇÕES, há um quadro com as seguintes Informações (figura 6)
- A autenticidade poderá ser confirmada no site do MDSA (www.mds.gov.br), informando a chave de segurança;
- A chave de segurança, que é um conjunto de caracteres alfanuméricos (formados por letras e números), subdividido em quatro conjuntos de quatro caracteres alfanuméricos, separados por ponto;
- A hora e o dia da consulta; e
- A mensagem: “Esse comprovante contém informações do Sistema de Cadastro Único de ....”, vinculada à referência do mês disponibilizado e ano.
Figura 6
Cada comprovante emitido reflete as informações registradas na base de dados do Cadastro Único do mês informado nessa mensagem. Normalmente, os comprovantes vão se referir a informações do Cadastro Único de cerca de 45 dias anteriores em relação à data em que foram gerados. Por essa razão, pessoas ou famílias que se cadastraram recentemente podem não ter seus dados localizados antes desse prazo.
É possível ainda atestar a validade do documento. O passo a passo para utilizar a ferramenta e maiores detalhes pode ser conferido também no vídeo abaixo.
Veja como funciona neste vídeo do Youtube
O papel das gestões municipais
Tendo em vista que o atendimento direto à população ocorre em âmbito local, os municípios poderão auxiliar as pessoas cadastradas a acessar a Consulta Cidadão, bem como participar da divulgação desta ferramenta para o público em geral. Nesse sentido, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) elaborou a Instrução Operacional nº 87/SENARC/MDS, de 04 de maio de 2017 com orientações para que a gestão municipal desenvolva algumas ações de divulgação da ferramenta. Além disso, nos próximos dias, serão disponibilizados no site do MDSA materiais de comunicação, como cartazes e folders, com linguagem especialmente destinada ao atendimento do público do Cadastro Único. Esses materiais poderão ser baixados do Portal do MDSA, impressos pela gestão municipal e fixados nos Cras ou distribuídos aos beneficiários nos postos de atendimento do Cadastro Único.
Os municípios também possuem liberdade para criação de outros materiais de orientação e divulgação sobre a Consulta Cidadão.
Rede Cadastro Único
Além da Consulta Cidadão, o MDSA lançou também a plataforma “Rede Cadastro Único”. O Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. A Rede Cadastro Único será um espaço de interação entre os gestores dos mais de 20 programas sociais.
A rede irá funcionar como um espaço de articulação entre os vários programas que utilizam o Cadastro Único para a seleção de famílias beneficiárias. A iniciativa prevê encontros presenciais entre gestores dos programas e um espaço virtual de interação. O objetivo é promover o uso adequado das informações e desenvolver soluções de atendimento que facilitem o acesso das famílias aos benefícios.
O acesso é feito através do endereço eletrônico www.mds.gov.br/redecadastro e, por enquanto, é restrito aos gestores dos programas sociais parceiros.
Oficina – Nos dias 4 e 5, o MDSA promoverá ainda a 1ª Oficina da Rede Cadastro Único, que reúne 60 gestores e técnicos para discutir o aperfeiçoamento das formas de acesso aos dados cadastrais. Além de apresentar a rede aos participantes, o encontro pretende alinhar o conhecimento dos parceiros sobre o uso dos dados do Cadastro Único como instrumento de gestão.
PORTAL DA REDE DE PROGRAMAS USUÁRIOS DO CADASTRO ÚNICO
|
|
Endereço correto para acesso ao Sistema de Cadastro Único |
|
Tendo em vista que a CAIXA ainda tem identificado usuários acessando o sistema de Cadastro Único pelo link errado, reiteramos a orientação de que o acesso ao sistema de Cadastro Único deve ser feito através do endereço https://www.cadastrounico.caixa.gov.br. Caso a página de acesso ao sistema de cadastro esteja no “favoritos” do computador, é necessário verificar se está apontando para o endereço correto. Caso não esteja apontando para o endereço correto, é necessário excluir o “favoritos” e incluir um novo com o endereço correto. |
|
|
|
|
- 4 e 5 de maio – 1ª Oficina da Rede Cadastro Único
- 8 a 12 de maio – Curso de Instrutores de Formulários do Cadastro Único – Turmas 3 e 4
- 29 de maio a 2 de junho – Curso de Instrutores de Formulários do Cadastro Único – turmas 5 e 6
- 11 e 12 de maio – Encontro Regional do Congemas – Região Sul, em Novo Hamburgo (RS)
- 18 de 19 de maio – Encontro Regional do Congemas – Região Norte, em Rio Branco (AC)
- 16 de junho – Data limite de atualização cadastral para as famílias do G2 evitarem o bloqueio do Programa Bolsa Família em julho no processo de Atualização Cadastral 2017
- 30 de junho – Data limite para coleta e registro das informações de acompanhamento da 2ª vigência de 2017 das condicionalidades de Educação no Sistema Presença pelas equipes municipais de educação
|
|
|
|
|
|
|
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA". |
|
|
|