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Informe Nº 554 • 05 de maio de 2017        

MDSA lança “Consulta Cidadão” e “Rede Cadastro Único”

As duas ferramentas visam melhorar o atendimento dos beneficiários de políticas sociais que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção e concessão de benefícios
 

Foto: ASCOM/MDSA

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou na última quarta-feira (3), em Brasília, duas soluções desenvolvidas para a melhoria do atendimento aos beneficiários de políticas sociais que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção e concessão de benefícios – o site Consulta Cidadão e a Rede Cadastro Único.

O evento, que ocorreu no auditório do MDSA, contou com a presença do secretário-executivo do MDSA, Alberto Beltrame, do secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão Silva, do secretário Nacional de Avaliação e Gestão da Informação, Vinícius de Oliveira Botelho, da secretária Nacional de Assistência Social, Carminha Brant, e do superintendente-adjunto de Regulação dos Serviços de Distribuição da Aneel, Hugo Lamin.
A cobertura completa do evento foi transmitida ao vivo na página do MDSA no Facebook e está disponível no canal do MDSA do Youtube.

Consulta Cidadão

A Consulta Cidadão – Cadastro Único visa disponibilizar aos inscritos no Cadastro Único consulta a alguns dos seus dados cadastrais, bem como de sua família, e possibilitar a impressão de comprovante de cadastramento.

Essa ferramenta surgiu em atendimento à necessidade de desburocratizar o acesso dos usuários de serviços públicos, programas sociais e benefícios a informações pessoais e de suas famílias, constantes de bases de dados governamentais. Antes, era necessário que o Responsável pela Unidade Familiar (RF), que prestou as informações ao Cadastro Único no momento do cadastramento, comparecesse a um posto de cadastramento nos municípios para obter qualquer informação sobre seus dados e de sua família. Além de retirar o ônus de deslocamento do cidadão para consultar seus dados e emitir um comprovante de cadastramento, a Consulta Cidadão – Cadastro Único tem o objetivo de reduzir a sobrecarga de trabalho dos municípios em função dos atendimentos para este motivo, bem como os custos de impressão e filas de espera. A ferramenta também facilitará o trabalho para os programas que utilizam o Cadastro Único como critério de seleção de beneficiários, pois será possível validar as certidões apresentadas que foram emitidas de forma online.

Como acessar e utilizar a Consulta Cidadão?

A Consulta Cidadão – Cadastro Único está disponível no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/consultacidadao

Para consultar, informe os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME:
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e município onde família está cadastrada.
As informações devem estar iguais às que estão registradas no Cadastro Único.


Figura 1

Depois de preencher seus dados, clique na caixinha ao lado de NÃO SOU UM ROBÔ e aparecerá uma pequena tela complementar (Figura 2). Siga as instruções contidas no texto, marque as imagens solicitadas e clique em CONFIRMAR.

Ao concluir corretamente a marcação, a tela complementar desaparecerá e a caixinha NÃO SOU UM ROBÔ estará marcada (Figura 2). Em seguida clique no botão EMITIR.


Figura 2

As informações encontradas serão exibidas em uma tabela, contendo o Número de Identificação Social (NIS), nome, sexo, data de nascimento, nome da mãe, município e a Unidade da Federação (UF) de cadastramento da pessoa que fez a consulta.


Figura 3

Pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta não vão ser localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível na Consulta Cidadão.

A partir das informações exibidas, pode ser gerado o Comprovante de Cadastramento.

Para imprimir o Comprovante de Cadastramento, você deverá clicar na imagem da pequena impressora na última coluna AÇÃO:


Figura 4

Quais dados são exibidos no Comprovante de Cadastramento? (figura 5)
  • Nome da pessoa que fez a consulta
  • NIS da pessoa que fez a consulta;
  • Data de nascimento da pessoa que fez a consulta;
  • Nome da mãe da pessoa que fez a consulta;
  • Data de cadastramento da família no Cadastro Único;
  • Município e UF onde a pessoa/família está cadastrada;
  • Data da última atualização cadastral da família;
  • Faixa de renda familiar total;
  • Faixa de renda familiar por pessoa (per capita);
  • Nome completo de cada um dos integrantes da família;
  • Data de nascimento de cada um dos integrantes da família;
  • NIS de cada um dos integrantes da família; e
  • Identificação do Responsável Familiar, bem como a relação de parentesco com o Responsável Familiar de cada um dos integrantes da família.

Figura 5

Em OBSERVAÇÕES, há um quadro com as seguintes Informações (figura 6)
  • A autenticidade poderá ser confirmada no site do MDSA (www.mds.gov.br), informando a chave de segurança;
  • A chave de segurança, que é um conjunto de caracteres alfanuméricos (formados por letras e números), subdividido em quatro conjuntos de quatro caracteres alfanuméricos, separados por ponto;
  • A hora e o dia da consulta; e
  • A mensagem: “Esse comprovante contém informações do Sistema de Cadastro Único de ....”, vinculada à referência do mês disponibilizado e ano.

Figura 6

Cada comprovante emitido reflete as informações registradas na base de dados do Cadastro Único do mês informado nessa mensagem. Normalmente, os comprovantes vão se referir a informações do Cadastro Único de cerca de 45 dias anteriores em relação à data em que foram gerados. Por essa razão, pessoas ou famílias que se cadastraram recentemente podem não ter seus dados localizados antes desse prazo.

É possível ainda atestar a validade do documento. O passo a passo para utilizar a ferramenta e maiores detalhes pode ser conferido também no vídeo abaixo.

Veja como funciona neste vídeo do Youtube

O papel das gestões municipais

Tendo em vista que o atendimento direto à população ocorre em âmbito local, os municípios poderão auxiliar as pessoas cadastradas a acessar a Consulta Cidadão, bem como participar da divulgação desta ferramenta para o público em geral. Nesse sentido, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) elaborou a Instrução Operacional nº 87/SENARC/MDS, de 04 de maio de 2017 com orientações para que a gestão municipal desenvolva algumas ações de divulgação da ferramenta. Além disso, nos próximos dias, serão disponibilizados no site do MDSA materiais de comunicação, como cartazes e folders, com linguagem especialmente destinada ao atendimento do público do Cadastro Único. Esses materiais poderão ser baixados do Portal do MDSA, impressos pela gestão municipal e fixados nos Cras ou distribuídos aos beneficiários nos postos de atendimento do Cadastro Único.

Os municípios também possuem liberdade para criação de outros materiais de orientação e divulgação sobre a Consulta Cidadão.

Rede Cadastro Único

Além da Consulta Cidadão, o MDSA lançou também a plataforma “Rede Cadastro Único”. O Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. A Rede Cadastro Único será um espaço de interação entre os gestores dos mais de 20 programas sociais.

A rede irá funcionar como um espaço de articulação entre os vários programas que utilizam o Cadastro Único para a seleção de famílias beneficiárias. A iniciativa prevê encontros presenciais entre gestores dos programas e um espaço virtual de interação. O objetivo é promover o uso adequado das informações e desenvolver soluções de atendimento que facilitem o acesso das famílias aos benefícios.

O acesso é feito através do endereço eletrônico www.mds.gov.br/redecadastro e, por enquanto, é restrito aos gestores dos programas sociais parceiros.

Oficina – Nos dias 4 e 5, o MDSA promoverá ainda a 1ª Oficina da Rede Cadastro Único, que reúne 60 gestores e técnicos para discutir o aperfeiçoamento das formas de acesso aos dados cadastrais. Além de apresentar a rede aos participantes, o encontro pretende alinhar o conhecimento dos parceiros sobre o uso dos dados do Cadastro Único como instrumento de gestão.

PORTAL DA REDE DE PROGRAMAS USUÁRIOS DO CADASTRO ÚNICO





    Endereço correto para acesso ao Sistema de Cadastro Único
Tendo em vista que a CAIXA ainda tem identificado usuários acessando o sistema de Cadastro Único pelo link errado, reiteramos a orientação de que o acesso ao sistema de Cadastro Único deve ser feito através do endereço https://www.cadastrounico.caixa.gov.br. Caso a página de acesso ao sistema de cadastro esteja no “favoritos” do computador, é necessário verificar se está apontando para o endereço correto. Caso não esteja apontando para o endereço correto, é necessário excluir o “favoritos” e incluir um novo com o endereço correto.

    ANOTE NA AGENDA
- 4 e 5 de maio – 1ª Oficina da Rede Cadastro Único

- 8 a 12 de maio – Curso de Instrutores de Formulários do Cadastro Único – Turmas 3 e 4

- 29 de maio a 2 de junho – Curso de Instrutores de Formulários do Cadastro Único – turmas 5 e 6

- 11 e 12 de maio – Encontro Regional do Congemas – Região Sul, em Novo Hamburgo (RS)

- 18 de 19 de maio – Encontro Regional do Congemas – Região Norte, em Rio Branco (AC)

- 16 de junho – Data limite de atualização cadastral para as famílias do G2 evitarem o bloqueio do Programa Bolsa Família em julho no processo de Atualização Cadastral 2017

- 30 de junho – Data limite para coleta e registro das informações de acompanhamento da 2ª vigência de 2017 das condicionalidades de Educação no Sistema Presença pelas equipes municipais de educação


PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do MDSA, pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 0800 707 2003.

Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para ascom@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome