LOC: Idosos e pessoas com deficiência residentes em Brumadinho, Minas Gerais, que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, poderão sacar o benefício já a partir do dia 22 de fevereiro, primeiro dia do calendário de pagamento. O presidente da República, Jair Bolsonaro, autorizou a antecipação do pagamento no decreto publicado na última sexta-feira. O documento estabelece que em situações de calamidade pública o pagamento do benefício deixa de seguir o calendário escalonado.
No total, 774 beneficiários que residem comprovadamente na cidade mineira atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale poderão sacar o benefício. O ministro da Cidadania, Osmar Terra, explica que a população em situação de vulnerabilidade social em um momento de calamidade pública é a que sofre mais.
SONORA MINISTRO DA CIDADANIA - OSMAR TERRA
LOC: Os beneficiários também poderão antecipar o valor de mais um benefício. Nesse caso, eles devem solicitar a antecipação da parcela diretamente nos postos bancários. O valor antecipado estará disponível para saque em até cinco dias úteis e o total será ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, em até 36 parcelas, sem juros ou correção, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação. O beneficiário que estiver sem o nome na listagem para antecipação de um valor de benefício pode fazer o requerimento à agência da Previdência Social. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 135 da Previdência Social.
Reportagem, Pamela Santos
Ouça aqui (2'54)
|