Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
 Informe Bolsa e Cadastro nº 811 • 04 de novembro de 2021

CAIXA aumenta segurança no Sistema de Cadastro Único

Para ter acesso pleno ao sistema, será necessário atualizar os navegadores de internet. 

Desde o último dia 30 de outubro, o Sistema de Cadastro Único está com novas atualizações. O objetivo é aumentar a segurança e integridade dos dados cadastrados na base nacional do Cadastro Único.  

Conforme acordo com o Ministério da Cidadania, a CAIXA, agente operador do Cadastro Único, realiza periodicamente testes de vulnerabilidades e riscos de segurança referentes ao acesso no Sistema de Cadastro Único. Esses testes têm como objetivo avaliar possíveis fragilidades que precisam ser sanadas para garantir acesso seguro ao sistema. Dessa forma, a CAIXA identificou necessidades de atualizações nos softwares que acessam o Sistema de Cadastro Único.   

Por se tratar de problemas técnicos que podem comprometer a segurança das informações contidas na base do Cadastro Único, a CAIXA apontou as correções que trarão melhorias para os usuários, mas que requerem a atualização de navegadores, sistemas operacionais etc.  

Sendo assim, a recomendação aos gestores municipais, estaduais e federais, que porventura utilizem os navegadores, sistemas operacionais e demais produtos não compatíveis com o protocolo TLS 1.2 (novo conjunto de regras de segurança), é que realizem as devidas atualizações.  

No endereço https://support.globalsign.com/ssl/general-ssl/tls-protocol-compatibility, podem ser consultadas as compatibilidades das versões do TLS com outros produtos. Observe que, de acordo com o link informado, somente as versões superiores ao Windows 7 SP1 são compatíveis com o novo protocolo. Além disso, para o navegador Google Chrome, é necessário ter a Versão 38 ou superior; já para o navegador Mozilla Firefox, é necessária a versão 27 ou superior. Outros navegadores, é necessário avaliar a compatibilidade com o protocolo TLS 1.2.   

Dessa forma, recomendamos que as prefeituras que porventura utilizem os navegadores, sistemas operacionais e demais produtos não compatíveis com o protocolo TLS 1.2, realizem as devidas atualizações. 

ATENÇÃO: Recomendamos aos gestores municipais, estaduais e federais que solicitem auxílio de um profissional da área de informática para realizar as devidas atualizações caso tenham dificuldade.  

COMUNICADO 
Indisponibilidade do Sistema de Benefícios ao Cidadão - Sibec


Informamos que o Sibec está indisponível a partir de hoje (03/11/2021) para implantação do Programa Auxílio Brasil. A previsão é que o sistema volte à normalidade no dia 9 de novembro de 2021.
Para evitar retrabalhos no atendimento às famílias, recomendamos registrar as solicitações de administração de benefícios pelo módulo de administração off-line do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF).
 

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania
 

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito online, em tempo real, e o horário de atendimento online é de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail

A Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família (#RedePBF) é um ambiente aberto para compartilhamento de potencialidades, intercâmbio de ideias, propostas e experiências, com ações integradas e ferramentas interdependentes.

Isso envolve a gestão de benefícios, das condicionalidades e do Cadastro Único em todas as esferas de governo.

Então, você, gestor, coordenador ou técnico municipal ou estadual do PBF na Saúde, Educação, Assistência Social/Cadastro Único também faz parte desta grande Rede!

Se você ou sua equipe tem alguma ideia inovadora ou experiência bem-sucedida na gestão intersetorial do Bolsa, compartilhe com a gente redepbf@cidadania.gov.br .

Clique aqui para acessar e preencher o formulário de boas práticas.

As sugestões serão avaliadas e sua ideia pode aparecer aqui nas próximas edições do Informe. Siga
@desenvolvimentosocialgovbr, comente e curta as iniciativas da Rede! Você também pode dar visibilidade a alguma ação ou evento intersetorial do Bolsa. É só postar nas redes sociais com as hashtags #EuSouRedePBF e #RedeColaborativa2020 para que todos possam conhecer.

Participe!

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único
Sr. Tércio Almir Brandão Santana
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania

Sr. Átila Brandão de Oliveira Júnior
Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC)
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de e-mails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Bolsa Família Informa na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania .

 
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".