Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui"
Informe nº 726 • 13 de agosto de 2020    

Auxílio Emergencial chega a quase 90% dos GPTEs

Mais de 2,6 milhões de famílias pertencentes a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) estão recebendo o Auxílio Emergencial desde o início da pandemia

 

 

Recursos do IGD-PBF de junho estão disponíveis

Estão disponíveis, desde o dia 6 de agosto, os recursos referentes ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD/PBF) de junho.

Foram repassados mais de R$ 46,7 milhões para estados e municípios executarem ações de gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família no âmbito da Assistência Social e das ações articuladas com as áreas de saúde e educação. Com mais essa parcela, só neste ano, os repasses já totalizaram R$ 278,4 milhões, conforme demonstra a tabela abaixo.

A regularidade nos repasses do IGD/PBF garante mais segurança para as gestões municipais e estaduais do PBF enfrentarem este período de emergência.

IGD/PBF

Foi criado para dar mais liberdade na tomada de decisão e desburocratizar a execução dos recursos no município.

Todas as atividades de gestão, articuladas e integradas na rede de Assistência Social com o Cadastro Único e Programa Bolsa Família, podem ser custeadas com o IGD/PBF. O saldo disponível em conta também faz parte do orçamento local e, portanto, se houver recursos disponíveis, eles podem ser imediatamente utilizados.

A prestação de contas anual é feita após o término do exercício financeiro e apresentada à aprovação do respectivo conselho de assistência social.

Os Estados e municípios têm total liberdade na utilização destes recursos, desde que eles sejam aplicados em ações que melhorem o atendimento aos usuários dos serviços socioassistenciais, especificamente do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Durante o período da pandemia, vários municípios estão enviando relatos de boas práticas na utilização dos recursos do IGD para enfrentar a situação de emergência causada pelo Covid-19. O Informe Bolsa e Cadastro Nº 711 de 30 de abril de 2020 e o Informe Bolsa e Cadastro nº 721 de 10 de julho de 2020 trazem relatos de algumas destas experiências.

O seu município tem alguma boa prática com utilização dos recursos do IGD que envolve esforços intersetoriais?
Clique aqui e conta para gente!

A experiência da sua cidade pode servir de inspiração para outros municípios.
 

Quer saber mais sobre IGD?

Para saber como está o repasse e a utilização dos recursos do IGD no seu estado ou município, acesse os relatórios e Painéis de Monitoramento do Bolsa Família e Cadastro Único no seu município

Para obter orientações sobre o recebimento e a adequada aplicação dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada acesse o Caderno do IGD-M.

Para obter orientações sobre como prestar contas dos recursos financeiros do IGD e como informar ao Ministério da Cidadania a comprovação dos gastos, acesse o
Manual de Prestação de Contas.

 

Indisponibilidade do Sistema de Cadastro Único

A Secretaria Nacional do Cadastro Único informa que, neste próximo sábado e domingo, dias 15 e 16 de agosto de 2020, o Sistema de Cadastro Único ficará indisponível para extração mensal da base do Cadastro Único a ser realizada pela Caixa Econômica Federal (CAIXA).

A partir de segunda-feira, dia 17 de agosto, o sistema voltará a funcionar normalmente.

 
Gostou do novo formato do Informe? Conta para a gente!

Estamos buscando melhorar continuamente a forma de nos comunicar com os gestores e técnicos do Programa Bolsa Família e Cadastro Único e gostaríamos de saber sua opinião.

Clique aqui e conte o que achou esta edição do boletim. Sua opinião é muito importante!

 
Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento aos gestores e beneficiários sobre o Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos/às técnicos(as) e gestores(as) municipais. O atendimento é feito online, em tempo real, e o horário de atendimento online é de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h. O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/.

A Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família (#RedePBF) é um ambiente aberto para compartilhamento de potencialidades, intercâmbio de ideias, propostas e experiências, com ações integradas e ferramentas interdependentes.

Isso envolve a gestão de benefícios, das condicionalidades e do Cadastro Único em todas as esferas de governo.

Então, você, gestor, coordenador ou técnico municipal ou estadual do PBF na Saúde, Educação, Assistência Social/Cadastro Único também faz parte desta grande Rede!

Se você ou sua equipe tem alguma ideia inovadora ou experiência bem-sucedida na gestão intersetorial do Bolsa, compartilhe com a gente:
redepbf@cidadania.gov.br.

Clique aqui para acessar e preencher o formulário de boas práticas.

As sugestões serão avaliadas e sua ideia pode aparecer aqui nas próximas edições do Informe. Siga @desenvolvimentosocialgovbr, comente e curta as iniciativas da Rede! Você também pode dar visibilidade a alguma ação ou evento intersetorial do Bolsa. é só postar nas redes sociais com as hashtags #EuSouRedePBF e #RedeColaborativa2020 para que todos possam conhecer.

Participe!

 
Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário Nacional do Cadastro Único

Sr. Rogério Aparecido Silva
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

À Secretária Nacional de Renda de Cidadania

Sra. Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Fique atento a esta dica para  melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de emails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Bolsa Família Informa na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.



Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".