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      Informe Nº 711 • 30 de abril de 2020                                                                   

[COVID 19] - Repasse de mais uma parcela do IGD garante mais verbas para gestão do Bolsa Família e Cadastro Único no
enfrentamento da crise

 
Conheça algumas experiências bem-sucedidas de estados e municípios no uso dos recursos para apoio à situação emergencial

Nesta terça-feira, dia 28 de abril, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) repassou mais R$ 46 milhões para municípios e estados executarem ações de gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. Essa parcela do IGD-PBF é referente ao desempenho apurado em março e já está disponível na conta do Bloco da Gestão do PBF e Cadastro Único do seu município.

A regularidade nos repasses do IGD tem garantido mais segurança para as gestões municipais e estaduais do PBF enfrentarem este período de emergência causado pela Covid-19. Neste ano, os recursos repassados totalizam R$ 177.610.621,00. Todas as atividades de gestão, articuladas e integradas na rede de Assistência Social com o Cadastro Único e Programa Bolsa Família, podem ser custeadas com o IGD-PBF. O saldo disponível em conta também faz parte do orçamento local e, portanto, se houver recursos disponíveis, eles podem ser imediatamente utilizados. A prestação de contas anual é feita após o término do exercício financeiro e apresentada à aprovação do respectivo conselho de assistência social.

O IGD-PBF foi criado para dar mais liberdade na tomada de decisão e desburocratizar a execução dos recursos no município. Ninguém melhor do que o gestor, que vive a realidade local do Bolsa e do Cadastro Único, para definir como aplicar os recursos.

A partir das orientações do Informe nº 707, de 25 de março, muitas gestões municipais e estaduais estão utilizando os recursos obtidos pelo IGD-PBF na estruturação de suas ações de enfrentamento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, de forma rápida e eficaz, articuladas com o SUAS, inclusive com o apoio dos atores da Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família (#RedePBF) de seus próprios territórios e até de municípios parceiros.

Uma dessas experiências vem do Município de Paripueira, região metropolitana de Maceió, no Estado de Alagoas. O gestor do PBF, Deivid Mandú Vilela, conta que capacitou profissionais da rede, incluindo parceiros da educação e saúde, para atender a população no acesso ao auxílio emergencial, numa ação conjunta com o município vizinho de Barra de Santo Antônio.

Equipe volante do Bolsa Família e Cadastro Único de Paripueiras (AL) prestando apoio à população com segurança. Equipamentos de proteção individual e camisetas de identificação foram comprados com recursos do IGD.
“Usamos os recursos do IGD-PBF para comprar equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, álcool em gel e fardamentos para identificação dos profissionais que levam informações às famílias e auxiliam no manuseio dos aplicativos da CAIXA, em pontos estratégicos dos municípios. Isso ajuda a evitar fraudes e atravessadores, contribuindo para que os benefícios cheguem realmente à população que mais precisa nesses municípios”, relata o gestor.

Equipe volante do Bolsa Família e Cadastro Único Barra de Santo Antônio (AL). Os recursos do IGD foram utilizados para compra de EPIs e material de divulgação.

Outro município que seguiu as orientações sobre o uso dos recursos do IGD-PBF para enfrentamento da crise foi o de São José da Tapera, também em Alagoas. O gestor municipal do Cadastro Único e do PBF, Anderson Pereira Souza, acertou com o Fundo Municipal de Assistência Social e com o Conselho Municipal de Assistência Social a melhor forma de aplicar os recursos recebidos.

O município de São José da Tapera, AL, traduz a força que o trabalho intersetorial pode produzir. Diante da necessidade de ampliar os pontos de atendimento às famílias e adequar os já existentes, além do município utilizar os recursos do IGD para capacitar os profissionais do Cadastro Único, PBF, CRAS e CREAS para atuarem na linha de frente do atendimento às famílias, comprar EPIs e produzir peças de comunicação para informar a população sobre as mudanças e a ampliação, São José da Tapera foi além.

A Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família foi acionada e através de atuação conjunta, a equipe de assistência social fomentou uma parceria com outras secretarias do município que viabilizou a aquisição de banheiros químicos, pias para higienização das mãos e disciplinadores para entradas e saídas de pessoas e, juntas, organizaram um mutirão de atendimento. "A parceria com as secretarias de educação, saúde e agricultura tem contribuído muito para o sucesso desse trabalho conjunto de combate à Covid-19; todos prestando orientações e atendimento sobre o Auxílio Emergencial", enfatiza Anderson.

São José da Tapera (AL) faz mutirão de atendimento com direito a banheiros químicos, pias para higienização das mãos e disciplinadores para entradas e saídas de pessoas. Os recursos do IGD foram utilizados para compra de EPIs e produção de materiais de divulgação e mobilização social.

ASSISTA AOS RELATOS DA SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SABRINA CAVALCANTE, E DO GESTOR DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E CADASTRO ÚNICO DE SÃO JOSÉ DA TAPERA (AL), ANDERSON PEREIRA SOUZA, DETALHANDO AS AÇÕES SOCIAIS DO MUNICÍPIO PARA O ENFRENTAMENTO À COVID-19, UTILIZANDO OS RECURSOS DO IGD.

Ações estaduais

Os estados também desempenham papel fundamental dentro da #RedePBF. Preocupados em apoiar as ações dos municípios e buscar soluções conjuntas, os coordenadores estaduais do PBF e do Cadastro Único têm trabalhado ombro a ombro com o governo federal. Incansavelmente, compartilham desafios e providências, relatam problemas enfrentados na ponta, buscam orientações, apuram informações, desmentem fake news, sugerem melhorias e ajudam na construção de respostas-padrão (FAQs usadas nos atendimentos prestados pelo 121 e chat da Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania).

Para eles também, usar os recursos advindos do IGD-E nesta situação de crise tem-se mostrado uma estratégia efetiva.

A coordenadora do PBF no Amazonas, Ana Cláudia Soares da Rocha, conta que, junto com a Coordenação Intersetorial Estadual do PBF, fez um projeto básico que previu recursos do IGD-E para comprar EPIs para os técnicos da Secretaria Estadual de Assistência Social, onde está alocada a Coordenação Estadual do PBF e do Cadastro Único. Incluiu também os profissionais que atuam na linha de frente em equipamentos de segurança alimentar, como restaurantes comunitários e cozinhas em abrigos.

“Um dos cuidados mais importantes na hora de usar os recursos do IGD-PBF é se certificar que eles estão sendo destinados a suprir necessidades da gestão e não àquelas diretamente dos beneficiários, como cestas básicas”, salienta a coordenadora.

Utilização dos Recursos do IGD para melhoria do atendimento a Povos e Comunidades Tradicionais

Neste contexto de pandemia pelo novo Coronavírus (CODIV-19) é necessário ter especial atenção às famílias de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e outras), que vivem afastadas dos centros urbanos. Essas famílias podem se expor a situações de contágio, levando o vírus para suas comunidades no caso de um inadequado acesso ao pagamento de benefícios.

Entendendo a necessidade de atenção específica às comunidades e povos tradicionais, em especial, às populações indígenas e quilombolas, é importante que estados e municípios realizem ações articuladas considerando a especificidade desses grupos e suas regiões, em parceria com as organizações e lideranças que o representam, bem como com os agentes da CAIXA. As gestões municipais e estaduais podem também utilizar os recursos do IGD-M e IGD-E para, por exemplo, instruir de forma correta os agentes que atuam diretamente com essas populações na divulgação de informações sobre o PBF e o Auxílio Emergencial, ou articular junto aos representantes locais da CAIXA formas seguras de acesso ao saque, com espaço e estrutura adequada, certificando-se com antecedência a data de disponibilidade dos benefícios.

Em relação aos problemas e dificuldades reportados pelos Estados e municípios em relação a este público específico, o Ministério da Cidadania tem atuado juntamente com a Caixa para mitigar eventuais problemas que possam ocorrer, principalmente o esgotamento de numerário, que pode causar a necessidade de permanência das famílias nas cidades, expondo-as, neste caso, a maior possibilidade de contaminação pelo COVID-19. O Ministério da Cidadania formalizou recentemente à CAIXA, agente responsável pelo pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial, providências imediatas e preventivas baseadas nas demandas locais.

Além disso, o Ministério da Cidadania (MC) publicou, em 20 de março de 2020, a Portaria nº 335, que estabeleceu medidas emergenciais na gestão do PBF e do Cadastro Único tendo como objetivos reduzir a exposição e o risco de infecção de integrantes de famílias beneficiárias do PBF e de trabalhadores das unidades de atendimento, além de evitar a interrupção do pagamento e situações de deslocamentos que pudessem resultar na formação de aglomerações. Além das ações, foi estabelecido o Auxílio Emergencial para Trabalhadores Informais, pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020..

ATENÇÃO, GESTOR!

Se o seu Estado ou município tem uma experiência inovadora de utilização dos recursos do IGD durante a pandemia para mostrar, compartilhe conosco!

Envie um relato de sua experiência junto com fotos e vídeos para redepbf@cidadania.gov.br.

Vamos circular boas soluções de gestão e nos ajudar durante este período de crise.

 

Atenção

Conforme estabelecido pelo Art. 8 da Lei 10.836/2004, os recursos do IGD-PBF são para apoio à gestão e não devem ser destinados à distribuição de itens diretamente à população atendida, como gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal, ou mesmo à transferência financeira de qualquer espécie. Também não devem ser destinados a pagamento de salários ou gratificações.

Alguns exemplos da aplicação dos recursos no enfrentamento da crise já foram amplamente divulgados. Confira novamente:

- Aquisição de materiais ou equipamentos (EPI) adequados para proteger os profissionais nos locais de atendimento e em eventuais visitas;
- Adequação de estruturas de atendimento às famílias;
- Providências para atendimento remoto ao público do Cadastro Único e do PBF;
- Aquisição de veículos e meios de manutenção;
- Contratação temporária de cadastradores e entrevistadores, em caráter de “força-tarefa”;
- Capacitação de pessoal;
- Material informativo e estratégias de disseminação de informação em panfletos, rádios e jornais comunitários, cartazes etc.  
- Outras ações que forem necessárias às atividades da gestão local.

Mais informações no Caderno do IGD.

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento aos gestores e beneficiários sobre o Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail

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informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania.

A Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família é um ambiente aberto para compartilhamento de potencialidades, intercâmbio de ideias, propostas e experiências, com ações integradas e ferramentas interdependentes.

Isso envolve a gestão de benefícios, das condicionalidades e do Cadastro Único em todas as esferas de governo.

Então, você, gestor, coordenador ou técnico municipal ou estadual do PBF na Saúde, Educação, Assistência Social/Cadastro Único também faz parte desta grande Rede!

Se você ou sua equipe tem alguma ideia inovadora ou experiência bem-sucedida na gestão intersetorial do Bolsa, compartilhe com a gente: redepbf@cidadania.gov.br.

As sugestões serão avaliadas e sua ideia pode aparecer aqui nas próximas edições do Informe. Siga @desenvolvimentosocialgovbr, comente e curta as iniciativas da Rede! Você também pode dar visibilidade a alguma ação ou evento intersetorial do Bolsa.Poste nas redes sociais com as hashtags #EuSouRedePBF e #RedeColaborativa2020 para que todos possam conhecer.

Participe!



Comunicações Via Ofício
Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Marcos Paulo Cardoso Coelho da Silva
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF




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