Conheça o Cecad 2.0
Nova versão da ferramenta permite consulta pública aos dados não identificados do Cadastro Único em formato de série histórica, gráficos e relatórios
Já está disponível a versão atualizada do Sistema de Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único (Cecad). O Cecad é uma importante ferramenta de consulta e análise das informações do Cadastro Único. Ele auxilia no monitoramento dos dados cadastrais pelas gestões municipais e permite a formulação e o acompanhamento de programas sociais para famílias de baixa renda, uma vez que apresenta um rico conjunto de dados socioeconômicos das famílias cadastradas, tais como escolaridade, faixa etária, trabalho e renda.
O Cecad 2.0 é fruto de consultas do Ministério da Cidadania a gestores municipais e estaduais, realizadas durante o Grupo de Trabalho do Cecad, em 2017. A nova versão da ferramenta permite consulta pública às informações do Cadastro Único, abrangendo gráficos, séries históricas e relatórios, além da exibição de informações sobre as famílias beneficiárias de importantes programas sociais, como o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Outro aperfeiçoamento foi a agilidade na busca de informações e uma melhor navegabilidade, aprimorando a experiência dos usuários da ferramenta.
Novas funcionalidades
Ao acessar o Cecad 2.0, é possível ver o painel, que mostra informações relevantes e de fácil visualização (imagem abaixo).
Para os gestores e coordenadores do Cadastro Único, o Cecad 2.0 gera relatórios que podem subsidiar o monitoramento das bases de dados municipais e estaduais, incluindo a possibilidade de visualizar a evolução dos dados ao longo do tempo. Um dos destaques da ferramenta é que ela permite que as bases locais de famílias e pessoas cadastradas sejam facilmente baixadas.
Dentre as principais inovações do Cecad 2.0, destacam-se:
Possibilidade de extração da base de dados com arquivo integral de famílias e pessoas;
Visualização de séries históricas de informações cadastrais e de benefícios (imagem abaixo);
Comparação de resultados entre municípios do mesmo estado ou em relação ao País (imagem abaixo);
Relatórios sobre o BPC (imagem abaixo);
Identificação de famílias por territórios dos CRAS e por localidade (imagem abaixo);
Relatórios sobre o Índice de Gestão Descentralizada nos Municípios (IGD-M), incluindo detalhamento de informações das Taxas de Atualização Cadastral (TAC), de Acompanhamento da Agenda da Saúde (TAAS) e de Acompanhamento da Frequência Escolar (TAFE) (imagem abaixo):
Antigas funcionalidades como a Busca Nome/NIS, relatórios de entrevistadores e o extrator de dados permanecem.
Informações identificadas
Para ter acesso a informações identificadas de famílias e pessoas, é necessário que os gestores do Cadastro Único façam o login na ferramenta. Gestões municipais e coordenações estaduais têm acesso ao Cecad via SigPBF, no menu Sistemas Integrados.
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Login único
Em agosto de 2019, o Cecad 2.0 se integrou ao Acesso Gov.BR – Login Único do Governo Federal. Usuários de órgãos do Governo Federal já estão acessando o Cecad 2.0 por meio dessa forma de autenticação. A intenção é que todos os acessos, no futuro, sejam migrados para o Login Único do Governo Federal, possibilitando mais segurança.
Para mais detalhes sobre o uso das funcionalidades do Cecad 2.0, leia o Manual de Utilização do Cecad 2.0, disponível na própria ferramenta.
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