Caso não esteja visualizando este email corretamente "clique aqui"

        Informe Nº 677 • 17 de setembro de 2019                                                  


Pagamentos do Bolsa Família de setembro de 2019 começam nesta terça-feira (17)

Equipes municipais devem ficar atentas às orientações relativas a reta final da Averiguação e Revisão Cadastral e as repercussões do acompanhamento de condicionalidades do Programa

O Ministério da Cidadania (MC) vai iniciar o pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF) do mês de setembro, nesta terça-feira (17).

FAMÍLIA BENEFICIADAS VALOR TOTAL BENEFÍCIO MÉDIO
13.537.137 R$ 2.561.393.842,00 R$ 189,21


Mais de 12,6 milhões de famílias estarão com benefício liberado e conseguirão realizar o saque nos locais de pagamento de benefícios em todo o País, de acordo com o Calendário de Pagamentos do Programa. Outras 1,1 milhão de famílias tiveram benefícios bloqueados, cancelados ou suspensos e não conseguirão sacar os benefícios.

Entenda as ações de administração de benefícios da Folha de Setembro:


Ações de administração de benefícios para a folha de setembro

CANCELAMENTOS - a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) efetuou o cancelamento de benefícios para cerca de 272,5 mil famílias. Estas ações foram comandadas após o monitoramento de processos que analisam:

    Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 5): famílias que não atualizaram o cadastro dentro do prazo e famílias que atualizaram o cadastro e não estão mais no perfil para recebimento dos benefícios do Programa.

    Fim do Período de Regra de Permanência: famílias que estavam com renda per capita acima da linha de pobreza (até meio salário mínimo) e alcançaram o prazo máximo de 24 meses nessa condição.

    Outros comandos realizados a partir de solicitações das gestões municipais.

BLOQUEIOS - Cerca de 800 mil famílias estão com os benefícios bloqueados. A maior parte das ações de bloqueio está relacionada à Ação de Atualização Cadastral 2019, a de monitoramento de crianças e/ou adolescentes Não Localizados em estabelecimentos de ensino ou à repercussão do Descumprimento de Condicionalidades. Confira abaixo informações importantes dessas ações:

    Revisão Cadastral 2019: foram bloqueados em setembro os benefícios das famílias que não atualizaram o cadastro dentro do prazo.

    Averiguação Cadastral (Grupo 6): foram bloqueados em setembro os benefícios das famílias que apresentam renda diferente da declarada no Cadastro Único e das outras bases administrativas do governo federal, e que não atualizaram o cadastro dentro do prazo. Para mais informações sobre a ação de Atualização Cadastral, acesse a
Instrução Operacional Conjunta nº 02/SAGI/SENARC da Ação de Atualização Cadastral  2019 e o Bolsa Família Informa nº 640 e 661 para compreender a ação e planejar as atividades de acordo com o cronograma.

    Repercussão de Condicionalidades: foram bloqueados em setembro os benefícios das famílias que tiveram crianças e adolescentes (0 a 15 anos) com frequência escolar abaixo de 85%, e/ou adolescentes que recebem o BVJ com frequência escolar abaixo de 75%, nos meses de junho ou julho de 2019. Também foram bloqueados os benefícios das famílias com crianças menores de 7 anos que não estavam com a vacinação em dia quando foram atendidas pelo setor de saúde, ou gestante que não realizou pré-natal no semestre passado.

    Famílias com crianças e/ou adolescentes Não Localizados em estabelecimentos de ensino: foram bloqueados em setembro os benefícios das famílias que possuem alguma criança e/ou adolescente reiteradamente sem informação da escola no Sistema Presença/MEC, o que impede o acompanhamento da frequência escolar. Para mais informações sobre a ação de não localizados, acesse a
Instrução Operacional Conjunta nº 26 Senarc/SNAS/MDS e Secadi/MEC e o Bolsa Família Informa nº 666.

ATENÇÃO! A informação do vínculo escolar e da frequência vem do Sistema Presença, do Ministério da Educação. Por isso, para tratar estes casos é preciso atualizar a informação do vínculo escolar no
Sistema Presença para retirar o integrante da situação de não localizado (NLOC).
 
SUSPENSÕES - Aproximadamente 104 mil famílias estão com seus benefícios suspensos em setembro. As ações referem-se às famílias que receberam o Seguro Desemprego para Pescador Artesanal (Seguro Defeso) ou à repercussão do Descumprimento de Condicionalidades. Fique ligado nas orientações a seguir sobre estes públicos:

    Seguro Defeso: suspenso neste mês os benefícios das famílias beneficiárias com pessoas que tenham recebido, cumulativamente, o Seguro Defeso e o PBF.

    Repercussão de condicionalidades: suspensas em setembro os benefícios das famílias com crianças e/ou adolescentes que faltaram à escola mais que o permitido nos meses de junho ou julho de 2019 ou crianças menores de 7 anos ou gestantes que não cumpriram as condicionalidades de saúde no 1º semestre de 2019.

Fique ligado! O prazo para registro e avaliação de recurso no Sistema de Condicionalidades (SICON), relativo ao descumprimento de condicionalidades da repercussão de setembro de 2019, encerra no dia 31 de outubro de 2019.  

Você precisa acessar o SICON? Clique aqui!

O processo de suspensão por SEGURO DEFESO analisou famílias que receberam os dois benefícios, Seguro Defeso e PBF, no período de 2015 a 2019.

SEGURO DEFESO

Mais de 36% das famílias com benefícios suspensos neste mês receberam o Seguro Defeso nos anos de 2018 e 2019, 33% receberam o benefício no ano de 2017, 30% receberam em 2016, pouco mais de 1% tiveram o pagamento do Seguro Defeso em 2015.
No total, neste mês, este processo suspendeu benefícios do PBF de aproximadamente 40 mil famílias. 

Tem dúvidas sobre este processo?
Clique aqui e acesse o Tira-Dúvidas do Seguro Defeso.

De acordo com as ações em acompanhamento na gestão do Programa Bolsa Família, neste mês, 2,3 milhões de famílias receberão mensagens nos extratos de pagamento. Confira abaixo os principais temas que mobilizarão a equipe municipal para atendimento e orientação às famílias.

TEMAS DAS MENSAGENS NOS EXTRATOS DE PAGAMENTOS DO BOLSA FAMÍLIA
 

CONDICIONALIDADES – DESCUMPRIMENTOS

    Informando da Advertência e orientando as famílias que crianças a partir de 6 anos devem frequentar a escola, ou informar a gestão municipal se tiverem dificuldade de cumprir esse compromisso, para evitar o bloqueio de benefício;

    Informando do Bloqueio dos benefícios e orientando as famílias que para manter o benefício as crianças a partir de 6 anos devem frequentar a escola;

    Informando da Suspensão dos benefícios e orientando as famílias que para manter o benefício as crianças a partir de 6 anos devem frequentar a escola;

    Informando da Advertência do BVJ e orientando as famílias que os adolescentes devem frequentar a escola, ou informar a gestão municipal se tiverem dificuldade de cumprir esse compromisso, para evitar o bloqueio de benefício;

    Informando do Bloqueio do BVJ e orientando as famílias que para manter o BVJ os adolescentes a partir de 16 anos devem frequentar a escola; e

    Informando da Suspensão do BVJ e orientando as famílias que para manter o BVJ os adolescentes a partir de 16 anos devem frequentar a escola.

CONDICIONALIDADES – NÃO LOCALIZADOS EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO

    Solicitando que as famílias compareçam ao setor responsável para atualizar os dados sobre a escola de crianças e/ou adolescentes, para evitar o bloqueio de benefício;

    Informando do Bloqueio dos benefícios e solicitando que a família informe na escola que sua família participa do PBF para atualização do Sistema Presença e na gestão municipal do PBF sua situação; e

    Informando do Bloqueio do BVJ e solicitando que a família informe na escola que sua família participa do PBF para atualização do Sistema Presença e na gestão municipal do PBF sua situação.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2019

    Revisão Cadastral: informando que o benefício foi bloqueado e que a família deve atualizar o seu cadastro até 18 de outubro para evitar o cancelamento;

    Averiguação Cadastral (Grupo 5): informando do cancelamento do benefício dentro do processo de Averiguação/Atualização Cadastral; e

    Averiguação Cadastral (Grupo 6):  informando que o benefício foi bloqueado e que a família deve atualizar o seu cadastro até 18 de outubro para evitar o cancelamento.

 

SEGURO DEFESO

    Informando da suspensão dos benefícios por recebimento do Seguro Defeso, em conformidade com a legislação.
 

Você conhece o Guia de Mensagens de Extrato?

É uma ferramenta importante para você conhecer todas as mensagens de extrato de cada mês! Nele você também recebe orientações de providências que devem ser adotadas para cada caso.  

           
Para conhecer, acesse o SIGPBF, clique no menu “Administrativo>Transmissão de arquivos>Upload/Download de arquivos” e abra a pasta “Mensagens de Pagamento” no menu que fica à esquerda do sistema.


Clique aqui para entrar no SIGPBF e prepara-se para atender as famílias neste mês!

Novo acesso ao Sistema de Benefícios ao Cidadão


O ACESSO AO SIBEC VAI MUDAR PARA SUA SENHA FICAR MAIS FORTE!

Por isso, todos os usuários precisam cadastrar a Senha Cidadão, pois ela será a chave segura e uma senha forte de acesso ao SIBEC.

Os usuários deverão ligar para a Central de Relacionamento no 0800 726 0207, com o Cartão Cidadão em mãos para desbloquear seu cadastramento de senha. Depois, você só precisa ir até uma agência ou lotérico da CAIXA, levando o Cartão Cidadão ou outro Cartão Social emitido pela CAIXA e um documento de identificação pessoal como RG, CNH ou CTPS.

Após o cadastramento da Senha Cidadão, os usuários devem acessar
http://beneficiossociais.caixa.gov.br, clicar em “Cadastrar Senha”, e informar a Senha Cidadão cadastrada para realizar o cadastramento da Senha Internet.

ATENÇÃO! SE VOCÊ É USUÁRIO DO SIBEC E NÃO TEM O CARTÃO CIDADÃO É PRECISO TOMAR PROVIDÊNCIAS COM URGÊNCIA:

Procure imediatamente uma agência da CAIXA com um documento de identificação pessoal como RG, CNH ou CTPS e cadastre-se!

No cadastramento, você registrará sua Senha Cidadão. Isto feito, acesse
http://beneficiossociais.caixa.gov.br, clique em “Cadastrar Senha”, e informe a Senha Cidadão cadastrada para realizar o cadastramento da Senha Internet.
FIQUE ATENTO: Você precisa realizar este procedimento o quanto antes, pois a partir de 26 DE OUTUBRO, somente os usuários com Senha Forte (Senha Cidadão) poderão acessar o SIBEC.

O SIBEC é uma ferramenta da gestão de benefícios do Programa Bolsa Família e a segurança do sistema garante que só pessoas identificadas possam acessar os dados das famílias beneficiárias. Se você é usuário do sistema, faça sua parte e ative sua SENHA FORTE do SIBEC!

Caso tenha problemas e dúvidas, ligue para o Suporte Tecnológico CAIXA, no 3004 -1104 (capitais e regiões metropolitanas) ou no 0800 726 0104 (demais localidades).

Acesse o
Informe Nº 675 de 29 de julho de 2019, que possui informações mais detalhadas sobre o Novo acesso ao SIBEC.

Fique de Olho!

O Calendário Operacional é uma ferramenta essencial para a gestão do Bolsa Família! Ele facilita a compreensão do funcionamento do Programa, dos momentos de reflexo do Cadastro Único no Sibec e auxilia a conhecer datas importantes como os dias de indisponibilidades dos sistemas do Cadastro Único e do Sibec (módulo manutenção).

Acesse o Módulo Infraestrutura do Sibec e faça o download do Calendário Operacional 2019 do Bolsa Família para conhecer as datas-limite das atividades de gestão de benefícios.

 
Anote na agenda

01 de outubro:
Data-limite para solicitar ações de administração de benefícios no módulo Administração Off-line/SIGPBF com efeito na folha de pagamento de outubro de 2019.

03 de outubro:
Data-limite para realizar manutenção de benefícios no Sibec com efeito na folha de pagamento de outubro de 2019.

04 de outubro:
Indisponibilidade do módulo de Manutenção do Sibec para ações de administração de benefícios pelos municípios e início da Geração da Folha de Pagamento do PBF de outubro de 2019.

18 de outubro
Data limite para atualização cadastral das famílias da Revisão Cadastral para evitar o cancelamento do PBF em novembro.

31 de outubro
Prazo para registro de recurso no Sicon relativo ao descumprimento de condicionalidade da repercussão de setembro de 2019.
Comunicações Via Ofício
Assuntos sobre Cadastro Único

Averiguação Cadastral, cadastramento e atualização cadastral de famílias, cadastramento diferenciado de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, programas usuários, dentre outros:

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Sr. Vinícius de Oliveira Botelho
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP: 70.054-906 - Brasília/DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

Gestão e pagamento de benefícios e condicionalidades, gestão descentralizada e IGD municipal e estadual:

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
SMAS, Trecho 3, Quadra 2 - Lote 1
Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Desde janeiro de 2019, a gestão federal do Cadastro Único passou a ser competência da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) (ver informe Nº 651 • 28 de março de 2019).




Edições anteriores:
  • Informe Gestores 676
    Acompanhamento da frequência escolar dos alunos do Bolsa Família bate recorde pelo terceiro bimestre consecutivo em 2019


Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para informa@mds.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".