Recursos do IGD de setembro de 2019 são repassados aos estados e municípios
Planejamento é fundamental para garantir o repasse das parcelas do recurso
No último dia 15, quinta-feira, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) repassou a estados e municípios, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), os recursos financeiros calculados com base no Índice de Gestão Descentralizada (IGD/PBF) referentes à competência de SETEMBRO de 2019.
No total, foram repassados R$ 45.757.922,35, sendo R$ 45.068.361,62 referentes ao IGD-M e R$ 689.560,73 ao IGD-E, conforme demonstra a tabela abaixo.
Efetivamente Pago |
Competência |
IGD_M |
IGD_E |
IGD Total |
Data Limite |
jan/19 |
43.375.673,19 |
698.471,83 |
44.074.145,02 |
27/02/2019 |
fev/19 |
44.735.713,83 |
725.592,5 |
45.461.306,34 |
11/04/2019 |
mar/19 |
47.025.038,83 |
729.396,03 |
47.754.434,86 |
16/05/2019 |
abr/19 |
46.174.337,654 |
710.242,93 |
46.884.580,58 |
13/06/2019 |
mai/19 |
45.492.371,24 |
696.888,08 |
46.189.259,32 |
13/06/2019 |
jun/19 |
45.306.476,16 |
689.093,05 |
45.995.569,21 |
23/07/2019 |
jul/19 |
44.957.045,53 |
681.248,59 |
45.638.294,12 |
26/08/2019 |
ago/19 |
44.738.451,05 |
663.136,07 |
45.401.587,12 |
19/09/2019 |
set/19 |
45.068.361,62 |
689.560,73 |
45.757.922,35 |
15/10/2019 |
Total |
406.873.469,10 |
6.283.629,82 |
413.157.098,92 |
|
Neste mês, 129 municípios deixaram de receber. A ampla maioria por dificuldade na prestação de contas de 2017.
Motivos do não recebimento |
jan/19 |
fev/19 |
mar/19 |
abr/19 |
mai/19 |
jun/19 |
jul/19 |
ago/19 |
set/19 |
Adesão SUAS |
8 |
8 |
8 |
8 |
8 |
7 |
7 |
7 |
7 |
Aprovação dos Gastos 2015 |
46 |
45 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
Comprovação dos Gastos 2016 |
6 |
5 |
40 |
41 |
40 |
38 |
37 |
34 |
28 |
Aprovação dos Gastos 2016 |
143 |
109 |
5 |
0 |
0 |
3 |
4 |
4 |
5 |
Comprovação dos Gastos 2017 |
276 |
173 |
84 |
63 |
56 |
51 |
48 |
49 |
38 |
Aprovação dos Gastos 2017 |
0 |
0 |
114 |
75 |
59 |
49 |
37 |
36 |
39 |
Atualização |
1 |
0 |
0 |
1 |
3 |
4 |
6 |
3 |
8 |
Educação |
7 |
7 |
7 |
7 |
5 |
5 |
3 |
3 |
3 |
Saúde |
16 |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
1 |
1 |
Total |
503 |
349 |
260 |
197 |
173 |
159 |
144 |
137 |
129 |
A legislação do Programa Bolsa Família (PBF) prevê a remuneração das atividades realizadas na gestão e execução descentralizadas do Programa a partir de resultados alcançados pelos entes federados, compartilhando seus custos e incentivando a melhoria contínua de sua gestão. A cada mês, são repassados recursos financeiros aos municípios, ao Distrito Federal e aos estados. Desde o início de 2019, já foram repassados mais de R$ 367 milhões a estados e municípios.
Planejamento Intersetorial da Gestão dos Recursos do IGD
Para manter o recebimento dos recursos financeiros, a atuação do gestor do PBF é de suma importância. Realizar um planejamento prévio em relação ao uso dos recursos do IGD-M, em articulação com todas as áreas interessadas, como a Saúde e a Educação, é necessário para alavancar a qualidade da gestão local e evitar imprevistos na prestação de contas junto ao Conselho Municipal de Assistência Social.
DICA!
É sempre bom revisitar o planejamento a fim de realizar ajustes.
Isso não significa que o planejamento não foi bem realizado.
Revisões são fundamentais para obter melhor desempenho e, consequentemente, assegurar mais recursos.
|
Diálogo com Controle Social e aconselhamento contábil
Por envolver diversas áreas e níveis de governo, o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único devem contar, sempre que possível, com representantes dos diversos setores em suas reuniões, bem como membros do Controle Social e especialistas em contabilidade e finanças do município, legitimando, assim, as decisões tomadas.
Como o Conselho Municipal de Assistência Social aprecia a prestação de contas da Gestão Municipal do PBF, é importante que o gestor municipal inclua os conselheiros nas reuniões e deliberações do PBF. Isso contribuirá para dar legitimidade às decisões tomadas no âmbito da execução do Programa.
Buscar informações sobre os repasses realizados pelo Governo Federal relativos ao Índice de Gestão Descentralizada Municipal – IGD-M é um procedimento importante para melhorar a gestão do município. É desejável que o gestor se familiarize com a linguagem orçamentária para garantir uma boa interlocução com áreas de contabilidade e finanças. Muitos problemas são evitados quando os recursos do IGD-M são empregados corretamente.
Informe Bolsa e Cadastro
Para se manter atualizado sobre o Programa Bolsa Família, é fundamental criar uma rotina para a leitura dos Informes do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
A Senarc/MC produz semanalmente o boletim Informe Bolsa e Cadastro.
Trata-se de uma publicação enviada por e-mail aos gestores e técnicos do PBF e Cadastro Único que apresenta atualizações importantes para o dia a dia das equipes.
É importante também acompanhar os resultados da gestão do PBF no seu município.
É importante sempre ter em mãos uma impressão do Caderno do IGD-M para orientar as decisões da gestão sobre o uso dos recursos do IGD-M.
Onde encontrar as ferramentas de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único
Além de todas as ferramentas de gestão aqui citadas (informes, acesso aos sistemas de gestão, normativos, manuais e guias de gestão), a página do Bolsa Família e Cadastro Único no seu município, disponível no endereço www.mds.gov.br/bolsafamilia, disponibiliza também relatório completo, com o diagnóstico atualizado da situação do seu município e painéis de monitoramento com séries históricas de dados municipais, estaduais e federais.
Incentive suas equipes a participar dos cursos e tutoriais a distância gratuitos disponíveis no site www.mds.gov.br/ead. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe responsável no e-mail suporte.ead@mds.gov.br |