Encontro Nacional da Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família reúne mais de 200 representantes de Estados e municípios na capital federal
O objetivo do evento é promover espaços de diálogo entre o governo federal, Estados, municípios e DF, além de definir estratégias de ação conjuntas e inovadoras para melhorar o atendimento ao cidadão
Nesta quarta-feira (27), teve início o Encontro Nacional da Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família. O evento vai até o dia 29 e reúne aproximadamente 200 pessoas, entre coordenadores estaduais e municipais. São representantes das áreas de saúde, educação, assistência social e do Cadastro Único de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, que vieram à Brasília para debater problemas de gestão do Programa Bolsa Família e encontrar soluções conjuntas para o aperfeiçoamento do atendimento ao cidadão e para a melhoria na prestação dos serviços sociais.
Por meio de painéis, debates e oficinas de trabalho utilizando metodologias inovadoras de ensino-aprendizado, o encontro promove mais espaços de diálogos, envolve as pessoas em reflexão e cocriação; e provoca o protagonismo dos participantes no seu dia-a-dia de trabalho; além de mobilizar os participantes para definições de ações intersetoriais.
A abertura do evento contou com a presença da secretária especial adjunta do Desenvolvimento Social, Neusa Kempfer, e do secretário nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão. Logo em seguida, o secretário Tiago Falcão mediou o painel sobre a integração de ações para a promoção da cidadania, a partir da gestão do Bolsa Família. O painel ainda teve a participação de representantes dos Ministérios da Saúde e da Educação, além de diversas secretarias do Ministério da Cidadania (SAGI, SNAS e SNPDH).
No período da tarde, o evento recebeu a doutora Rebecca Abers, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB), que apresentou aos participantes algumas experiências para tornar o trabalho dos servidores que atuam no Bolsa ainda mais criativo.
Depois dos painéis, os convidados participaram de oficinas de trabalho.
Inovação
O Design Thinking foi a abordagem escolhida pelo Ministério da Cidadania para engajar os participantes do evento, com o objetivo de inspirar ideias novas e buscar soluções para o aprimoramento dos serviços ao cidadão.
O método busca diversos ângulos e perspectivas para a solução de problemas, priorizando o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares, em busca de soluções inovadoras.
Com essa abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia no contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto. Dessa forma, são utilizadas a criatividade para geração de soluções e a razão para analisar e adaptar soluções para o devido contexto.
Os participantes trabalharam seis situações de vulnerabilidade das famílias beneficiárias, considerando os diferentes ciclos de vida, para identificar ações, atores, vínculos e pontos de conexão, para visualizar como certos procedimentos impactam nas gestões locais e como podem ser solucionados de forma colaborativa.
A Rede
A ideia de trabalhar em rede surgiu do trabalho que a Senarc realiza com as Coordenações Estaduais do PBF e do Cadastro Único, desde 2010.
De 2012 a 2017, foram promovidos pela Senarc o Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais (ENCE) e a Mesa Técnica Intersetorial.
Em 2017, durante o Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais (ENCE), foi possível mapear as competências, as experiências e os processos de cada papel no Bolsa e no Cadastro Único: gestor federal, estadual e municipal, além do próprio beneficiário.
Por fim, em 2018, a Senarc realizou a Mesa Técnica Ampliada, congregando atores das três esferas de governo, para desenhar a Rede Colaborativa a partir da apresentação dos estudos da doutora Renata Bichir (USP).
Encontro da Rede Colaborativa em 2020
O próximo evento nacional da Rede Colaborativa acontecerá de 22 a 24 de setembro de 2020. As informações para inscrições serão divulgadas aqui no Informe Bolsa e Cadastro. Fique atento!
#EuSouRedePBF
Você que é gestor, coordenador ou técnico do PBF em alguma dessas áreas, também faz parte desta grande Rede Colaborativa de gestão!
Se você ou sua equipe tem alguma ideia inovadora ou experiência bem-sucedida na gestão intersetorial do Bolsa, compartilhe com a gente: redepbf@cidadania.gov.br.
As sugestões serão avaliadas e sua ideia pode aparecer aqui nas próximas edições do Informe.
Maiores informações sobre o evento e a cobertura com os principais momentos podem ser conferidas no Instagram da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social.
Siga @desenvolvimentosocialgovbr, comente e curta as iniciativas da Rede!
Você também pode dar visibilidade a alguma ação ou evento intersetorial do Bolsa. Poste nas redes sociais com as hashtags #EuSouRedePBF e #RedeColaborativa2019 para que todos possam conhecer.
Participe!
|
|