Pagamentos do Bolsa Família de julho de 2019 começam nesta quinta-feira (18)
Gestores devem estar atentos aos procedimentos de gestão de benefícios do Bolsa Família e aos novos grupos da Averiguação Cadastral 2019
O pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF), referente à folha do mês de julho de 2019, começa nesta quinta-feira, dia 18. O Ministério da Cidadania (MC) vai repassar R$ 2,6 bilhões para cerca de 13 milhões de famílias beneficiárias. Neste mês, o valor médio do benefício é de R$ 188,51
Cancelamentos, bloqueios e suspensões
Para a folha de pagamento de julho de 2019, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) realizou ações de cancelamento de benefícios para cerca de 214 mil famílias. Os cancelamentos estão relacionados à Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 4), recancelamentos e monitoramentos da Senarc, fim da regra de permanência e solicitações das gestões municipais.
Além disso, outras 639 mil famílias estão com os benefícios bloqueados. Cabe ressaltar que, neste mês, a maior parte das ações de bloqueio está relacionada a 2ª fase da Ação de Atualização Cadastral 2019, Averiguação Cadastral (Grupo 5), crianças e/ou adolescentes não localizados em estabelecimentos de ensino e repercussão por descumprimento de condicionalidades. As famílias da Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 5) tiveram os benefícios bloqueados por apresentarem renda diferente da declarada no Cadastro Único nas outras bases administrativas do governo federal.
As suspensões, por sua vez, referem-se às repercussões por descumprimento de condicionalidades e recebimento do Seguro Defeso, totalizando aproximadamente 217 mil famílias.
Famílias que reiteradamente possuem alguma criança e/ou adolescente que faltou a escola mais que o permitido em abril ou maio de 2019 tiveram os benefícios suspensos nos meses de julho e agosto de 2019.
Entenda os bloqueios da ação de NLOC:
Os bloqueios relativos às famílias com crianças e/ou adolescentes identificados pela área de educação como não localizados (NLOC) são de dois tipos:
1) o bloqueio por um mês, daquelas famílias que estejam com integrantes não localizados por 4 ou 5 períodos de acompanhamento consecutivos. Nestes casos, as famílias ficam com o benefício bloqueado apenas no mês de julho; e
2) o bloqueio continuado, daquelas famílias que estejam com integrantes não localizados por 6 ou mais períodos de acompanhamento consecutivos. Neste caso, o benefício permanece bloqueado por dois meses até o resultado do próximo período de acompanhamento da educação, quando será verificado se a família possui integrantes que permaneceram no grupo do bloqueio continuado. Caso possua, então a família receberá um novo bloqueio com duração de 2 meses no próximo mês de repercussão.
Importante destacar que a informação do vínculo escolar e da frequência vem do Sistema Presença, do Ministério da Educação.
Por isso, somente a atualização do vínculo escolar no Sistema Presença retira o integrante da situação de não localizado (NLOC). Para mais informações sobre a ação de não localizados, acesse a Instrução Operacional Conjunta nº 26 Senarc/SNAS/MDS e Secadi/MEC e o Bolsa Família Informa nº 666 de 11 de julho de 2019.
|
Fique ligado: O prazo para registro e avaliação de recurso no Sistema de Condicionalidades (Sicon) relativo ao descumprimento de condicionalidades da repercussão de julho de 2019 encerra no dia 30 de agosto de 2019.
Comunicação com as famílias por meio de mensagens nos extratos de pagamentos
No mês de julho, 3 milhões de famílias receberão mensagens nos extratos de pagamento sobre:
-
Ação de não localizados (crianças e/ou adolescentes não localizados no acompanhamento da condicionalidade de educação): orientando que as famílias compareçam ao setor responsável para atualizar os dados sobre a escola das crianças e adolescentes;
-
Repercussão (crianças e adolescentes com repercussão por descumprimento de condicionalidades na área de educação): informando às famílias sobre o efeito recebido e a importância de que as crianças e/ou adolescentes frequentem a escola;
-
Revisão Cadastral 2019: convocando as famílias para atualizar suas informações;
-
Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 5): convocando as famílias para atualizar suas informações e evitar o cancelamento dos benefícios; e
-
Suspensão por recebimento do Seguro Defeso: informando da aplicação da suspensão às famílias que receberam o Seguro Defeso e que ainda precisavam de uma segunda suspensão para manter a conformidade com a legislação.
A Senarc disponibiliza no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF) as orientações das mensagens de extrato enviadas às famílias beneficiárias. Para acessar o documento no sistema, basta clicar no menu “Administrativo > Transmissão de arquivos > Upload/Download de arquivos” e abrir a pasta “Mensagens de pagamento”, no menu à esquerda.
Acesse o documento e conheça as orientações, pois são úteis e auxiliam no atendimento às famílias.
Confira a seguir mais informações e o cronograma da Averiguação e Revisão Cadastral 2019:
Entenda as repercussões da Averiguação e Revisão Cadastral 2019 nos benefícios das famílias:
Para a manutenção da qualidade dos dados do Cadastro Único, a Senarc e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) mobilizam estados, municípios e famílias para realizarem a atualização dos cadastros, sempre que identificadas inconsistências ou quando os dados das famílias não forem atualizados no prazo de 24 (vinte e quatro) meses. As ações de atualização cadastral envolvem a Averiguação e a Revisão Cadastral.
A Averiguação Cadastral é constituída por verificações das informações registradas no Cadastro Único, por meio da comparação da base nacional com informações contidas em outros registros administrativos, a fim de identificar possíveis inconsistências.
Já a Revisão Cadastral é o procedimento que tem como objetivo garantir a atualização dos dados declarados ao Cadastro Único pelas famílias que foram identificadas com cadastros desatualizados, ou seja, que ficaram mais de 2 (dois) anos sem atualizar. Assim, tanto na Averiguação quanto na Revisão Cadastral, as famílias são convocadas a atualizarem seus dados no Cadastro Único.
As famílias beneficiárias do Bolsa Família incluídas nos processos de Averiguação ou Revisão Cadastral são convocadas por mensagem de extrato. Caso não cumpram os prazos da atualização cadastral, terão seus benefícios bloqueados e, posteriormente, cancelados. Alguns grupos podem ter seus benefícios cancelados ou bloqueados de forma imediata.
A Senarc e a Sagi disponibilizaram no SigPBF a listagem de famílias de cada município incluídas nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral 2019. Em janeiro de 2019, foram divulgadas as famílias incluídas nos Grupos 1, 2 e 3. Em maio, foram divulgadas as famílias dos Grupos 4, 5 e 6.
Acesse e leia a Instrução Operacional Conjunta nº 02/Sagi/Senarc/Ministério da Cidadania de 04 de junho de 2019, que substitui a Instrução Operacional nº 96/Senarc/MDS de 19 de dezembro de 2018, para mais detalhes sobre os prazos e procedimentos da Ação de Atualização Cadastral 2019.
Municípios em Situação de Emergência ou Calamidade Pública que tenham feito, ao longo da Ação de Atualização Cadastral 2019, a solicitação de ações especiais de pagamento, terão os prazos de atualização cadastral prorrogados.
|
Cronograma da Averiguação Cadastral 2019 — Grupos 4, 5 e 6
Consulta de informações de benefícios do Programa Bolsa Família passa a funcionar também com o CPF
A partir de 10 de junho de 2019, o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e a Consulta Pública do Bolsa Família passam a apresentar o campo do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Responsável Legal para acessar informações dos benefícios do Programa.
Dessa forma, a consulta dos benefícios do PBF poderá ser feita a partir do CPF, Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Legal ou Código Familiar, no caso do Sibec; e do CPF, NIS ou do Nome do Responsável Legal, no caso da Consulta Pública do Bolsa Família.
O acréscimo desse campo visa atender ao estabelecido pelo Decreto nº 9.723, de 11 de março de 2019.
Veja abaixo como ficam as telas de consulta desses sistemas:
Sibec
Consulta Pública do Bolsa Família
Fique de olho:
O Calendário Operacional é uma ferramenta essencial para a correta gestão do Bolsa Família. O calendário facilita a compreensão dos efeitos das informações cadastrais no Sibec e dá conhecimento dos dias de indisponibilidades dos sistemas para realizar manutenção nos benefícios do PBF.
Acesse o Módulo Infraestrutura do Sibec e faça o download do Calendário Operacional 2019 do Bolsa Família para conhecer as datas-limite das atividades de gestão de benefícios.
|
|