Após a confirmação dos dados, o App apresentará na tela principal dados como:
-
Nome e número de NIS do Responsável Familiar (RF) da família;
-
Se o cadastro da família está ou não atualizado;
-
Se o cadastro possui pendências, como a família ter sido incluída nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral;
-
E os dados básicos da família como:
-
Local e data de cadastramento;
-
Data da última atualização;
-
Faixa da renda familiar total e por pessoa.
Logo abaixo será exibido o box “Integrantes da Família”, no qual estarão relacionadas as pessoas que compõem a família consultada. Para cada integrante será exibido:
-
Nome completo;
-
Número do NIS;
-
Data de nascimento;
-
Parentesco em relação ao RF; e
-
Sexo.
Pendências
Em alguns casos, como na imagem ao lado, o App poderá indicar a ocorrência de Pendências. Essas pendências podem ser relativas às verificações realizadas pelo Ministério da Cidadania quanto aos dados de renda informados pela família em relação a outras bases de dados do Governo Federal, isto é, ao processo de Averiguação Cadastral, bem como podem ser referentes à inclusão da família no processo de Revisão Cadastral, indicando que a família está com os dados desatualizados.
Quando o cadastro da família apresentar pendências, é necessário o comparecimento do Responsável Familiar aos postos de atendimento do Cadastro Único para realizar a atualização cadastral.
O objetivo do Meu CadÚnico é tornar esse processo de comunicação mais ágil, uma vez que ele apresenta mensagem que orienta o cidadão quanto aos procedimentos a serem adotados nesses casos. Além disso, as famílias que usam o aplicativo ficam sabendo das pendências de maneira imediata.
Para saber quais são as pendências cadastrais relacionadas ao cadastro da família e obter orientações quanto aos prazos e procedimentos necessários para regularização do cadastro, basta clicar na opção “Pendências”:
Comprovante de cadastramento
Para todos os cadastros, independentemente de haver ou não alguma pendência a ele relacionada, o aplicativo Meu CadÚnico disponibilizará o comprovante de cadastramento da família. A geração desse documento por meio do aplicativo facilita o acesso da população inscrita no Cadastro Único às informações cadastradas, pois torna desnecessário o comparecimento do RF a um posto de cadastramento da gestão municipal.
Ele é um documento oficial e o cidadão poderá utilizá-lo, se necessário, para demonstrar a outros órgãos públicos que se encontra cadastrado para obter benefícios como a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros programas que utilizam as informações do Cadastro Único para a seleção de beneficiários.
A autenticidade do comprovante poderá ser verificada no aplicativo selecionando a opção “Validar”, localizada no menu principal:
Essa funcionalidade permitirá que o usuário valide o documento utilizando a “Chave de Segurança” ou o “QRCode”, confirmando assim se o comprovante apresentado foi de fato emitido pelo Ministério da Cidadania. É possível também o compartilhamento do comprovante utilizando WhatsApp ou por e-mail, para isto basta clicar na opção “Compartilhar”:
|