IMPORTANTE
Informamos que o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) ficará indisponível neste final de semana, dias 10 e 11 de agosto de 2019.
Novo acesso ao Sistema de Benefícios ao Cidadão
O acesso ao Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) passará a ser, exclusivamente, por meio da Senha Internet cadastrada a partir da Senha Cidadão.
Primeiramente, todos os usuários do SIBEC precisam ter a Senha Cidadão cadastrada. Os usuários que não possuem a Senha Cidadão devem providenciar o seu cadastramento para não perder o acesso ao SIBEC.
Com o objetivo de evitar a interrupção na gestão de benefícios do PBF, realizada pelas gestões municipais, todos os usuários precisam realizar os procedimentos de cadastramento da Senha Internet até o dia 25 de outubro de 2019.
Os usuários que possuem a Senha Cidadão já podem cadastrar a Senha Internet direto no SIBEC, sem precisar ir à Agência da CAIXA ou Lotérica.
Para o cadastramento ou recadastramento da Senha Cidadão do usuário que possui o Cartão Cidadão, o usuário deverá entrar em contato com o Atendimento CAIXA ao Cidadão, no 0800 726 0207, e realizar o pré-cadastramento da Senha Cidadão; e depois comparecer em uma Lotérica ou Agência da CAIXA, portando documento de identificação com foto e o cartão, para efetivar o cadastramento da Senha Cidadão.
Para o cadastramento da Senha Cidadão do usuário que não possui o Cartão Cidadão, o usuário deverá dirigir-se a uma Agência da CAIXA, portando documento de identificação com foto, para efetivar o cadastramento da Senha Cidadão. Nesse caso, não será necessário realizar o pré-cadastramento da senha pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão.
Após o cadastramento da Senha Cidadão, o usuário precisa cadastrar a Senha Internet para acessar o SIBEC no site http://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/.
Acesso o Informe nº 668 de 29 de julho de 2019, que possui informações mais detalhadas sobre o Novo acesso ao SIBEC.
Congemas e Coegemas reúnem gestores e trabalhadores do SUAS para debaterem políticas sociais
Anualmente, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e os Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) realizam encontros regionais e o nacional.
O encontro nacional, que ocorre em Belém (PA) desde quarta-feira (7/8), reúne gestores, trabalhadores, conselheiros e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo ser um encontro de diálogo e fortalecimento da relação intergovernamental entre os entes federados, além de promover um espaço de discussão e elaboração de propostas para avanços na política pública da Assistência Social.
Crédito: SENARC/MC
Os encontros deste ano estão pautados pelo tema: “Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal”.
O Ministério da Cidadania esteve representado em todos os encontros e está presente, também, no nacional, participando dos painéis, oficinas, mesas redondas e no estande de atendimento do MC. A diretora do Departamento de Benefícios, Caroline Paranayba (Senarc) e o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais, André Veras (SNAS), participam da mesa redonda “Os impactos dos benefícios e serviços sociassistenciais na proteção social da população brasileira”.
No segundo dia do encontro ocorrem as oficinas nos períodos da manhã e da tarde para tratar de assuntos diversos de interesse dos trabalhadores da assistência social para a qualificação da gestão e da prestação dos serviços à população, como escuta especializada, gestão orçamentária e financeira, benefícios socioassistenciais, medidas socioeducativas no SUAS, sistemas de informação, dentre outras.
Os representantes da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Caroline Paranayba e Larissa Sobral Lourenço, apresentaram a oficina conjunta “Programa Bolsa Família e Cadastro Único no SUAS”. Na ocasião, os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater questões envolvendo o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.
A programação completa pode ser conferida aqui.
Inscrição e mais informações poderão ser obtidas no site http://www.congemas.org.br.
|