Novidades no site “Bolsa Família e
Cadastro Único no seu município”
A ferramenta, que já conta com mais de 2,2 milhões de acessos, disponibiliza novas funcionalidades para facilitar o dia a dia das gestões locais
No último dia 2, sexta-feira, o Ministério da Cidadania disponibilizou uma nova versão da página “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município”. As mudanças visam tornar a ferramenta mais dinâmica e intuitiva.
O site foi criado em abril de 2017 com o intuito de facilitar o acesso das gestões locais às informações básicas sobre a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único em cada um dos 5.570 municípios brasileiros, além de dar mais transparência aos processos do governo federal, permitindo que todos os municípios acompanhem o desempenho de sua gestão.
Desde sua criação, o site já obteve mais de 2 milhões e 200 mil acessos e recebe em média 3.500 visitas por dia.
Relatório de Gestão traz informações e realiza diagnóstico personalizado
Além do novo layout, a ferramenta ganhou mais agilidade na disponibilização em tempo real dos relatórios completos e resumidos sobre a situação de cada município individualmente. A atualização em tempo real faz com que a página exiba sempre os dados mais recentes disponíveis na base de dados do Ministério da Cidadania, seja ela mensal, bimestral ou semestral.
Além disso, é possível gerar relatórios parciais por assunto – Benefícios, Cadastro Único, Condicionalidades e IGD-M. O acesso se dá por meio da página inicial.
Os relatórios trazem informações atualizadas e uma análise comparativa das informações em relação ao País, incluindo orientações práticas para a melhoria da gestão descentralizada do PBF e do Cadastro Único.
O Relatório Completo traz informações sobre gestão de benefícios, histórico de valores repassados às famílias beneficiárias do PBF nos últimos 12 meses no seu município, gestão das condicionalidades de saúde e educação e o acesso aos serviços públicos (tanto a taxa de atualização cadastral como diagnósticos sobre a taxa de acompanhamento e a comparação com a média nacional), diagnósticos sobre o nível de focalização do cadastro e do repasse e utilização dos recursos calculados com base no IGD (valores repassados, porcentagem e quadro comparativo com a média nacional). A partir dos dados apresentados, o relatório também fornece orientações específicas para cada cenário apresentado.
Já o Relatório Resumido apresenta os principais dados sobre a implementação do Bolsa e do Cadastro Único em cada município.
Georreferenciamento e seleção de informações em um só clique
Outra inovação da ferramenta é o botão “Minha localização”, que identifica automaticamente o município do usuário para consulta a partir do seu georreferenciamento.
Painel de Monitoramento divulga séries históricas e recortes temporais sobre diversos indicadores do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único
No Painel de Monitoramento, há séries históricas e dados nacionais, regionais, estaduais e municipais sobre gestão de benefícios do Programa Bolsa Família, gestão de condicionalidades de saúde e educação e repasse de recursos financeiros calculados com base no Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A consulta pode ser feita por recorte temporal.
Acesso direto aos sistemas de gestão, normativos e publicações do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único
Além das ferramentas de consulta – Relatórios Completo e Resumido e Painel de Monitoramento – a página “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município” possibilita acesso rápido e sistematizado aos principais instrumentos e às ferramentas de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único por meio das abas “Gestão do Bolsa Família” e “Gestão do Cadastro Único”.
Gestão do Bolsa Família
Nessa aba, além do acesso direto aos principais sistemas de gestão – SIBEC, SIGPBF e V7 – e às Instruções Operacionais específicas, estão disponibilizadas publicações para orientação de gestão, como tutoriais, guias e manuais.
No Tutorial para gestores, é possível acessar o Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania e encontrar informações sobre os cursos oferecidos.
O Guia de Gestão Municipal e o Guia de Gestão Estadual são voltados respectivamente aos novos gestores municipais e coordenadores estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único e apresentam de forma didática e simplificada dicas sobre o que fazer nos primeiros dias no cargo.
Na aba lateral, há uma Carta aos Municípios e uma Carta aos Estados, que contextualizam a evolução do Bolsa Família e do Cadastro Único.
O Caderno do IGD-M é uma fonte de consulta capaz de orientar sobre o recebimento e a adequada aplicação dos recursos financeiros calculados com base no Índice de Gestão Descentralizada.
O Manual de Prestação de Contas traz orientações sobre como prestar contas dos recursos financeiros oriundos do IGD e como informar ao Ministério da Cidadania a comprovação dos gastos.
Estão disponíveis ainda os acessos ao Informe Bolsa e Cadastro, ao Calendário Pagamento do PBF e ao Calendário Operacional.
Gestão do Cadastro Único
Nessa aba, além do acesso direto aos sistemas de gestão – CECAD, RELCAD, V7 e VISDATA – e às Legislações Específicas, estão disponíveis boas práticas desenvolvidas e testadas pelas gestões municipais do Cadastro Único, além de Fichas de planejamento que ajudam a elaborar, executar e monitorar as estratégias que a gestão municipal implementa.
No Canal do Cadastro Único, estão disponíveis vídeos sobre diversos assuntos relacionados ao Sistema do Cadastro Único: autenticação em duas etapas, acesso ao RelCad, tratamento de pendências de óbito e realização de transferências e substituição de responsável familiar.
O Catálogo Rosani Cunha 2016 e os Vídeos também trazem boas experiências na gestão do Cadastro Único e podem ser uma fonte de inspiração para multiplicar boas ideias de promoção de melhorias de gestão.
Na página inicial, há um ícone para acesso direto ao “Consulta Cidadão”.
Interação com o usuário
O site “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município” encontra-se no endereço eletrônico www.mds.gov.br/bolsafamilia. Acesse a página e confira as novidades, lembrando de salvá-la nos favoritos para consultas regulares.
A ferramenta está em constante atualização e depende do auxílio das gestões locais para aprimoramentos. Por isso, o Ministério da Cidadania encoraja os usuários a relatarem as experiências de navegação na aba “Fale Conosco”. Comunicações de erros e sugestões de melhorias podem ser encaminhadas por meio de um formulário. É possível também solicitar inscrição para receber o Informe Bolsa e Cadastro.
|