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        Informe Nº 669 • 1º de agosto de 2019                                                  


Cadastro Único completa 18 anos

Ferramenta identifica, caracteriza e dá visibilidade a 36% da população brasileira                         

O Ministério da Cidadania, por meio do Departamento do Cadastro Único, agradece a todos os colaboradores envolvidos na gestão, nas entrevistas, nas coletas de informações e nas operações dos formulários e do Sistema do Cadastro Único pelos 18 anos do maior instrumento do mundo de gestão de políticas sociais para a população de baixa renda.

O Cadastro Único alcançou a maioridade no dia 24 de julho de 2019. A data marca o aniversário do Decreto nº 3.877/2001 – posteriormente substituído pelo Decreto nº 6.135, de 2007. No decorrer desses anos, a ferramenta que dá visibilidade às famílias de baixa renda atingiu grande proporção e relevância. Já são mais de 28,5 milhões de famílias cadastradas, o que representa 76,7 milhões de pessoas ou 36% da população brasileira.


Populações tradicionais

O Cadastro Único se tornou o principal registro administrativo com informações sobre as famílias pertencentes a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), tais como indígenas, quilombolas, população em situação de rua, ribeirinhos e outros. Das famílias cadastradas, 10% são pertencentes a GPTEs. A inclusão no Cadastro possibilita a criação de políticas específicas que visem a melhoria das condições de vida desses grupos.

Programas usuários

A partir da abrangência do Cadastro Único e da qualidade e atualidade dos seus dados, ele contribui para a formulação e a implantação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das condições de pobreza. Hoje são mais de 20 programas sociais apenas no nível federal que utilizam os dados das famílias cadastradas para identificar e selecionar beneficiários, formular ou aperfeiçoar a focalização de suas ações, bem como monitorar ou avaliar os seus resultados sobre esse público.

Dentre os programas que atingem o maior número de famílias, estão o Programa Bolsa Família, que beneficia mais de 13,8 milhões de famílias, a Tarifa Social de Energia Elétrica, com 8,8 milhões de famílias atendidas, o Benefício de Prestação Continuada, que já atinge 3,5 milhões de famílias incluídas no Cadastro Único, dentre outros.

Transformações

O Cadastro Único já passou por importantes evoluções ao longo do tempo. De início, operava com um sistema off-line, que, a partir de 2011, foi substituído pelo Sistema de Cadastro Único Versão 7, operacionalizado por todos os municípios via internet.

A implantação da Versão 7 do Cadastro Único foi acompanhada de uma agenda intensa de capacitações de entrevistadores para o preenchimento dos novos formulários de coleta dos dados, bem como de operadores do Sistema.

As capacitações depois passaram a integrar um programa permanente, no qual foram acrescidos novos cursos específicos para qualificação de gestores e técnicos do Cadastro Único, sempre em parceria com as Coordenações Estaduais.

Avaliações e aprimoramentos

Desde 2005, o Cadastro Único passa por constantes processos de qualificação e aprimoramento com foco em incentivar a atualização dos registros pelas famílias e garantir que os programas sociais, como o Bolsa Família, cheguem a quem realmente mais precisa. Essas rotinas, chamadas de Averiguação e Revisão Cadastral, contribuem para a focalização dos programas sociais e são fundamentais para o sucesso do Cadastro Único enquanto tecnologia social.

O processo de Averiguação e Revisão Cadastral de 2019 foi divulgado nos Informes nº 661, de 6 de junho (clique aqui), nº 653, de 11 de abril (clique aqui), nº 648, de 28 de fevereiro (clique aqui) e nº 640, de 3 de janeiro (clique aqui).

Foram identificadas 5,2 milhões de famílias com informações com inconsistências cadastrais. Dessas, 1,6 milhão (31%) já compareceram para prestar informações. Até julho, o resultado da Averiguação Cadastral de 2019 já gerou 1,2 milhão de correções ou atualizações cadastrais e 373 mil excluídos.

Todos esses avanços se tornaram possíveis com o trabalho da rede do Cadastro Único nos 5.570 municípios e nos 26 estados e o Distrito Federal, que atuam de forma integrada e dedicada para possibilitar que as famílias em situação de vulnerabilidade sejam atendidas, cadastradas e, assim, possam ter acesso aos programas sociais.

Meu CadÚnico

Recentemente, o Ministério da Cidadania lançou o aplicativo “Meu CadÚnico” (divulgado no Informe nº 665, de 4 de julho de 2019), que permite às famílias emitir o comprovante de cadastramento, verificar pendências e possibilita localizar o posto de cadastramento mais próximo de casa. No aplicativo, a família também recebe mensagens personalizadas avisando se o cadastro da família encontra-se desatualizado ou se é necessária atualização por conta de identificação de algum indício de inconsistência no cadastro.

Lançado em 2018 e disponibilizado nas plataformas para celulares com sistema operacional Android e iOS, o aplicativo já foi baixado mais de 300 mil vezes. O aplicativo Meu CadÚnico é a versão mobile do portal Consulta Cidadão, disponível no site do Ministério da Cidadania.

 
Anote na agenda
 
01 de Agosto
Data-limite para realizar manutenção de benefícios no Sibec com efeito na folha de pagamento de agosto de 2019.

02 de Agosto
Indisponibilidade do módulo de manutenção do Sibec para ações de administração de benefícios pelos municípios e início da geração da folha de pagamento do PBF de agosto de 2019.

7 a 9 de Agosto
Encontro Nacional do Congemas em Belém, PA.

Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania oferece vários canais de atendimento aos gestores e beneficiários sobre o Programa Bolsa Família e Cadastro Único.

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail

Comunicações Via Ofício
Assuntos sobre Cadastro Único

Averiguação Cadastral, cadastramento e atualização cadastral de famílias, cadastramento diferenciado de Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, programas usuários, dentre outros:

Ao Secretário de Avaliação e Gestão da Informação
Sr. Vinícius de Oliveira Botelho
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI)
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP: 70.054-906 - Brasília/DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

Gestão e pagamento de benefícios e condicionalidades, gestão descentralizada e IGD municipal e estadual:

Ao Secretário Nacional de Renda de Cidadania
Sr. Tiago Falcão Silva
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC)
SMAS, Trecho 3, Quadra 2 - Lote 1
Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF
 

Desde janeiro de 2019, a gestão federal do Cadastro Único passou a ser competência da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) (ver informe Nº 651 • 28 de março de 2019).





Edições anteriores:
  • Informe Gestores 667
    Pagamentos do Bolsa Família de julho de 2019 começam nesta quinta-feira (18)
  • Informe Gestores 665
    Aplicativo Meu CadÚnico disponibiliza mensagens para as famílias em Averiguação e Revisão Cadastral





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