Sistema do Cadastro Único disponibiliza funcionalidade para restrição de horário de uso
Nova funcionalidade trará mais segurança para a gestão do Cadastro Único
Em março deste ano a CAIXA reativou, no SISGR (sistema responsável pelo permissionamento dos usuários para acesso ao Sistema de Cadastro Único), a funcionalidade que permite que o Usuário Máster estabeleça o período e horário que cada operador(a) poderá utilizar o sistema. É imprescindível que a prefeitura utilize a funcionalidade para todos os operadores visando evitar que o aceso ao sistema ocorra fora da hora de expediente do colaborador. Assim, o acesso ao Sistema de Cadastro Único ficará restrito ao horário em que o usuário realmente atua dentro da gestão municipal do Cadastro Único.
O acesso ao permissionamento do SISGR continua a ser feito da mesma forma, ou seja, somente através do perfil do Usuário Máster do município e através do menu “Administrar Usuários”, conforme destaque na tela abaixo::
Na tela seguinte, o Usuário Máster deve clicar no link em destaque na tela abaixo:
O sistema solicitará ao Usuário Máster que informe o código autenticador, que será gerado a partir do aplicativo “Código Caixa” instalado em seu dispositivo:
No caso de o Usuário Máster necessitar incluir o horário de trabalho de um operador que já tenha acesso ao sistema, primeiro deve-se excluir a autorização para cada um dos PDUNN (código que estabelece o perfil de acesso de cada usuário a determinadas funcionalidades do Sistema de Cadastro Único), utilizando o botão “vermelho” em destaque:
Depois de excluída a autorização dos operadores já ativos, bem como para autorizar os usuários novos, a prefeitura deve marcar o campo da autorização para os PDUNNs que se deseja conceder ao usuário:
Feito isso, o sistema habilitará o campo para informar o período e os horários de acesso para o PDUNN que está sendo autorizado:
Deve-se preencher os campos com as datas e os horários desejados e clicar no botão “verde” para incluir as informações no sistema, conforme destaque abaixo:
Ressalte-se que esta operação deve ser repetida para todos os PDUNNS que o Usuário Máster deseje conceder ao usuário comum.
Ao efetuar o procedimento descrito acima, os usuários só conseguirão efetuar o acesso ao Sistema de Cadastro Único dentro do horário informado, impedindo a execução de qualquer ação no sistema fora do expediente. É muito importante que este procedimento seja feito para todos os operadores da prefeitura, garantindo, assim, que o acesso ocorra somente na jornada de trabalho do operador.
Por fim, cabe lembrar que é importante que o Usuário Máster faça de imediato o desligamento dos acessos de operadores que estejam desligados das equipes, evitando assim que ocorram acessos não autorizados de usuários que não atuam mais no Cadastro Único. Para saber mais sobre a importância da gestão de acesso, orientamos a leitura da Política de Controle de Acesso ao Cadastro Único, instituída por meio da Portaria n° 502, de 29 de novembro de 2017.
|