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        Informe Nº 655 • 25 de abril de 2019                                                  


Sistema do Cadastro Único disponibiliza funcionalidade para restrição de horário de uso

Nova funcionalidade trará mais segurança para a gestão do Cadastro Único

Em março deste ano a CAIXA reativou, no SISGR (sistema responsável pelo permissionamento dos usuários para acesso ao Sistema de Cadastro Único), a funcionalidade que permite que o Usuário Máster estabeleça o período e horário que cada operador(a) poderá utilizar o sistema. É imprescindível que a prefeitura utilize a funcionalidade para todos os operadores visando evitar que o aceso ao sistema ocorra fora da hora de expediente do colaborador. Assim, o acesso ao Sistema de Cadastro Único ficará restrito ao horário em que o usuário realmente atua dentro da gestão municipal do Cadastro Único.

O acesso ao permissionamento do SISGR continua a ser feito da mesma forma, ou seja, somente através do perfil do Usuário Máster do município e através do menu “Administrar Usuários”, conforme destaque na tela abaixo::


Na tela seguinte, o Usuário Máster deve clicar no link em destaque na tela abaixo:

O sistema solicitará ao Usuário Máster que informe o código autenticador, que será gerado a partir do aplicativo “Código Caixa” instalado em seu dispositivo:

No caso de o Usuário Máster necessitar incluir o horário de trabalho de um operador que já tenha acesso ao sistema, primeiro deve-se excluir a autorização para cada um dos PDUNN (código que estabelece o perfil de acesso de cada usuário a determinadas funcionalidades do Sistema de Cadastro Único), utilizando o botão “vermelho” em destaque:

Depois de excluída a autorização dos operadores já ativos, bem como para autorizar os usuários novos, a prefeitura deve marcar o campo da autorização para os PDUNNs que se deseja conceder ao usuário:

Feito isso, o sistema habilitará o campo para informar o período e os horários de acesso para o PDUNN que está sendo autorizado:


Deve-se preencher os campos com as datas e os horários desejados e clicar no botão “verde” para incluir as informações no sistema, conforme destaque abaixo:

Ressalte-se que esta operação deve ser repetida para todos os PDUNNS que o Usuário Máster deseje conceder ao usuário comum.

Ao efetuar o procedimento descrito acima, os usuários só conseguirão efetuar o acesso ao Sistema de Cadastro Único dentro do horário informado, impedindo a execução de qualquer ação no sistema fora do expediente. É muito importante que este procedimento seja feito para todos os operadores da prefeitura, garantindo, assim, que o acesso ocorra somente na jornada de trabalho do operador.

Por fim, cabe lembrar que é importante que o Usuário Máster faça de imediato o desligamento dos acessos de operadores que estejam desligados das equipes, evitando assim que ocorram acessos não autorizados de usuários que não atuam mais no Cadastro Único. Para saber mais sobre a importância da gestão de acesso, orientamos a leitura da Política de Controle de Acesso ao Cadastro Único, instituída por meio da
Portaria n° 502, de 29 de novembro de 2017.
 


Atenção: prefeituras continuam recebendo e-mails falsos
 

A partir de informações relatadas por alguns usuários, constatou-se que e-mails falsos em nome do Ministério da Cidadania continuam em circulação com o intuito de descobrir a senha do Sistema de Cadastro Único e, em algumas situações, a senha de e-mail do usuário. Assim, solicitamos especial atenção aos usuários que receberem e-mails com domínio diferente de @mds.gov.br ou @cidadania.gov.br. Essas mensagens devem ser desconsideradas.  Se receber e-mails desconhecidos pedindo que informe a senha do Sistema de Cadastro Único, o usuário pode encaminhar a mensagem para a equipe de segurança da informação da CAIXA, no e-mail abuse@caixa.gov.br.

Veja o destaque na tela abaixo:

 


1)    Conforme se verifica, o endereço que transmitiu a mensagem não é do Ministério da Cidadania – mesmo havendo referência ao nome do ministério, o verdadeiro endereço do remetente fica mascarado.

Importante ressaltar que nem o Ministério da Cidadania nem a Caixa Econômica Federal (CAIXA) realizam ações com o intuito de recadastramento de usuários por e-mail, de modo que a mensagem deve ser descartada de imediato e nenhum procedimento deve ser seguido. Além disso, é importante que o usuário da prefeitura nunca informe a sua senha de acesso do sistema por telefone, e-mail ou qualquer outra forma, pois a senha é pessoal e intransferível, não devendo ser repassada para nenhuma outra pessoa.

Caso algum usuário tenha feito o procedimento por desconhecimento deste informativo, é importante que faça a troca da senha de acesso imediatamente. Em caso de recebimento de e-mails desconhecidos com o intuito de roubar a senha do Sistema de Cadastro Único, o usuário pode encaminhar a mensagem para a equipe de segurança da informação da CAIXA através do e-mail
abuse@caixa.gov.br

Caso o usuário clique no link inválido citado acima, ele será direcionado para a tela destacada abaixo. Note que há uma solicitação adicional para que o usuário informe o e-mail e a senha do e-mail. Cabe ressaltar que, no processo padrão de recuperação de senha do Sistema de Cadastro Único, a CAIXA nunca solicita que seja informado o e-mail e nem a senha do e-mail do usuário.

Na tela correta de cadastramento de senha de acesso ao Sistema de Cadastro Único, o usuário cadastra apenas a nova senha de acesso, não sendo necessário qualquer informação adicional.

No caso de dúvidas relacionadas ao processo de acesso ao Sistema de Cadastro Único, o usuário deve entrar em contato com o Suporte Operacional da CAIXA no telefone 0800-7260104 opção 9.


Novidades no Informe
 

Desde 30 de janeiro de 2019, o Cadastro Único para Programas Sociais deixou de ser gerido pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania e passou em nível federal a integrar a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania, em razão da entrada em vigor do Decreto nº 9.674, de 2 de janeiro de 2019, conforme já tratado no Bolsa Família Informa  Nº 651• 28 DE MARÇO DE 2019.

A reestruturação organizacional do Ministério da Cidadania trará reformulações também no informe semanal.

A partir desta semana, o periódico passa a se chamar “Informe Bolsa e Cadastro”.
Portanto, os gestores devem ficar atentos à mudança, pois o assunto do e-mail, que antes começava com [Bolsa Família Informa] passará a ser [Informe Bolsa e Cadastro].

A periodicidade continuará a ser semanal, com edições ordinárias sempre às quintas-feiras


Congemas e Coegemas reúnem gestores e trabalhadores do SUAS da Região Centro-Oeste para debaterem políticas sociais
 

Entre os dias 23 e 24 de abril aconteceu o 21° Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste, em Rio Verde, GO.

O encontro reuniu cerca de 400 participantes entre gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A programação incluiu palestras, debates, painéis e oficinas, além de apresentações artísticas locais.

Anualmente, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – (CONGEMAS) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) realizam encontros regionais e nacional com o objetivo de debater temas relevantes à política de assistência social e defender o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS como mecanismo de qualificação da proteção socioassistencial.

Os encontros deste ano serão pautados pelo tema: “Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal”.

O Ministério da Cidadania esteve representado em todo o evento, nos paineis e nas oficinas. Na tarde do 22, Eduardo Pereira (Senarc), Raquel Martins e Carina Melatto Floriano (SNAS), participaram do painel “Os impactos dos benefícios e serviços sociassistenciais na proteção social da população brasileira”.

No dia 23, os representantes da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) e da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) Eduardo Pereira e Liomar Leite de Morais Lima apresentaram a oficina conjunta “Programa Bolsa Família e Intersetorialidade”. Na ocasião, os participantes puderam esclarecer dúvidas e debater questões envolvendo o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.

Na região Norte, o evento aconteceu nos dias 2 e 3 de abril em Palmas/TO. O próximo encontro acontecerá na região Nordeste, nos dias 29 e 30 de abril de 2019 no Multicenter SEBRAE Negócios e Eventos, São Luíz – MA, seguido das regiões Sudeste e Sul (ver quadro abaixo).

O Encontro Nacional está previsto para os dias 7 a 9 de agosto de 2019 em Belém/PA

Inscrição e maiores informações poderão ser obtidas no site
http://www.congemas.org.br/.

Encontros Regionais do CONGEMAS
Data Região Local
29 e 30 de abril Nordeste São Luís/MA
A confirmar Sudeste Rio de Janeiro/RJ
4 e 5 de julho Sul Foz do Iguaçu/PR




Edições anteriores:

 
Anote na agenda
 
25 de abril
Prazo final para o registro da frequência escolar dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) referente aos meses de fevereiro e março/2019 no Sistema Presença/MEC.
 
29 e 30 de abril
21° Encontro Regional do Congemas Nordeste, em São Luís (MA).

30 de abril
Prazo final para registro e avaliação de recurso no Sicon relativo à repercussão por descumprimento de condicionalidades de março.

17 de maio
Data-limite para atualização cadastral das famílias do G2 (município em situações de emergência ou calamidade pública) para evitar o cancelamento do PBF em junho.

17 de maio
Data-limite para atualização cadastral das famílias do Grupo 3 da Averiguação Cadastral 2019 para evitar o cancelamento do benefício em junho.
 
30 de Junho
Data-limite para o cadastramento dos beneficiários do BPC aniversariantes de janeiro, idosos e/ou com deficiência, para não terem benefícios suspensos no pagamento de Julho de 2019.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, entre em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania pelo endereço http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/contato ou pelo telefone 121.
 


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Para receber o boletim, envie mensagem para informa@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".