Caso não esteja visualizando este e-mail corretamente "clique aqui"
  Informe Bolsa e Cadastro nº 784 • 26 de maio de 2021

Pagamentos de maio do benefício do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial 2021 aos trabalhadores de famílias beneficiárias 

O Ministério da Cidadania iniciou, no dia 17 de maio, o pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF) e do Auxílio Emergencial 2021, publicado pela Medida Provisória nº 1.039/2021, aos trabalhadores elegíveis que fazem parte de famílias do Programa.  

No mês de maio, o PBF possui aproximadamente um total de 14,7 milhões de famílias beneficiárias, com: 9,7 milhões de famílias recebendo o Auxílio Emergencial 2021 via público Bolsa Família, 404 mil recebendo o Auxílio Emergencial 2021 via público Cadastro Único ou Público Geral (famílias que ingressaram no PBF após abril/2020), e 5 milhões recebendo benefícios do PBF. No mês de maio, o Programa Bolsa Família bateu novo recorde histórico de contemplados. 

Comunicado
------------------------------------------------------------------------
Trabalhador pode contestar negativa do lote 4
do Auxílio Emergencial até 31 de maio 

Cidadãos que tiveram o Auxílio Emergencial 2021 negado no dia 14 de maio de 2021 podem apresentar a contestação sobre a negativa até às 23h59 do dia 31 de maio de 2021 no site do Ministério da Cidadania, https://consultaauxilio.cidadania.gov.br.  

O objetivo das contestações é realizar uma nova análise com bases mais atualizadas que se aproximem da situação atual do cidadão. O novo período de contestação vale para os requerimentos que ainda estavam na etapa "em processamento" e que tiveram o resultado da análise divulgado no dia 14 de maio.  

A contestação é realizada pelo próprio sistema  de consulta no link https://consultaauxilio.cidadania.gov.br. Estará disponível um botão para contestar na mesma tela de consulta do Auxílio Emergencial 2021, após ingressar com os dados de CPF, nome completo e nome da mãe. Caso a não aprovação seja por algum motivo de indeferimento definitivo não será possível apresentar contestação, pois, nesses casos, a situação que motivou o indeferimento não vai se alterar. 

Passos: 

1 – Selecionar a aba Auxílio 2021; e 

2 – Clicar no botão “Solicitar contestação”


Canais de atendimento do Ministério da Cidadania

O Ministério da Cidadania possui um chat voltado ao atendimento exclusivo aos técnicos e gestores municipais. O atendimento é feito online, em tempo real, e o horário de atendimento online é de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h.

O link para acesso é http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/

Chat Formulário Eletrônico 121 e-mail

31 de maio
Prazo para cidadãos que tiveram o Auxílio Emergencial 2021 negado no dia 14 de maio de 2021 apresentarem a contestação.

01 de junho
Prazo para famílias do Programa Bolsa Família que tiveram o Auxílio Emergencial 2021 cancelado em maio apresentarem contestação do resultado.

A Rede Colaborativa de Gestão do Bolsa Família (#RedePBF) é um ambiente aberto para compartilhamento de potencialidades, intercâmbio de ideias, propostas e experiências, com ações integradas e ferramentas interdependentes.

Isso envolve a gestão de benefícios, das condicionalidades e do Cadastro Único em todas as esferas de governo.

Então, você, gestor, coordenador ou técnico municipal ou estadual do PBF na Saúde, Educação, Assistência Social/Cadastro Único também faz parte desta grande Rede!

Se você ou sua equipe tem alguma ideia inovadora ou experiência bem-sucedida na gestão intersetorial do Bolsa, compartilhe com a gente redepbf@cidadania.gov.br .

Clique aqui para acessar e preencher o formulário de boas práticas.

As sugestões serão avaliadas e sua ideia pode aparecer aqui nas próximas edições do Informe. Siga @desenvolvimentosocialgovbr, comente e curta as iniciativas da Rede! Você também pode dar visibilidade a alguma ação ou evento intersetorial do Bolsa. É só postar nas redes sociais com as hashtags #EuSouRedePBF e #RedeColaborativa2020 para que todos possam conhecer.

Participe!

Assuntos sobre Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal

À Secretária Nacional do Cadastro Único
Sra. Nilza Emy Yamasaki
Secretaria Nacional do Cadastro Único
Ministério da Cidadania
Esplanada dos Ministérios, Bloco "A", 3° andar
CEP 70054-906 – Brasília – DF

Assuntos relacionados ao Programa Bolsa Família

À Secretária Nacional de Renda de Cidadania

Sra. Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos
Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC)
Ministério da Cidadania
SMAS, Trecho 3, Quadra 2, Lote 1, Ed. The Union, 2º Andar
CEP 71215-300 – Brasília – DF

Fique atento a esta dica para melhorar a visualização do boletim.

Alguns provedores de e-mails desativam as imagens da mensagem para proteger o usuário de remetentes desconhecidos, como criadores de spams, que utilizam imagens e links para verificar se o endereço de e-mail do usuário é verdadeiro.

Com isso, caso o computador ou a conta de email não estejam ajustados corretamente, a mensagem do informe pode parecer truncada ou desconfigurada.

Caso esteja com dificuldade de visualizar o Bolsa Família Informa na sua integralidade, clique com o botão direito do mouse na mensagem e selecione a opção “baixar imagens”.

Caso o problema persista, entre em contato pelo email informebolsaecadastro@cidadania.gov.br ou acesse os informes por meio da página do Ministério da Cidadania .

 
Caso não queira mais receber este boletim, envie resposta a esta mensagem com o assunto "EXCLUIR".
Para receber o boletim, envie mensagem para
informebolsaecadastro@cidadania.gov.br com o assunto "INCLUIR BOLSA FAMÍLIA INFORMA".