Você está aqui: Página Inicial > Tratamento e reinserção social

A dependência química é uma doença multifatorial e que não está restrita a qualquer grupo social, racial ou etário. As pessoas acometidas por esta doença têm garantido por lei o direito à assistência intersetorial, interdisciplinar e transversal, consentâneo às suas necessidades, o que implica em ter disponível uma rede de atenção psicossocial ampla, capaz de suprir as necessidades particulares de cada indivíduo, oferecendo-lhe o tratamento adequado. 

O impacto social devido ao uso de drogas é muito grave e também é parte do tratamento da dependência química a reinserção social do doente. O dependente químico deve contar com apoio assistencial que compreenda o amparo às suas necessidades fundamentais, o encorajamento da autoestima, fortalecimento da autonomia, estímulo à educação, qualificação laboral e auxílio para o ingresso no mercado de trabalho. O incremento nas capacidades de apoio dos familiares e nas relações sociais saudáveis também alavancam o tratamento e ajudam a reduzir possíveis recaídas.




Estratégia

Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

A Política Nacional de Saúde Mental compreende as estratégias e diretrizes adotadas pelo país com o objetivo de organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos. 

Comunidades terapêuticas

Comunidades Terapêuticas

Comunidades Terapêuticas são instituições sem fins lucrativos, que prestam assistência às pessoas com transtornos decorrentes da dependência de substâncias psicoativas através de acolhimento em regime residencial. O acolhimento é temporário e exclusivamente voluntário. 

Reinserção social e econômica

Plano Progredir

O Plano Progredir, coordenado pelo Ministério da Cidadania, oferece aos inscritos no Cadastro Único serviços voltados para qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho

Rede de apoio

AA Alcoólicos Anônimos

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS® é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.

A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apoia nem combate quaisquer causas.

Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.

Confira aqui a localização de reuniões 

AL- ANON

Os Grupos Familiares Al-Anon são uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham sua experiência, força e esperança, a fim de solucionar os problemas que têm em comum. Acreditam que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança nas próprias atitudes pode ajudar na recuperação. O Al-Anon abrange também o Alateen, que são grupos compostos por membros jovens (13 a 19 anos), que sofrem com o alcoolismo de um familiar ou amigo. O Al-Anon não está ligado a nenhuma seita, religião, movimento político, organização ou instituição; não se envolve em qualquer controvérsia, nem endossa ou se opõe a qualquer causa. Não existem taxas para ser membro. O Al-Anon é autossuficiente, vivendo por meio das contribuições voluntárias de seus próprios membros. O Al-Anon tem apenas um propósito: prestar ajuda a familiares e amigos de alcoólicos. Isso é feito com a prática dos Doze Passos, encorajando e compreendendo os parentes alcoólicos, bem como acolhendo e proporcionando alívio a familiares de alcoólicos.

Confira aqui a localização de reuniões 

ALATEEN 

O Alateen, parte dos Grupos Familiares Al-Anon, é para jovens cujas vidas foram ou estão sendo afetadas pelo contato direto com um alcoólico. O Alateen teve início em 1957 nos Estados Unidos e atualmente existe em mais de 100 países. No Brasil, contamos com aproximadamente 15 Grupos. Os Alateens se reúnem em grupos para se ajudarem naturalmente com os problemas que têm em comum. Compartilham força e esperança, aprendem a praticar o programa Al-Anon, os Doze Passos e as Doze Tradições do Alateen. Um Grupo Alateen necessita de dois Padrinhos, membros do Al-Anon, para orientação sobre a estrutura e funcionamento do Grupo. Os Alateens têm também a disposição literatura específica para jovens.

NA – NARCÓTICOS ANÔNIMOS

O que é Narcóticos Anônimos - Problemas com Drogas? Nós Podemos Ajudar

Narcóticos Anônimos ou NA é uma Irmandade ou Sociedade sem fins lucrativos, de homens e mulheres para quem as drogas se tornaram um problema maior. Somos adictos em recuperação, que nos reunimos regularmente para ajudarmos uns aos outros a nos mantermos limpos.

Este é um programa de total abstinência de todas as drogas e há somente um requisito para ser membro: o desejo de parar de usar. Sugerimos que você mantenha a mente aberta e dê a si mesmo uma oportunidade. Nosso programa é um conjunto de princípios escritos de uma maneira tão simples que podemos segui-los nas nossas vidas diárias. O mais importante é que eles funcionam.

NA não tem subterfúgios, não somos filiados a nenhuma outra organização, não temos matrícula nem taxas, não há compromissos escritos, nem promessas a fazer à ninguém. Não estamos ligados a nenhum grupo político, religioso ou policial e, em nenhum momento, estamos sob vigilância.

O recém–chegado é a pessoa mais importante em qualquer reunião, porque só dando podemos manter o que temos.
Qualquer pessoa pode juntar-se a nós, independente da idade, situação financeira, raça, orientação sexual, crença, religião ou falta de religião.

Não estamos interessados no que ou quanto você usou, quais eram os seus contatos, no que fez no passado, no quanto você tem ou deixa de ter; só nos interessa o que você quer fazer a respeito do seu problema e como podemos ajudar.
Aprendemos com nossa experiência coletiva que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.

Confira aqui a localização de reuniões 

NARANON

  NARANON  é:

  • uma irmandade mundial de parentes e amigos de dependentes químicos que acreditam que suas vidas foram afetadas pela dependência química de alguém;
  • um programa de recuperação de mútua ajuda, baseada nos Doze Passos do Nar-Anon;
  • uma irmandade cujos membros compartilham suas experiências, forças e esperança a fim de solucionar os problemas que têm em comum;
  • um programa de recuperação que protege o anonimato de todos os membros da irmandade e de Narcóticos Anônimos (NA);
  • um programa espiritual compatível com todas as crenças religiosas;
  • um programa com o único propósito de ajudar os parentes e amigos de dependentes, quer o dependente esteja usando ou não;
  • compatível com o tratamento profissional;
  • autossuficiente e autossustentado através das contribuições voluntárias de seus membros; não há taxas ou mensalidades para a adesão.

NARANON não é:

  • ligado a qualquer seita, religião, movimento político, organização ou instituição;
  • envolvido com os problemas de fora; nem endossa ou se opõe a qualquer causa;
  • filiado ao Narcóticos Anônimos - NA;
  • uma organização religiosa, centro de tratamento, agência de aconselhamento ou programa de ensino;
  • ministrado por profissionais;
  • substituição para tratamento profissional.


NARATEEN :

É um programa de Doze Passos direcionado aos membros adolescentes familiares ou amigos de adictos.

AMOR EXIGENTE

Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!

Este programa, que há mais de 3 décadas funciona e dá certo, é praticado por meio de 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, através de reuniões semanais, cursos e palestras, sempre com a dedicação e comprometimento dos milhares de voluntários espalhados por todo o Brasil, Argentina e Uruguai.

Visando maior abrangência do seu movimento de proteção social, o Amor-Exigente expandiu seu programa, dando origem aos projetos especiais: Prevenção – visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas através de uma abordagem educativa junto a pais, avós e professores para ajudar na formação de seus filhos, netos e alunos; Sobriedade – esse trabalho com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas; Amor-Exigentinho – proposta voltada para o público infanto-juvenil que utiliza os Princípios Básicos do Programa de forma lúdica, clara e objetiva, visando auxiliá-lo a adotar atitudes responsáveis e saudáveis; Sempre É Tempo – focado nos adultos da Melhor Idade que muitas vezes passam pela “síndrome do ninho vazio” ou com o desafio de cuidar dos netos enquanto os pais trabalham e/ou estudam.