Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Nunca imaginei que fosse trabalhar numa obra dessas”

Notícias

“Nunca imaginei que fosse trabalhar numa obra dessas”

Pronatec

Ex-agricultora Simone Nunes Vieira se especializou pelo Pronatec Brasil Sem Miséria e vira garota propaganda do trabalho
publicado  em 19/12/2014 00h00
Brasília, 19 – Nos tempos de plantadora de fumo no interior do Rio Grande do Sul, Simone Nunes Vieira vivia uma realidade muito distante da trabalhadora de carteira assinada de uma grande empresa, como viria a ser. Ainda adolescente e na companhia de uma das irmãs, interrompeu os estudos para reforçar o orçamento familiar.

 

 
Ela casou, teve três filhos e, junto com o marido, se mudou para a pequena Guaíba, município a cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre, em busca de novas oportunidades. A família contava com a ajuda de R$ 166 do Bolsa Família, até que o destino decidiu mostrar a Simone um novo mundo.
 
Quando foi fazer o recadastramento do Bolsa Família, ela viu informações sobre os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria, que já recebeu mais de 1,5 milhão de matrículas de pessoas de baixa renda. “Eu não tinha como pagar um curso daqueles. Mas, como era de graça, quis fazer”, conta, ao lembrar que recebeu a ajuda das amigas para fazer a inscrição no curso de pedreiro. A atividade já havia sido desempenhada por ela quando ajudou o tio a construir a casa do pai.
 
Simone terminou o primeiro curso em março de 2013 e logo se candidatou a uma vaga na fábrica da Celulose Riograndense. Enquanto não a chamavam, ainda fez o curso de carpintaria do Pronatec, seguido do de solda TIG. Hoje, ela trabalha nas obras de expansão da fábrica e é reconhecida pelos colegas. “Ela é nossa garota propaganda”, gritou de longe um deles.
 
A ex-agricultora ainda se surpreende: “Nunca imaginei que fosse trabalhar numa obra dessas”. E não para de fazer novos planos. Agora, quer fazer o curso e ser soldadora no processo eletrodo revestido.
 
Central de Atendimento do MDS:
0800-707-2003
 
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021