Ações da Assistência Social na Atenção às Crianças Com Síndrome Congênita do Zika Vírus
Desde o início deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) está envolvido com as atividades do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, participando de ações intersetoriais de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como orientando estados e municípios quanto à oferta de serviços e benefícios socioassistenciais a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZv) e suas famílias.
A SCZv é um conjunto de sintomas presentes nas crianças que foram afetadas pelo vírus durante a gestação. Além da microcefalia, essas crianças apresentam, por exemplo, dilatação no ventrículo (uma área do cérebro cheia de líquido), têm calcificações intracranianas, problemas auditivos e graves anomalias oculares.
Estão sendo desenvolvidas ações articuladas e integradas entre o MDSA e o Ministério da Saúde para prevenção e atenção aos casos suspeitos e para a assistência aos recém-nascidos com SCZv. Foram definidos fluxos de atendimento das redes de saúde e de assistência social para cuidar e proteger gestantes e crianças.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) está fazendo o acompanhamento das ações da Assistência Social por meio de um formulário eletrônico enviado aos gestores por e-mail.
Agradecemos desde já a sua participação.