Você está aqui: Página Inicial > Internacional > Iniciativas de cooperação > Projetos de cooperação

Projetos de cooperação

publicado  em 26/05/2015 16h24
Projetos de cooperação

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome tem desenvolvido, ao longo dos anos, diversos  projetos de cooperação técnica bilaterais e trilaterais, realizados através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério de Relações Exteriores (MRE). Os projetos de cooperação técnica tem papel importante na cooperação Sul-Sul, promovendo a troca de experiências entre o Brasil e outros países em desenvolvimento.

 Nos últimos 4 anos, o MDS esteve envolvido em 20 projetos de cooperação técnica bilaterais e trilaterais. Atualmente, possui 5 projetos de cooperação bilaterais em andamento: um com El Salvador, voltado para a implementação e gestão do sistema de proteção social salvadorenho; dois com Honduras, nas áreas de transferência de renda e proteção social; e outros dois com o Peru, nas áreas de avaliação e monitoramento de programas sociais e de articulação e coordenação de políticas.

 Há ainda um projeto de cooperação trilateral em andamento com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo desse é apoiar estratégias nacionais e sub-regionais de Segurança Alimentar e Nutricional e de superação da pobreza em 9 países da América Latina e Caribe. Além disso, o projeto também busca apoiar discussões sobre Segurança Alimentar e Nutricional em fóruns regionais, com destaque para a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a Comunidade de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (CELAC).

O MDS também prestou suporte à execução de projetos internacionais firmados por outros órgãos da Administração Pública, como o PAA África e projetos de construção de cisternas no Paraguai e na Bolívia, todos coordenados pela Coordenação-Geral de Ações de Combate à Fome (CGFOME/MRE).