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Home > Fale com o MDS > Perguntas Frequentes > Bolsa Família > Cadastro Único > Beneficiário > Atualização Cadastral 2015 - Averiguação e Revisão Cadastral
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Atualização Cadastral 2015 - Averiguação e Revisão Cadastral


 

 

ASSUNTO 24: REVISÃO E AVERIGUAÇÃO CADASTRAL 2015

 

Tópicos:

 

1.      O que é a Revisão Cadastral?. 1

2.      O que é a Averiguação cadastral?. 1

3.      Como saber se estou na Revisão Cadastral ou na Averiguação Cadastral?. 1

4.      O que devo fazer se estou na Averiguação Cadastral?. 1

5.      O que devo fazer se estou em Revisão Cadastral?. 2

6.      Como eu serei comunicado de que estou na Revisão/Averiguação Cadastral?. 2

7.      O que devo fazer se recebi uma mensagem?. 3

8.      Recebi uma carta do bolsa família, o que devo fazer?. 3

9.      Já atualizei meu cadastro, mas continuo recebendo aviso de que preciso atualizar o cadastro porque estou na Revisão/Averiguação Cadastral. O que fazer?. 3

10.         Não atualizei o cadastro no prazo. O que pode acontecer?. 3

11.         O que devo fazer se o meu benefício foi bloqueado?. 3

12.         Atualizei o cadastro depois do bloqueio da Revisão/Averiguação Cadastral. O que pode acontecer?. 4

13.         Meu benefício foi cancelado porque não atualizei meu cadastro. Posso voltar a receber o Bolsa Família?. 5

14.         Meu benefício foi atualizado depois do cancelamento. Vou voltar a receber?. 5

 


 

1.      O que é a Revisão Cadastral?

A Revisão Cadastral é a ação realizada todos os anos pelo Programa Bolsa Família, para saber se as famílias beneficiárias, com cadastros sem atualização há mais de dois anos, continuam dentro das regras para recebimento dos benefícios.

2.      O que é a Averiguação Cadastral?

A Averiguação Cadastral é a verificação das informações declaradas pelas famílias no Cadastro Único. Essas famílias não necessariamente precisam ser beneficiárias do programa Bolsa Família ou de outros programas sociais. Todo ano é feito o cruzamento dos dados do Cadastro com outras bases de dados do Governo Federal. Quando são encontradas diferenças entre as informações declaradas no Cadastro e as das outras bases de dados, as famílias são chamadas para atualizar o seu cadastro.

3.      Como saber se estou na Revisão cadastral ou na Averiguação Cadastral?

  • Se você é beneficiário do PBF e a última vez que você atualizou seu cadastro foi em 2012 ou antes disso, você está na Revisão Cadastral. A família que está na Revisão Cadastral deste ano vai receber avisos por carta e por mensagem nos extratos de pagamento (aquele papelzinho que sai quando você faz o saque do benefício). Então, fique atento se você receber alguma carta ou mensagem no extrato com as palavrasREVISÃO CADASTRAL”. Isso é sinal de que você está na Revisão de 2015 e tem que atualizar o seu cadastro.

·         Se você é beneficiário do PBF e recebeu este ano algum aviso por carta ou por mensagem nos extratos de pagamento (aquele papelzinho que sai quando você faz o saque do benefício) e ao final da mensagem aparecem as palavras “AVERIGUAÇÃO CADASTRAL”, isso é sinal de que você está na Averiguação de 2015 e tem que atualizar o seu cadastro. Mesmo que você tenha atualizado seu cadastro em 2013 ou 2014, se você está na Averiguação Cadastral deste ano, vai ter que atualizar novamente.

·         Se você não é do PBF e recebeu uma carta do Cadastro Único e ao final do texto aparecem as palavras “MOTIVO: AVERIGUAÇÃO CADASTRAL”, isso é sinal de que você está na Averiguação de 2015 e tem que atualizar o seu cadastro. Mesmo que você tenha atualizado seu cadastro em 2013 ou 2014, se você está na Averiguação Cadastral deste ano, vai ter que atualizar novamente.

4.      O que devo fazer se estou na Averiguação Cadastral?

Se você recebeu uma mensagem ou uma carta avisando que você está na AVERIGUAÇÃO CADASTRAL, procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único na sua cidade. Leve os documentos de todas as pessoas da sua família o mais rápido possível. Anote as seguintes informações que são importantes:

·         O Responsável Familiar precisa levar obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor. Observação: somente o RF de família indígena ou quilombola pode ser dispensado dessa obrigatoriedade e pode levar qualquer outro documento de identificação (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho ou RANI).

  • Das outras pessoas da família, deve levar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.
  • Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e também um comprovante de matrícula das crianças que estão na escola.
  • Lembre-se de informar um telefone de contato.

Não deixe para atualizar seu cadastro na última hora e lembre-se de informar corretamente os dados da sua família.

No setor responsável aí do seu município eles vão avaliar se um funcionário do Cadastro Único precisará fazer uma visita à sua casa. Nesse caso, você deve receber o funcionário e fazer a atualização cadastral no dia da visita.

5.      O que devo fazer se estou em Revisão Cadastral?

Se você recebeu uma mensagem ou uma carta avisando que você está na REVISÃO CADASTRAL, procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único na sua cidade. Leve os documentos de todas as pessoas da sua família o mais rápido possível. Anote as seguintes informações importantes:

·         O Responsável Familiar precisa levar obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor. Observação: somente o RF de família indígena ou quilombola pode ser dispensado dessa obrigatoriedade e pode levar qualquer outro documento de identificação (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho ou RANI).

·         Das outras pessoas da família, deve levar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

·         Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e também um comprovante de matrícula das crianças que estão na escola.

·         Lembre-se de informar um telefone de contato.

Não deixe para atualizar seu cadastro na última hora.

6.      Como eu serei comunicado de que estou na Revisão/Averiguação Cadastral?

Se sua família está na Averiguação/Revisão deste ano, você receberá um aviso por carta. E se você é beneficiária do Bolsa Família, vai receber também mensagens nos extratos de pagamento (aquele papelzinho que sai quando você faz o saque do benefício). Ao final da mensagem e da carta aparecem as palavras “MOTIVO AVERIGUAÇÃO CADASTRAL” ou “MOTIVO REVISÃO CADASTRAL”.

Nem todas as famílias do Bolsa Família ou do Cadastro Único estão na Revisão ou na Averiguação. Se você não recebeu nenhuma mensagem ou carta, fique tranquilo.

7.      O que devo fazer se recebi uma mensagem?

Identifique abaixo qual a mensagem recebida e as orientações correspondentes:

MÊS: JULHO/JUNHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

AVISO

AVERIGUAÇÃO CADASTRAL

- ATENCAO - MENSAGEM IMPORTANTE -

PROCURE O SETOR RESPONSAVEL

PELO BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO

DE SUA CIDADE PARA ATUALIZAR SEU

CADASTRO. INFORME CORRETAMENTE

A RENDA E O TRABALHO DE

TODAS AS PESSOAS DE SUA FAMILIA.

VA ATE 17 DE JULHO DE 2015

E EVITE O BLOQUEIO DE SEU BENEFICIO.

PARA MAIS INFORMACOES

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - AVERIGUACAO CADASTRAL 2015

AO BENEFICIÁRIO:

Você recebeu esta mensagem porque alguns dados da sua família no Cadastro Único estão diferentes das informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação. Você precisa fazer isto até o dia 17 de julho para não ter o seu benefício bloqueado.

Anote aí os documentos para atualizar o cadastro da sua família: no caso do Responsável Familiar, aquele que tem o nome no cartão do Bolsa Família, é preciso CPF OU título de eleitor, obrigatoriamente.

Das outras pessoas da família, é preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

SE PUDER, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e

um comprovante de matrícula das crianças e jovens na escola.

 

Mesmo que sua família não precise mais do benefício do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais.

 

MÊS: JUNHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

AVISO

AVERIGUAÇÃO CADASTRAL

- ATENCAO - MENSAGEM IMPORTANTE -

PROCURE O SETOR RESPONSAVEL

PELO BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO

DE SUA CIDADE PARA ATUALIZAR SEU

CADASTRO. INFORME CORRETAMENTE

A RENDA E O TRABALHO DE

TODAS AS PESSOAS DE SUA FAMILIA.

VA ATE 19 DE JUNHO DE 2015

E EVITE O BLOQUEIO DE SEU BENEFICIO.

PARA MAIS INFORMACOES 

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - AVERIGUACAO CADASTRAL 2015

AO BENEFICIÁRIO:

Você recebeu esta mensagem porque alguns dados da sua família no Cadastro Único estão diferentes das informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação.

Você precisa fazer isto até o dia 17 de julho*** para não ter o seu benefício bloqueado.

Mesmo que seu benefício já tenha sido bloqueado, procure com urgência o setor responsável para atualizar os dados de sua família e evitar o cancelamento do seu benefício.

Anote aí os documentos para atualizar o cadastro da sua família: no caso do Responsável Familiar, aquele que tem o nome no cartão do Bolsa Família, é preciso  CPF  OU título de eleitor, obrigatoriamente.

Das outras pessoas da família, é preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

Mesmo que sua família não precise mais do benefício do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais.

 

OPERADOR: [***Para essas famílias, o prazo de atualização foi prorrogado para 17 de julho]

 

MÊS: JULHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

AVISO

AVERIGUAÇÃO

ATENCAO - MENSAGEM IMPORTANTE -

PROCURE O SETOR RESPONSAVEL

PELO BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO

DE SUA CIDADE PARA ATUALIZAR SEU

CADASTRO. INFORME CORRETAMENTE

A RENDA E O TRABALHO DE

TODAS AS PESSOAS DE SUA FAMILIA.

VA ATE 21 DE AGOSTO DE 2015

E EVITE O BLOQUEIO DE SEU BENEFICIO.

PARA MAIS INFORMACOES 

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - AVERIGUACAO CADASTRAL 2015

AO BENEFICIÁRIO:

Você recebeu esta mensagem porque alguns dados da sua família no Cadastro Único estão diferentes das informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação. Você precisa fazer isto até o dia 21 de agosto para não ter o seu benefício bloqueado.

Anote aí os documentos para atualizar o cadastro da sua família: no caso do Responsável Familiar, aquele que tem o nome no cartão do Bolsa Família, é preciso CPF OU título de eleitor, obrigatoriamente.

Das outras pessoas da família, é preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

SE PUDER, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e

um comprovante de matrícula das crianças e jovens na escola.

 

Mesmo que sua família não precise mais do benefício do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais.

 

MÊS: JULHO/JUNHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

AVISO

REVISÃO CADASTRAL

- MENSAGEM IMPORTANTE -

JA TEM MAIS DE DOIS ANOS QUE VOCE NAO

ATUALIZA SEU CADASTRO. PROCURE O SETOR

DO CADASTRO UNICO E DO BOLSA FAMILIA

NA SUA CIDADE PARA ATUALIZAR SUAS

INFORMACOES E MANTER SEU BENEFICIO.

NAO DEIXE PARA A ULTIMA HORA.

LEVE OS DOCUMENTOS DE TODA SUA FAMILIA

E UMA CONTA DE LUZ SE TIVER.

PARA MAIS INFORMACOES

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - REVISAO CADASTRAL 2015

AO BENEFICIÁRIO:

Você recebeu esta mensagem porque tem mais de dois anos que os dados de sua família não são atualizados no Cadastro Único. Manter o cadastro sempre atualizado é muito importante para continuar recebendo o benefício do Bolsa Família.

Por isso, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade para atualizar o seu cadastro. Não deixe para a última hora. Vá o quanto antes!

Anote aí os documentos para atualizar o cadastro da sua família: no caso do Responsável Familiar, aquele que tem o nome no cartão do Bolsa Família, é preciso  CPF OU título de eleitor, obrigatoriamente.

Das outras pessoas da família, é preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e

um comprovante de matrícula das crianças na escola.

 

Mesmo que sua família não precise mais do benefício do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro sempre atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais. 

 

 

MÊS: JULHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

BLOQUEIO

AVERIGUAÇÃO

 

MENSAGEM BOLSA FAMÍLIA      

ATENCAO

SEU BENEFICIO FOI BLOQUEADO

PORQUE SUA FAMILIA TEM RENDA MAIOR

DO QUE O VALOR PERMITIDO PARA RECEBER

O BOLSA FAMILIA.

    QUALQUER DUVIDA LIGUE 0800 707 2003

AO BENEFICIÁRIO:

Senhor(a), seu benefício foi BLOQUEADO porque o Governo Federal identificou que sua

 família não está mais no perfil para recebimento dos benefícios do Bolsa Família.

 

Se você quiser esclarecer as informações do seu Cadastro, procure o setor do Cadastro Único

e Bolsa família da sua cidade.

 

Mesmo que sua família não receba mais os benefícios do Bolsa Família, é importante manter

o seu cadastro atualizado, porque existem outros programas sociais que sua família pode

participar. Procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e se informe.

 

 

 

MÊS:JULHO/JUNHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

BLOQUEIO

AVERIGUAÇÃO

ATENCAO - BENEFICIO BLOQUEADO -

PROCURE O SETOR RESPONSAVEL PELO

BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO

PARA MAIS ESCLARECIMENTO.

INFORME CORRETAMENTE A RENDA

E O TRABALHO DE TODAS AS PESSOAS DE SUA

FAMILIA E EVITE O CANCELAMENTO DO SEU

BENEFICIO EM AGOSTO DE 2015.

PARA MAIS INFORMACOES

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - AVERIGUACAO CADASTRAL 2015

AO BENEFICIÁRIO:

Você recebeu esta mensagem porque alguns dados da sua família no Cadastro Único estão diferentes das informações de outros cadastros do Governo Federal. Como a atualização não foi feita dentro do prazo, seu benefício foi BLOQUEADO.

Por isso, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para esclarecer a situação. A equipe do setor responsável terá que fazer uma visita na sua casa para atualizar o seu cadastro. Se você não fizer a atualização, terá o benefício cancelado em agosto.

Anote aí os documentos para atualizar o cadastro da sua família: no caso do Responsável Familiar, aquele que tem o nome no cartão do Bolsa Família, é preciso CPF  OU  título de eleitor, obrigatoriamente.

Das outras pessoas da família, é preciso apresentar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e também um comprovante de matrícula das crianças na escola. 

Mesmo que sua família não precise mais do benefício do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro sempre atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais.

 

MÊS: JULHO/JUNHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

CANCELAMENTO

AVERIGUAÇÃO

MENSAGEM BOLSA FAMILIA

- BENEFICIO CANCELADO -

INFORMACOES DO GOVERNO FEDERAL

- MOSTRAM QUE SUA FAMILIA GANHA

MAIS DO QUE O PERMITIDO PARA

RECEBER O BOLSA FAMILIA. 

MOTIVO – AVERIGUACAO CADASTRAL 2015 –

AO BENEFICIÁRIO:

Seu benefício foi CANCELADO porque o Governo Federal identificou que sua família não está mais no perfil para recebimento dos benefícios do Bolsa Família.

Se você quiser esclarecer as informações do seu Cadastro, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa família da sua cidade.

Mesmo que sua família não receba mais os benefícios do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro sempre atualizado, porque existem outros programas sociais que sua família pode participar. Procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e se informe.

ATENÇÃO: Se você não fizer atualização dos dados de sua família até o final deste ano, seu cadastro poderá ser excluído.

 

MÊS: JULHO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

CANCELAMENTO

AVERIGUAÇÃO

 

MENSAGEM BOLSA FAMILIA                                                              

 ATENCAO

SEU BENEFICIO FOI CANCELADO

PORQUE SUA FAMILIA TEM RENDA MAIOR

DO QUE O VALOR PERMITIDO PARA RECEBER

O BOLSA FAMILIA.

QUALQUER DUVIDA LIGUE 0800 707 2003.

AO BENEFICIÁRIO:

Seu benefício foi CANCELADO porque o Governo Federal identificou que sua família não está mais no perfil para recebimento dos benefícios do Bolsa Família.

Se você quiser esclarecer as informações do seu Cadastro, procure o setor do Cadastro Único e Bolsa família da sua cidade.

Mesmo que sua família não receba mais os benefícios do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro sempre atualizado, porque existem outros programas sociais que sua família pode participar. Procure o setor do Cadastro Único da sua cidade e se informe.

 

 

 

 

MÊS: MAIO/2015

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

AVISO

AVERIGUAÇÃO

- ATENCAO - MENSAGEM IMPORTANTE -

PROCURE LOGO O SETOR RESPONSAVEL

PELO BOLSA FAMILIA E  CADASTRO UNICO DE  

SUA CIDADE PARA ATUALIZAR O CADASTRO.

INFORME CORRETAMENTE A RENDA

E O TRABALHO DE TODAS AS

PESSOAS DE SUA FAMILIA.

PARA MAIS INFORMACOES 

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - AVERIGUACAO CADASTRAL 2015

Se você recebeu esta mensagem é porque sua família foi identificada com diferenças entre os seus dados do Cadastro Único e informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para esclarecer a situação. A equipe do setor responsável terá que fazer uma visita a sua casa para atualizar o seu cadastro. Isso precisa acontecer antes de 22 de maio para você não ter o seu benefício bloqueado. Se você não fizer a atualização, terá o benefício bloqueado em junho e cancelado em agosto.  E se continuar sem fazer a atualização até o final do processo, sua família será excluída do Cadastro Único em 2016.

Para a atualização do seu Cadastro, você vai precisar ter em mãos obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. Das outras pessoas da sua família, você precisa ter pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da sua família for indígena, pode apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI).

Mesmo que sua família não precise mais do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais.

 

MÊS: MAIO/2015

 

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

AVISO

AVERIGUAÇÃO

- ATENCAO - MENSAGEM IMPORTANTE -

PROCURE O SETOR RESPONSAVEL

PELO BOLSA FAMILIA E CADASTRO UNICO

DE SUA CIDADE PARA ATUALIZAR SEU

CADASTRO. INFORME CORRETAMENTE

A RENDA E O TRABALHO DE

TODAS AS PESSOAS DE SUA FAMILIA.

VA ATE 19 DE JUNHO DE 2015

E EVITE O BLOQUEIO DE SEU BENEFICIO.

PARA MAIS INFORMACOES 

LIGUE PARA O MDS - 0800 707 2003

MOTIVO - AVERIGUACAO CADASTRAL 2015

Se você recebeu esta mensagem é porque sua família foi identificada com diferenças entre os seus dados do Cadastro Único e informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação. O prazo para você fazer a atualização e não ter o seu benefício bloqueado foi ampliado até 17 de julho de 2015. Se você não fizer a atualização, terá o benefício bloqueado em agosto e cancelado em outubro.  Se continuar sem fazer a atualização até o final do processo, sua família será excluída do Cadastro Único em 2016.

Você vai precisar ter em mãos obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. Das outras pessoas da sua família, você precisa ter pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da sua família for indígena, pode apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI).

Mesmo que sua família não precise mais do benefício, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de vários outros programas sociais.  Caso deseje outras informações, procure o setor responsável pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único na sua cidade.

 

MÊS: MAIO/2015

 

ASSUNTO

MOTIVO

CATEGORIA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL 2015

CANCELAMENTO

AVERIGUAÇÃO

- BENEFICIO CANCELADO -

INFORMACOES DO GOVERNO FEDERAL

- MOSTRAM QUE SUA FAMILIA GANHA

MAIS DO QUE O PERMITIDO PARA

RECEBER O BOLSA FAMILIA. 

MOTIVO – AVERIGUACAO CADASTRAL 2015 –

Se você recebeu esta mensagem, o seu benefício foi CANCELADO porque o Governo Federal identificou informações incorretas de renda e trabalho no cadastro da sua família.

De acordo com as regras do Programa Bolsa Família, a família tem que declarar corretamente suas informações na entrevista para inscrição ou atualização no Cadastro Único. Quando o Governo Federal identifica a incorreção, o benefício é cancelado.

Se você quiser esclarecer as informações do seu Cadastro, procure o setor responsável pelo Bolsa e do Cadastro de sua cidade.

Mesmo que sua família não receba mais o benefício do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de vários outros programas sociais.  Mas se você não atualizar até o final deste ano, seu cadastro será excluído.

 

 

 

8.      Recebi uma carta do bolsa família, o que devo fazer?

 

Identifique abaixo qual a carta recebida e as orientações correspondentes:

a) CARTA AVERIGUAÇÃO - Código G2

AVISO URGENTE

CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

 

Prezado(a) sr(a). <<RESPONSÁVEL PELA UNIDADE FAMILIAR>>,

 

Esta é a segunda vez que a informação que você declarou para o Cadastro Único é diferente de outros cadastros do Governo Federal.

 

Para esclarecer a situação procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família o mais rápido possível para que eles possam fazer uma visita a sua casa.

 

Para continuar recebendo o Bolsa Família, informe corretamente os dados de renda e de trabalho de todas as pessoas de sua família.

 

Durante a visita do funcionário do Cadastro Único a sua casa, informe um telefone para contato e forneça seu CPF ou Título de Eleitor e os documentos de todas as pessoas da sua família.

 

Em caso de dúvidas, ligue para o
 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

0800 707 2003

A ligação é de graça.

 

 

Mantenha seu cadastro sempre atualizado. Assim, você
e sua família participam dos programas sociais!

 

MOTIVO: AVERIGUAÇÃO CADASTRAL 2015

Código: G2

 
Responsável pela Unidade Familiar:             NIS (Nº de Identificação Social): 

 

 

 

Se você recebeu esta carta é porque sua família foi identificada com diferenças entre os seus dados do Cadastro Único e informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para esclarecer a situação. A equipe do setor responsável terá que fazer uma visita a sua casa para atualizar o seu cadastro. Isso precisa acontecer antes de 22 de maio para você não ter o seu benefício BLOQUEADO em junho.

Mas se você perdeu este prazo, ainda pode fazer a atualização. De acordo com as informações que você declarar para a equipe do seu município, a situação da sua família será avaliada e seu benefício poderá ser DESBLOQUEADO. Se você continuar dentro das regras para receber o benefício, você vai receber as parcelas que ficaram bloqueadas. Procure o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade levando esta carta para agendar a visita o mais rápido possível.

Quando a equipe do Cadastro Único for até a sua casa para fazer a atualização do seu Cadastro, você vai precisar ter em mãos obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. Das outras pessoas da sua família, você precisa ter pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da sua família for indígena, pode apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI).

Mesmo que sua família não precise mais do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais. 


b) CARTA AVERIGUAÇÃO - Código G3

 

AVISO URGENTE

CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

 

Prezado(a) sr(a). <<RESPONSÁVEL PELA UNIDADE FAMILIAR>>,

 

As informações que você declarou para o Cadastro Único estão diferentes das informações de outros cadastros do Governo Federal.

 

Por favor, vá ao setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família na sua cidade para esclarecer a situação e atualizar seu cadastro até 19 DE JUNHO DE 2015.

 

Importante: quando for atualizar os dados de sua família, informe um telefone para contato e leve seu CPF ou Título de Eleitor e os documentos de todas as pessoas da sua família.

 

 

 

Em caso de dúvidas, ligue para o
 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

0800 707 2003

A ligação é de graça.

 

 

Mantenha seu cadastro sempre atualizado. Assim, você
e sua família participam dos programas sociais!

 

MOTIVO: AVERIGUAÇÃO CADASTRAL 2015

 

Responsável pela Unidade Familiar:             NIS (Nº de Identificação Social): 

 

 
 

Código: G3

 
 

 


Se você recebeu esta carta é porque sua família foi identificada com diferenças entre os seus dados do Cadastro Único e informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação. O prazo para você  fazer isto e não ter o seu benefício bloqueado foi ampliado até o dia 17 de julho.

Você vai precisar ter em mãos obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. Das outras pessoas da sua família, você precisa ter pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da sua família for indígena, pode apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI).

Mesmo que sua família não precise mais do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais.

 

c) CARTA AVERIGUAÇÃO - Código G4:

AVISO URGENTE

CADASTRO ÚNICO E PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

 

Prezado(a) sr(a). <<RESPONSÁVEL PELA UNIDADE FAMILIAR>>,

 

As informações que você declarou para o Cadastro Único estão diferentes das  informações de outros cadastros do Governo Federal.

 

Por favor, vá ao setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família na sua cidade para esclarecer a situação e atualizar seu cadastro até 17 DE JULHO DE 2015.

 

Importante: quando for atualizar os dados de sua família, informe um telefone para contato e leve seu CPF ou Título de Eleitor e os documentos de todas as pessoas da sua família.

 

Em caso de dúvidas, ligue para o
 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

0800 707 2003

A ligação é de graça.

Mantenha seu cadastro sempre atualizado. Assim, você
e sua família participam dos programas sociais!

 

MOTIVO: AVERIGUAÇÃO CADASTRAL 2015

Responsável pela Unidade Familiar:             NIS (Nº de Identificação Social): 

MARIA JOSÉ DA SILVA                                 123.45678.99-1                      

Código: G4

 

 

 

Você recebeu esta carta porque sua família foi identificada com diferenças entre os seus dados do Cadastro Único e informações de outros cadastros do Governo Federal.

Por isso, procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação. O prazo para você fazer isto foi ampliado até o dia 21 de agosto, para não ter o seu benefício bloqueado.

Você vai precisar ter em mãos obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. Das outras pessoas da sua família, você precisa ter pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da sua família for indígena, pode apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI).

Mesmo que sua família não precise mais do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais. 

 

d) CARTA CONVOCAÇÃO REVISÃO CADASTRAL 2015:

 

CONVOCAÇÃO PARA

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Responsável Familiar                                                            NIS (N° de Identificação Social)

MIRIAN FERNANDES                                                123.456.789-01

 

Prezado(a) Sr(a),

Há mais de 2 anos você não atualiza as informações da sua família no Cadastro Único.

Para manter o benefício do Bolsa Família, você precisa atualizar o cadastro até 16 de outubro de 2015. Não deixe para a última hora. 

Procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único na sua cidade.

Leve seu CPF ou Título de Eleitor, um documento com foto e os documentos de todas as pessoas da sua família.

Se puder, leve também:

·         RG (Documento de Identidade)

·         Carteira de Trabalho

·         Comprovante de endereço (conta de luz ou água)

·         Declaração da escola (Comprovante de matrícula).

 

Importante: Informe um telefone para futuros contatos com o Bolsa Família.

 

Para mais informações, procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único da sua cidade.

Ou ligue para o MDS: 0800 707 2003. A ligação é de graça.

Se você já atualizou seus dados no

Cadastro Único em 2015, NÃO precisa atualizar de novo!

Motivo: Convocação - Revisão Cadastral 2015

 

Você recebeu esta carta porque faz mais de dois anos que sua família não atualiza o cadastro.

Por isso, procure o setor responsável pelo Cadastro Único e Bolsa Família da sua cidade o mais rápido possível para atualizar o seu cadastro e esclarecer a situação. Você precisa fazer isto antes do dia 16 de outubro para não ter o seu benefício bloqueado.

Você vai precisar ter em mãos obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. Das outras pessoas da sua família, você precisa ter pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor. Se alguém da sua família for indígena, pode apresentar o Registro de Nascimento Indígena (RANI).

Mesmo que sua família não precise mais do Bolsa Família, é importante manter o seu cadastro atualizado, porque assim sua família pode participar de outros programas sociais. 

 

9.      Já atualizei meu cadastro, mas continuo recebendo aviso de que preciso atualizar o cadastro porque estou na Revisão/Averiguação Cadastral. O que fazer?

Pode acontecer de sua família receber o aviso no mês seguinte, mesmo depois de ter feito a atualização do seu cadastro. Isso acontece porque tem um tempo necessário para o Governo Federal receber as informações que você atualizou no setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade. Se você já atualizou em 2015, fique tranquilo. Você não precisa atualizar o cadastro novamente.

Mas se você continuar recebendo esses avisos da Revisão/Averiguação Cadastral, muitas vezes, mesmo depois de ter atualizado seu cadastro, procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único na sua cidade e avise sobre isso.

10.  Não atualizei o cadastro no prazo. O que pode acontecer?

Se sua família recebe o Bolsa Família e você perdeu o prazo para atualizar o cadastro, seu benefício pode ser bloqueado e até mesmo cancelado. Procure com urgência o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade, com os documentos de todas as pessoas da sua família para atualizar o cadastro.

Se sua família não recebe o Bolsa Família e você perdeu o prazo para atualizar o cadastro, pode ser que seu cadastro seja excluído do Cadastro Único e isso impede sua família de participar dos programas sociais do Governo Federal, como o desconto na conta de luz (Tarifa Social de Energia Elétrica), Minha Casa Minha Vida, entre outros. Procure com urgência o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único na sua cidade, com os documentos de todas as pessoas da sua família para atualizar o cadastro.

11.  O que devo fazer se o meu benefício foi bloqueado?

Seu benefício pode ter sido bloqueado por dois motivos:

1. Se você não atualizou seu Cadastro no prazo que estava indicado na mensagem no extrato (aquele papelzinho que sai quando você faz o saque do benefício) e na carta, seu benefício foi bloqueado. Você deve procurar o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade o mais rápido possível, com os documentos de todas as pessoas da sua família e atualizar seu cadastro.

·         O Responsável Familiar precisa levar obrigatoriamente o CPF ou o título de eleitor. Observação: somente o RF de família indígena ou quilombola pode ser dispensado dessa obrigatoriedade e pode levar qualquer outro documento de identificação (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, RG, Carteira de Trabalho ou RANI).

·         Das outras pessoas da família, deve levar pelo menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; RG; Carteira de Trabalho; Título de Eleitor ou Registro de Nascimento Indígena (RANI), se a pessoa for indígena.

·         Se puder, leve também um comprovante de residência, como uma conta de luz, e também um comprovante de matrícula das crianças na escola.

·         Lembre-se de informar um telefone de contato.

2. Se você fez a atualização cadastral, e suas novas informações nos dizem que sua família não está mais nas regras para receber o benefício, por isso, seu Bolsa Família foi bloqueado e será depois cancelado. Mas é importante manter seu cadastro atualizado para participar de outros programas sociais que utilizam o Cadastro Único, como o desconto na conta de luz (Tarifa Social de Energia Elétrica), Minha Casa Minha Vida, entre outros.

12.  Atualizei o cadastro depois do bloqueio da Revisão/Averiguação Cadastral. o que pode acontecer?

Se seu benefício foi BLOQUEADO mas você atualizou antes da data limite para o CANCELAMENTO:

a) Com renda até R$ 77 por pessoa: se tudo estiver dentro da regra, seu benefício será desbloqueado e voltará a ser pago, inclusive o valor que estava bloqueado. Pode ser que o benefício mude de valor, dependendo das mudanças que aconteceram na renda e na composição da sua família.

b) Com renda entre R$ 77 e 154 por pessoa e com crianças e adolescentes: se tudo estiver dentro da regra, seu benefício será desbloqueado e voltará a ser pago, inclusive o valor que estava bloqueado. Pode ser que o benefício mude de valor, dependendo das mudanças que aconteceram na renda e na composição da sua família.

c) Com renda entre R$ 77 e 154 por pessoa e sem crianças e adolescentes: sua família não está mais dentro das regras para receber os benefícios do Bolsa Família, por isso, seu benefício será cancelado. Mas é importante manter seu cadastro atualizado para participar de outros programas sociais que utilizam o Cadastro Único, como o desconto na conta de luz (Tarifa Social de Energia Elétrica), Minha Casa Minha Vida, entre outros.

d) Com renda superior a R$ 154 por pessoa: sua família não está mais dentro das regras para receber os benefícios do Bolsa Família, por isso, seu benefício será cancelado. Mas é importante manter seu cadastro atualizado para participar de outros programas sociais que utilizam o Cadastro Único, como o desconto na conta de luz (Tarifa Social de Energia Elétrica), Minha Casa Minha Vida, entre outros.

13.  Meu benefício foi cancelado porque não atualizei meu cadastro. Posso voltar a receber o Bolsa Família?

Sim. Se você teve seu benefício cancelado porque não atualizou seu cadastro no prazo, você deve procurar com urgência o setor responsável pelo Bolsa Família na sua cidade para atualizar seu cadastro. Mas faça isso com urgência, pois se passarem muitos meses, você não conseguirá voltar ao Programa. Depois da atualização do cadastro, as informações serão avaliadas pelo sistema. Poderá acontecer uma das seguintes situações:

      Você poderá voltar ao programa se, na atualização, sua família continuar no perfil do Bolsa Família.  Ainda assim, pode ser que o benefício mude de valor, dependendo das mudanças que aconteceram na renda e na composição familiar.

      Você pode não voltar ao programa se, depois da atualização, sua família não estiver mais dentro das regras do Bolsa Família.

14.  Meu cadastro foi atualizado depois do cancelamento. Vou voltar a receber?

Depois da atualização do cadastro, as informações serão avaliadas pelo sistema. Poderá acontecer uma das seguintes situações:

      Você poderá voltar ao programa se, na atualização, sua família continuar no perfil do Bolsa Família.  Ainda assim, pode ser que o benefício mude de valor, dependendo das mudanças que aconteceram na renda e na composição familiar.  Mas, fique atento: para que você volte a receber o benefício, a atualização cadastral deve ser feita no prazo de seis meses após o cancelamento! Além disso, em alguns casos é necessária uma visita da equipe do Cadastro Único ao domicílio da família.

      Você pode não voltar ao programa se, depois da atualização, sua família não estiver mais dentro das regras do Bolsa Família.  


 

 





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