0800 707 2003
0800 707 2003

Ir para o conteúdo. Ir para a navegação

Imagem
Imagem

Censo SUAS - Unidades de Acolhimento


Quem deverá preencher o questionário das Unidades de Acolhimento no Censo SUAS 2013?

O questionário deverá ser preenchido pelos Órgãos Gestores Municipais e Estaduais da Assistência Social, um questionário para cada uma das unidades de acolhimento. As Secretarias Estaduais de Assistência Social só deverão preencher os questionários das Unidades de Acolhimento que tiverem a natureza “Governamental Estadual”.

O questionário das Unidades de Acolhimento coleta informações sobre a estrutura, o funcionamento e os recursos humanos destas unidades e devem ser preenchidos de acordo com o número de unidades existentes no município/estado.

ATENÇÃO! O Órgão Gestor deverá coletar informações sobre todas as unidades que ofertam Serviços de Acolhimento vinculados à política de assistência social do município, públicas ou privadas, inclusive de entidades que não possuem convênio com o poder público, mas atuam no campo da assistência.


Como acessar o questionário das Unidades de Acolhimento?

O questionário está disponível no seguinte endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Para acessar o questionário do Censo SUAS 2013 o gestor deverá estar cadastrado no CADSUAS, onde irá informar seus dados pessoais além do seu e-mail. Após a atualização do CADSUAS, o gestor receberá a senha do SAA, no e-mail informado. Com essa senha ele poderá acessar todos os sistemas da Rede SUAS e delegar perfis aos técnicos e coordenadores, conforme necessidade e conveniência.

O responsável pelo lançamento dos dados do questionário da Unidade de acolhimento no aplicativo eletrônico deve possuir senha de acesso à rede SUAS com o perfil “cadsuas.municipio” ou “cadsuas.estado”

ATENÇÃO! É importante que, após o preenchimento do questionário no sistema, o responsável imprima o documento gerado em PDF, para guarda do referido documento impresso.


Qual o prazo para preenchimento do questionário das Unidades de Acolhimento no Censo SUAS 2013?

CENSO SUAS

Responsável pelo preenchimento

Abertura do sistema para preenchimento online

Encerramento do prazo para preenchimento

UNIDADES DE ACOLHIMENTO

Gestores Municipais e/ou Estaduais da Assistência Social

14 de outubro de 2013

13 de dezembro de 2013

 

ATENÇÃO! No período de 14 a 20 de dezembro de 2013, o sistema estará aberto para verificação e retificação dos dados pelos estados, municípios e conselhos.


O órgão gestor possui uma unidade de acolhimento, mas não aparece questionário para ser preenchido. Como proceder?

Nesse caso o município deve primeiramente cadastrar a unidade no CADSUAS. Somente após a unidade estar cadastrada no CADSUAS é que será possível responder ao questionário do Censo.

Quantos questionários preencher para Casa-lar em aldeia?

No caso de Casa-lar em aldeia o órgão gestor deve preencher apenas um questionário. A Casa-lar em aldeia é caracterizada por reunir várias casas-lares distribuídas em um terreno comum, formando uma espécie de vila.

O que acontece se o órgão gestor não preencher o questionário?

O não preenchimento do Censo pode impactar em bloqueio parcial dos recursos transferidos pelo governo Federal ao Fundo de Assistência Social.

Qual o fluxo recomendado para o preenchimento do questionário de Unidades de Acolhimento no Censo SUAS 2013?

Fluxo Recomendado:

1º - O Órgão Gestor acessa o aplicativo e imprime o questionário;

2º - O órgão gestor visita a Unidade para coletar as informações por meio de entrevista presencial;

3º - A Unidade de Acolhimento preenche juntamente com o responsável pelo Órgão Gestor ou devolve posteriormente ao mesmo;

4º - O Órgão Gestor checa as informações, valida e insere os dados no aplicativo ou designa técnico preferencialmente da Secretaria, que possua senha de acesso à Rede SUAS com perfil cadsuas.municipio, para inserir.

Em caso de mudança de nome do coordenador da unidade ou equipe técnica, como devo proceder?

A alteração de nomes da equipe da unidade de acolhimento deverá ser feita no CADSUAS, assim como alteração de e-mail, endereço ou número de telefone. Os dados migrarão automaticamente para o Censo 2013.

ATENÇÃO! Caso o município deseje apenas atualizar os dados de uma unidade já existente (por exemplo, atualizar nome do coordenador, equipe, endereço, telefone), deve fazê-lo no campo correspondente, sem adicionar nova unidade.


É obrigatório o preenchimento de todos os campos que exigem a inserção de informações numéricas?

É obrigatório o preenchimento de todos os campos que exigem a inserção de informações numéricas. Para os campos cujos valores sejam nulos é necessário o preenchimento com o algarismo "0" (zero).

Como posso ter certeza de que as informações que preenchi e enviei foram recebidas?

Após o preenchimento, é possível imprimir o questionário preenchido em PDF. As informações contidas no documento em PDF foram recebidas pelo MDS.

O questionário deverá ser encaminhado ao MDS em formato impresso?

Não. Os questionários não deverão ser encaminhados em hipótese alguma ao MDS em formato impresso. As informações deverão ser registradas no aplicativo informatizado e só serão aceitas neste formato.





Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.




Ações do documento
MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Licitaçs e Contratos Certificaçço Editais Sesan Destaques Selo Transparêia Púa
Imagem