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Política de Senhas - Sistemas Rede SUAS


Qual o objetivo da nova política de senha dos sistemas da Rede SUAS?

A implantação da Política de senhas para os Sistemas da Rede SUAS, através da individualização das senhas, visa o aumento da segurança e o melhor gerenciamento dos processos de admissão de usuários e atribuição de perfis.

Conforme estabelece a Portaria SNAS Nº 15, de 17 de Dezembro de 2010, o SAA (Sistema de Autorização e Autenticação) é responsável pela gestão do acesso a Rede SUAS e de outros aplicativos que vierem a ser alocados sob o seu gerenciamento.

Como funciona a nova política de senha dos sistemas da Rede SUAS?

O modelo é descentralizado, cabendo aos gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal a criação de usuários individualizados (vinculação do nome e CPF do usuário ao seu login e senha), conforme perfis pré-estabelecidos pelo MDS.

Assim sendo, é importante ressaltar que as informações inseridas ou excluídas dos sistemas da Rede SUAS são de responsabilidade dos usuários e administradores Titular/Adjunto.

As senhas de acesso à Rede SUAS serão periodicamente alteradas pelo usuário no SAA e bloqueadas quando inativas.

Qual a finalidade do Sistema de Autenticação e Autorização – SAA?

A principal finalidade do Sistema de Autenticação e Autorização - SAA é dar suporte à operação e à gestão dos sistemas da Rede SUAS, com segurança, contemplando todos os tipos de acessos.

Quais são as exigências do SAA?

Para realizar o cadastro do Administrador Adjunto é necessário que a pessoa esteja cadastrada no menu pessoa física (com o campo e-mail preenchido) do CADSUAS e vinculado ao mesmo órgão do Administrador Titular.

O acesso aos aplicativos da Rede SUAS será administrado de forma descentralizada, de competência do gestor em cada esfera de governo.

Quais são os conceitos básicos das funcionalidades do SAA?

- Usuário de sistema: são agentes externos ao sistema que usufruem da tecnologia para realizar determinado trabalho. Podem ser desde os usuários comuns do sistema até administradores, programadores ou analistas de sistemas.

- Perfil: não é o mesmo que cargo ou função, mas sim ao grupo de tarefas realizadas pelo usuário. Relaciona o usuário a um conjunto de privilégios necessários para execução de atividades.

- Permissão: nível de acesso aos sistemas da Rede Suas.

- Administrador: é o principal usuário em cada esfera de governo, responsável por delegar acessos e perfis de usuário, sendo assim responsável pelas informações inseridas nos sistemas da Rede SUAS.

Quais são os tipos/Níveis de acesso ao SAA?

- 
Administrador Federal: usuários do MDS responsáveis por administrar o sistema de acesso, sendo os responsáveis por administrar o acesso dos administradores titular e adjunto dos estados, municípios e do Distrito Federal. Acesso ilimitado aos sistemas da Rede SUAS;

- Administrador Titular Órgão Gestor: é o Secretário de Assistência Social no âmbito dos Estados, Municípios e Distrito Federal. Caberá ao Administrador Titular gerir o acesso do administrador adjunto e de outros usuários, na forma da portaria nº 15 de 17 de dezembro de 2010. Nos Estados, Municípios e Distrito Federal em que a presidência dos Conselhos de Assistência Social for exercida pelo Secretário de Assistência Social e este optar por ser titular do conselho, caberá ao seu Substituto exercer a função de Administrador titular.

- Administrador Adjunto Órgão Gestor: Os servidores públicos, empregados públicos e temporários, conforme a Lei nº 8.745, de 9 de Dezembro de 1993.

- Administrador Titular Conselho: Nos Conselhos de Assistência Social essa função será exercida pelo seu Presidente e caberá ao seu vice-presidente a função de titular quando a presidência for exercida pelo Secretário de Assistência Social e este optar por exercer a referida função no âmbito da Secretária de Assistência Social.

- Administrador Adjunto Conselho: Vice-Presidente ou Secretário Executivo do conselho.

- Usuários: No âmbito dos Estados, Municípios e Distrito Federal os servidores públicos, empregados públicos e temporários, conforme a Lei Nº 8.745, de 9 de Dezembro de 1993. No âmbito dos Conselhos de Assistência Social o Secretário-Executivo e os Conselheiros, durante a sua legislatura.

Como é processo de cadastramento para acesso ao SAA?

1 - A Rede SUAS encaminhará por email ao Administrador Titular, a instrução com o link para:

Confirmação dos dados e habilitação da senha;
Indicação do Administrador Adjunto;
Aceite do termo de responsabilidade.

2 - O Administrador Titular então indicará o Administrador Adjunto.

3 - Após a indicação, o Administrador Adjunto, receberá por email a instrução com o link para:

Confirmação dos dados e habilitação da senha;
Aceite do termo de responsabilidade;
Cadastramento dos usuários para os sistemas.

4 - O Administrador Titular e o Administrador Adjunto poderão cadastrar os demais usuários.

5 - O Usuário receberá por email, a instrução com o link para:

Confirmação dos dados e habilitação da senha.
Aceite do termo de responsabilidade.

Qual deverá ser o número de Administrador Titular/Adjunto?

De acordo com a Política de Acessos, a gestão de cada estado e município será efetuada pelo administrador titular, limitada a 01 (um) ATIVO por Órgão Gestor e 01 (um) ATIVO por Conselho para acesso ao sistema.

A gestão de cada estado e município poderá ser efetuada também pelo administrador adjunto, limitada  01 (um) ATIVO por Órgão Gestor e 01 (um) ATIVO por Conselho para acesso ao sistema.

O que fazer se não recebeu a senha da Rede SUAS?

Caso não encontre o email da Rede SUAS na caixa de entrada é necessário verificar na pasta de spam/lixo eletrônico. Alguns provedores de email direcionam os emails do MDS para esta pasta.

Se ainda assim não localizar, deve-se acessar o sistema CADSUAS, clicar no item "Pessoa física", digitar o CPF de quem precisa da senha e verificar qual o endereço de email que consta no campo "email". É para o endereço que está cadastrado neste campo, que a senha foi enviada.

 Se o email cadastrado neste campo estiver correto, deve-se então acessar um dos sistemas da Rede SUAS, colocar o CPF no campo login e clicar em "esqueci minha senha". Após a confirmação dos dados o sistema apresentará a mensagem de que a senha foi enviada para o e-mail cadastrado no CADSUAS.

Caso este campo de email esteja errado, ou esteja em branco, é necessário que preencha com o email correto.

Como proceder para atualizar os dados do município nos sistemas da Rede Suas?

Em virtude da troca de gestores após as eleições de 2012, é necessária a atualização dos dados cadastrais de todos os gestores municipais (prefeitos) bem como secretários e demais membros dos órgãos governamentais que constam no sistema CADSUAS, evitando dessa forma qualquer tipo de prejuízo ao ente federativo.

Para este procedimento, é necessário acessar no site do MDS o sistema CADSUAS (http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/redesuas/cadsuas).

Caso o município não possua acesso ao sistema ou tenha qualquer dúvida sobre este procedimento, deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento através do telefone 0800 707 2003 ou pelo e-mail rede.suas@mds.gov.br.


Quem é o Administrador Adjunto que deverá ser indicado pelo Administrador Titular da Secretaria de Assistência Social?

Conforme determinado pela Portaria Nº15, de 17 de dezembro de 2010, no âmbito da Secretaria de Assistência Social, o Administrador Adjunto é um servidor da confiança do Secretário de Assistência Social e que deverá estar cadastrado no sistema CADSUAS, na aba Recursos Humanos do cadastro do Órgão Gestor.

Quem é o Administrador Adjunto que deverá ser indicado pelo Administrador Titular do Conselho de Assistência Social?

Conforme determinado pela Portaria Nº15, de 17 de dezembro de 2010, no âmbito do Conselho de Assistência Social, o Administrador Adjunto será o vice-presidente ou o secretário executivo.

Este Administrador Adjunto deverá estar cadastrado no sistema CADSUAS, na aba Recursos Humanos do cadastro do Conselho.

O Secretário de Assistência Social pode ser também o Presidente do Conselho?

Sim. O que não pode ocorrer é o Secretario de Assistência Social ser administrador titular (Gestor de acesso) de ambos os órgãos (Secretaria e Conselho).

Como proceder quando o Secretário de Assistência Social é também o Presidente do Conselho?

Se o cadastro no CADSUAS constar na aba recursos humanos do Órgão Gestor com o cargo de “Secretário de Assistência Social” e na aba recursos humanos do Conselho com o cargo de “Conselheiro Presidente”, com datas de mandato vigente, o sistema apresentará uma mensagem em que ele (a) deverá optar por ser o titular da Secretaria ou do Conselho.

Se optar por ser titular da secretaria, então o vice-presidente assumirá a titularidade do Conselho e o Secretário Executivo assume como Administrador Adjunto do Conselho.

Então, ele (a) será o Administrador Titular apenas da secretaria e o Administrador Adjunto a ser indicado deverá estar vinculado na aba recursos humanos do Órgão Gestor no CADSUAS.

Se optar por ser titular do Conselho, deverá fazer a indicação de quem assume como titular da secretaria (a pessoa a ser indicada deverá estar cadastrada no CADSUAS e vinculada na aba recursos humanos do Órgão Gestor).

Com isso, ele (a) será o Administrador Titular do Conselho e deverá indicar o vice-presidente como Administrador Adjunto.

Como proceder quando o sistema apresenta a mensagem que os dados não conferem no momento de fazer a validação da senha?

Neste caso, é necessário confirmar se os dados que estão sendo preenchidos são iguais aos que constam no item “Pessoa Física” do CADSUAS.

Se os dados estiverem iguais e mesmo assim o sistema apresentar a mensagem, favor entrar em contato com o email: rede.suas@mds.gov.br com detalhes da situação.

Como proceder quando o sistema informa que uma pessoa está vinculada em mais de um órgão?

Neste caso, é necessário verificar no CADSUAS se o cadastro aparece mais de uma vez na aba recursos humanos do órgão em que faz parte, ou se está cadastrada em outro município (caso já tenha trabalhado em outro).

Se aparecer mais de uma vez, é necessário atualizar o cadastro e deixar apenas 1 registro na aba recursos humanos do CADSUAS.

Como proceder quando ao acessar o sistema é informado que não existem sistemas cadastrados para aquele perfil?

Neste caso, é necessário entrar em contato com o Administrador Titular ou Adjunto que realizou o cadastro para que verifique se realizaram todo o processo no sistema SAA, no momento da criação de seu usuário.

Para que algum sistema apareça disponível, é necessário que após cadastrar os dados no SAA, na página Cadastro Usuário, clique no botão "vincular/delegar perfil" que aparece no final da página.

Deve-se então selecionar o sistema e depois clicar no nome do perfil que deseja delegar e então clicar no ícone que é uma seta. Salvar o registro.

O Secretário e Presidente do Conselho podem acessar o sistema do BPC na Escola?

O acesso ao sistema do BPC na Escola só poderá ser feito caso a pessoa tenha optado em ser Administrador Titular ou Adjunto do Órgão Gestor. O Titular ou Adjunto do Conselho, não possui permissão de acesso ao BPC na Escola.

Como acessar o Censo?

Para o Censo do Órgão Gestor, CRAS e CREAS e Unidade de Acolhimento, só poderá acessar aquele que for cadastrado com perfil de acesso da gestão e para o Censo do Conselho, aquele que for cadastrado com perfil de acesso de conselho.

O sistema não permite que a gestão faça o Censo do Conselho e vice versa.

Como proceder quando uma pessoa é Secretário de Assistência Social ou Presidente do Conselho em municípios diferentes. O que fazer?

Neste caso, só poderá assumir a titularidade em um dos municípios. O sistema não permite que seja titular em municípios diferentes.

Como proceder quando o sistema apresentar mensagens de erro?

Quando o sistema apresentar mensagem de erro, é necessário copiar a imagem da tela em que a mensagem aparece e enviar por email para rede.suas@mds.gov.br. No email deverá conter a explicação dos passos que foram feitos até o momento do erro, o login do usuário, Estado, município e telefone para contato.

Como fazer vinculação de alguém na aba recursos humanos do CADSUAS?

É necessário acessar a aba recursos humanos, clicar no desenho da lupa no canto superior direito, digitar o CPF da pessoa procurada. Caso seja encontrada, clicar em selecionar. Dessa forma o cadastro da pessoa migrará automaticamente para a aba recursos humanos, onde serão preenchidos os dados solicitados. Após este preenchimento clicar em “adicionar”.

Caso não seja encontrada através da pesquisa pelo CPF, será necessário clicar em “adicionar”, o que permitirá o cadastro de uma nova pessoa física. Após o cadastro deve-se executar os passos descritos acima para vincular esta pessoa como responsável pelo órgão.

O que pode impedir o aceite do termo de responsabilidade?

A ausência de alguns dados pessoais no CADSUAS pode impedir o aceite do termo de responsabilidade. É muito importante que o CADSUAS esteja sempre atualizado.

Caso o sistema não localize email no CADSUAS após a concordância com o termo de responsabilidade, o sistema poderá apresentar as seguintes mensagens:

·                     Para prosseguir com o aceite do termo de responsabilidade, é obrigatório que o administrador adjunto possua um endereço de email. Por favor, atualize seu cadastro junto ao CADSUAS;

·                     Para prosseguir com o aceite do termo de responsabilidade, algumas informações do órgão são de preenchimento obrigatório (nome ou razão social, endereço, cidade, UF, CEP e telefone). Por favor, atualize as informações junto ao CADSUAS;

·                     Não é possível prosseguir com o aceite do termo de responsabilidade. Não foi encontrada a localidade do usuário. Por favor, atualize seu cadastro junto ao CADSUAS;

·                     Para prosseguir com o aceite do termo de responsabilidade, algumas informações dos administradores são de preenchimento obrigatório (nome, data de nascimento, CPF, RG, órgão expedidor e email). Por favor, atualize as informações junto ao CADSUAS.

Como realizar a atualização de dados do Conselho e Secretaria no CADSUAS para recebimento da senha?

Para atualizar os dados do Secretário/Presidente do Conselho no CADSUAS é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/

2. Acesse a área restrita do CADSUAS utilizando os atuais login e senha;

3. Clique em “Pessoa Física” e digite o CPF da pessoa que deseja verificar os dados;

4. Clique em Pesquisar;

5. O sistema exibirá o nome da pessoa. Clique em Editar;

6. Será exibida uma janela com os todos os dados pessoais da pessoa pesquisada, verifique principalmente se existe algum email registrado e se está escrito corretamente. Além disso, o RG deve conter apenas números;

7. Caso tenha modificado ou acrescentado algum dado, clique em “Salvar‟.

2ª ETAPA DA ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO: Após atualizar os dados do Secretário/Presidente do Conselho é necessário garantir que esta pessoa esteja vinculada tanto à Secretaria quanto ao Conselho Municipal de Assistência Social. Para realizar essa vinculação siga os seguintes passos:

1. Clique em “Órgãos Governamentais” e depois “Conselho”;

2. Selecione o seu Estado e Município, e em tipo escolha “Conselho Municipal”;

3. Clique em Pesquisar;

4. O sistema exibirá o nome do Conselho. Clique em “Editar”;

5. Clique na aba “Recursos Humanos” e verifique se o Conselho possui “Conselheiro Presidente”, “Vice-Presidente” e uma terceira pessoa como “Secretário Executivo” cadastrados. As datas de mandato de todos eles devem estar atualizadas.

6. Caso o atual presidente ainda não esteja cadastrado na secretaria clique no símbolo (lupa) que se encontra ao lado do campo “Nome”.

7. Será exibida uma janela para pesquisa de trabalhadores já cadastrados no CADSUAS. Basta digitar o CPF do secretário e clique em “pesquisar”;

8. Caso o presidente já tenha sido cadastrado no sistema o nome dele será exibido ao lado de duas caixinhas com as opções “editar” e “selecionar”. Clique em “Selecionar”.

9. Caso a pessoa não tenha sido anteriormente cadastrada no CADSUAS clique em “Adicionar” (na tela de pesquisa do CPF) e inclua o profissional. Depois que terminar de cadastrar o profissional repita a pesquisa;

10. As informações do profissional serão exibidas na aba de recursos humanos, onde deverão completar as informações de “Cargo/Função”, “Carga Horária”, “Vínculo Institucional” e “Início do Exercício da Função”;

11. Clique em “Salvar”.

Após vincular o Secretário/Presidente ao Conselho realize a vinculação à Secretaria utilizando o mesmo procedimento descrito acima (porém agora esse procedimento será feito no campo “Órgão Gestor”).

Depois de receber o email da Rede SUAS com a nova senha, acesse o link http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web e siga as instruções para validação de acesso. Após realizar todo esse processo o usuário já pode acessar os aplicativos da Rede SUAS.

Como verificar se os dados da pessoa estão devidamente cadastrados no CADSUAS para recebimento da senha?

Para verificar se os dados da pessoa estão devidamente cadastrados no CADSUAS é necessário seguir os seguintes passos:

1. Acesse o link: http://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas/

2. Acesse a área restrita do CADSUAS utilizando os atuais login e senha;

3. Clique em “Pessoa Física” e digite o CPF da pessoa que deseja verificar os dados;

4. Clique em “Pesquisar”;

5. O sistema exibirá o nome da pessoa. Clique em “Editar”;

6. Será exibida uma janela com os todos os dados pessoais da pessoa pesquisada, verifique principalmente se existe algum e-mail registrado e se está escrito corretamente.

7. Clique em “Salvar”.

ATENÇÃO! O cadastro dos dados pessoais no campo “Pessoa Física” não significa que essa pessoa já esteja vinculada a algum órgão (Secretaria, Conselho, Prefeitura, dentre outros). Para realizar essa vinculação é necessário acessar o campo referente ao órgão desejado e inserir a pessoa na aba “Recursos Humanos”.

Como proceder, caso não seja possível o acesso aos sistemas da Rede SUAS com a senha do SAA recebida?

Caso não seja possível acessar os sistemas com a senha recebida, é necessário realizar o procedimento de relembrar senha, através do acesso de um dos sistemas da Rede SUAS.

O número do CPF deverá ser inserido no campo “login” e em seguida deverá clicar em “Esqueci minha senha”.

Após a confirmação dos dados, o sistema apresentará a mensagem de que a senha foi enviada para o email cadastrado no CADSUAS, porém é necessário aguardar o recebimento.

É importante lembrar que cada solicitação de lembrete de senha invalida as senhas encaminhadas anteriormente.






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