Você está aqui: Página Inicial > Publicações

Publicações - Caisan Nacional

Estudo Técnico CAISAN



2º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2016-2019)

Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional PLANSAN 2012/2015 REVISADO

A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) apresenta, nesta publicação, os resultados do amplo processo de revisão do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PLANSAN 2012/2015 com base no monitoramento da sua execução e nas propostas do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), conforme previsto no Decreto nº 7.272/2010.


Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012/2015

O primeiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015), resultado de pactuação intersetorial no âmbito do Governo Federal, sob coordenação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), é o principal instrumento de planejamento, gestão e execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN).


Orientações para a adesão dos municípios ao Sisan



Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima do Governo Federal visa orientar iniciativas para a gestão e diminuição do risco climático no longo prazo. O Plano foi elaborado no âmbito do Grupo Executivo do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (GEx-CIM), entre os anos de 2013 e 2015, conforme determinação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei nº 12.187/09) e em consonância com o Plano Nacional sobre Mudança do Clima.


MapaSAN 2014 - Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional

O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN 2014) retrata a situação atual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) em 1.628 municípios, 23 estados e no Distrito Federal, que participaram da pesquisa. O documento mostra ainda as ações da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.


Orientações para a elaboração de um Plano de SAN nos estados e municípios

A secretaria-executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), por meio desta publicação, pretende apoiar os estados, o Distrito Federal e os municípios na construção de seus Planos de Segurança Alimentar e Nutricional, compartilhando informações a partir da experiência de construção do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015).


Balanço das Ações do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN 2012/2015

O balanço da execução das ações do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015) realizado após dois anos da sua elaboração visa, a partir das metas e compromissos nele registrados, apresentar à sociedade os avanços na consolidação e fortalecimento das ações que compõem a Política Nacional de SAN e na construção do SISAN.


Folder Sisan: Garanta o direito a alimentação adequada

O folder traz orientações sobre o processo de adesão e construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos estados e municípios. Explica os compontenes do Sisan, como aderir, qual o papel do governo e da sociedade civil na construção do Sistema e os benefícios da adesão ao Sisan.


Caderno Sisan 01/2013. Volatilidade dos Preços Internacionais e Inflação de Alimentos no Brasil

Fatores Determinantes e Repercussões na Segurança Alimentar e Nutricional O documento apresenta os resultados de investigação sobre a volatilidade com picos de alta dos preços internacionais das commodities alimentares e a contribuição desse fenômeno e de fatores nacionais para a inflação de alimentos no Brasil no período. O documento aponta as implicações do comportamento dos preços internacionais e domésticos na soberania e segurança alimentar e nutricional, em termos do acesso aos alimentos e da produção agrícola de base familiar, bem como indica algumas das repercussões sobre as respectivas políticas públicas.


Caderno Sisan 01/2012. A Agroecologia e o Direito Humano à Alimentação Adequada: Tradução do Relatório de Olivier de Schutter, relator especial da ONU para o Direito à Alimentação

O relatório explora como os Países podem e devem obter uma reorientação de seus sistemas agrícolas para meios de produção que sejam altamente produtivos, altamente sustentáveis e que contribuam para a realização progressiva do direito humano à alimentação adequada. Identifica a agroecologia como um meio de desenvolvimento agrícola que não apenas apresenta fortes conexões conceituais com o direito à alimentação, mas tem resultados comprovados para um rápido progresso na concretização deste direito humano para muitos grupos vulnerabilizados em diversos países e ambientes.


Caderno Sisan 01/2011. Estruturando o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

publicação traz um conjunto de informações sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e visa subsidiar a estruturação dos componentes do Sistema em todos os estados, Distrito Federal e nos municípios, com o intuito de superar um de seus principais desafios: a integração, no curto prazo, de todos os entes federativos para o desenvolvimento de ações coordenadas e harmônicas com o objetivo de, progressivamente, realizar o Direito Humano à Alimentação Adequada em todo o território nacional.