Você está aqui: Página Inicial > Oficinas Regionais do Sisan

As oficinas regionais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) ocorrerão nas cinco regiões do Brasil. Os encontros serão promovidos em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

O Sisan foi instituído em 2006 com a finalidade de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Desde a criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Todos os Estados brasileiros já aderiram ao Sisan e estão organizando o processo de adesão dos municípios.

OBJETIVOS:

- Compartilhar experiências de mobilização social e formular políticas públicas em segurança alimentar e nutricional;

- Promover atualização e aperfeiçoamento dos atores sobre temas relevantes a consolidação do Sisan;

- Valorizar as iniciativas e estimular a continuidade das ações nos Estados e municípios;

- Recepcionar novos gestores municipais e estimular a adesão ao Sisan;

- Reforçar as competências dos componentes do Sisan (Caisan e Consea) e das três unidades da federação (nacional, estadual e municipal);

- Estimular a elaboração e o monitoramento dos Planos Estaduais e;

- Fortalecer agendas intersetoriais, como: Promoção da Alimentação Saudável, Estratégias locais para redução da Insegurança Alimentar e Nutricional, articulação entre diferentes sistemas na intersetorialidade do Sisan e fortalecimento da agricultura familiar.

PÚBLICO-ALVO
Gestores federais, municipais e estaduais, membros da sociedade civil, entre outros envolvidos na temática de segurança alimentar e nutricional.