Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião discute política de segurança alimentar e nutricional no Pará

Notícias

Reunião discute política de segurança alimentar e nutricional no Pará

POLÍTICAS PÚBLICAS

Caisan-PA debateu o Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado
publicado  em 13/04/2016 15h38

Com o objetivo de discutir as principais estratégias de ação e a execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado, a Câmara Estadual Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional do Pará (Caisan-PA) fez nesta terça-feira (12) a primeira reunião deliberativa do ano. O encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), reuniu os membros do Pleno Secretarial e da Câmara Técnica da Caisan que desenvolvem ações voltadas para a garantia da segurança alimentar no Pará.

A Caisan, atualmente coordenada pelo titular da Seaster, Heitor Pinheiro, é responsável por monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos em ações e programas de interesse da segurança alimentar e nutricional, além de intermediar e estimular a integração das políticas públicas e dos planos de suas estâncias complementares em nível estadual.

Durante a reunião foi discutida a elaboração das atividades que serão executadas ao longo do ano e as ações desenvolvidas pelos órgãos na área da segurança alimentar e nutricional. Um dos objetivos este ano é desenvolver um trabalho de capacitação de agricultura sustentável, para que as famílias de agricultores possam desenvolver a produção da agricultura e da pecuária. Para os próximos anos a prioridade é trazer novos empreendimentos para as regiões e assim desenvolver projetos de colaborações rurais contribuindo para novas atribuições alimentares.

“Este encontro acompanha novas formas de se pensar políticas públicas e o modo que vamos estruturar a política de segurança alimentar e nutricional, construindo todo um plano de ações nos municípios”, disse o coordenador da Caisan-PA, Heitor Pinheiro.

O secretário destacou ainda a importância de se fortalecer uma organização como a Caisan. “Colocando em prática as ações e os programas desenvolvidos especificamente para a segurança alimentar, por meio de um esforço conjunto de todos os órgãos integrantes desta Câmara, não temos dúvidas de que iremos garantir a elevação da qualidade alimentar da população e impactar diretamente a vida das pessoas”, destacou.

Também foram discutidos durante o encontro a implementação de um monitoramento climático e hidrometeorológico nas regiões e o cadastro de toda a área rural. Segundo o coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), Paulo Lobato, a reunião foi importante no sentido de dar continuidade e dinamizar os trabalhos que já estavam sendo desenvolvidos no ano passado.

Segundo a representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Carmem Arias, “para todas as formas de implementação de alimentação saudável tem de haver uma discussão, principalmente naquelas regiões onde se tem uma carência de produtos de qualidade, assim como uma conscientização entre jovens e adultos, especialmente entre as crianças que estão nas escolas’’.

Ao fim do encontro, ficou definido que na próxima reunião será apresentado e analisado o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para o período 2016/ 2019. Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias estaduais de Educação, Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda e da Emater.

Fonte: Governo do Pará

registrado em: