Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidentes dos Conseas se reúnem para discutir segurança alimentar

Notícias

Presidentes dos Conseas se reúnem para discutir segurança alimentar

publicado  em 18/11/2016 18h43

Foto: Honório MoreiraA Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a Caisan e o Consea promovem, nos dias 17 e 18 de novembro, o Encontro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). O evento visa debater a política e a gestão de segurança alimentar, dentro da perspectiva do controle social dentro dos 60 municípios convidados, através de capacitação de conselheiros municipais, que proporcionará melhores condições para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) além de acompanhar a funcionalidade do conselho nos municípios.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes e membro titular do Consea,Lourvidia Caldas, destacou a importância do SISAN  estruturado nos municípios,  “Precisamos acompanhar de perto as ações de combate à extrema pobreza no nosso estado, e isso passa pela discussão sobreos componentes do SISAN e na capacitação dos conselheiros  como agentes multiplicadores da Política de SAN  nas várias  instâncias  da sociedade civil. Finalizaremos o encontro com um relatório para que haja um retorno sobre o recurso que foi repassado para o combate da insegurança alimentar no Maranhão e sobre o que o foi realizado na prática para que o objetivo fosse alcançado” disse a secretária.

O Consea é um órgão consultivo e deliberativo, formado pelo poder público e a sociedade civil com poder decisório sobre as ações desenvolvidas na área de Segurança Alimentar no Estado. As decisões do órgão são tomadas coletivamente com o objetivo de propor diretrizes gerais à Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, acompanhar e deliberar as ações na área, com o objetivo de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável.

O presidente do CONSEA-MA, Reinaldo Avelar, disse que o evento é de extrema importância para o real conhecimento das políticas de SAN no estado. “Durante a luta para que o Maranhão saia da situação de insegurança alimentar precisamos compartilhar as boas experiências e assessorar aqueles que se encontram em dificuldade nesse âmbito. Esse momento é importante para que os conselheiros municipais sejam capacitados e prontos para monitorar, fiscalizar e acompanhar as ações de segurança alimentar dos municípios”.

A presidente do CONSEA de Pinheiro, Maria Braga dos Santos, disse que o encontro proporciona uma experiência significativa aos conselhos que não possuem plano de execução das políticas de segurança alimentar. “Os conselhos são de controle social e tem a responsabilidade de acompanhar a política dos municípios e realizar propostas para que a segurança alimentar funcione. A maioria dos conselhos municipais está desestruturada, e com esse evento, nós conselheiros e os demais membros que dividem esse trabalho conosco, podemos entender de fato o verdadeiro papel que ocupamos e assim elaborar um plano de ações efetivo para a política de SAN.”

O evento contou com exposição de experiências dos conselhos municipais, debates, contextualização sobre o SISAN, controle social das políticas públicas, trabalhos de grupo, com elaborações de propostas do regimento interno do CONSEA, elaboração do cronograma de reunião e planejamento das atividades do CONSEA, assessoramento do CONSEA-MA aos conselhos municipais, além da palestra “O clima está mudando – a agricultura e a alimentação também”, ministrada por Marluze Pastor.

Fonte: http://www.casacivil.ma.gov.br/

registrado em: