Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prefeitura e Instituto ATÁ inauguram espaço no Mercado de Pinheiros

Notícias

Prefeitura e Instituto ATÁ inauguram espaço no Mercado de Pinheiros

Iniciativa faz parte do programa de Fortalecimento da Diversidade Gastronômica na Cidade de São Paulo
publicado  em 29/02/2016 00h00
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Foram inaugurados nessa terça-feira (1° de março) os cinco boxes revitalizados no Mercado de Pinheiros através de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto ATÁ, do chef de cozinha Alex Atala. A iniciativa faz parte do programa de Fortalecimento da Diversidade Gastronômica na Cidade de São Paulo, que tem como objetivo a promoção de ingredientes da cozinha brasileira, valorizando a segurança alimentar e nutricional.

Os boxes foram ocupados por produtores e representantes de associações da região Amazônica, do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica. Nesses espaços, serão oferecidos produtos típicos dessas localidades. Os profissionais também informarão sobre a proposta do projeto, o perfil dos produtores, as características dos produtos e de suas regiões.

“Esse projeto vem no sentido de somar forças, tanto para enriquecer a diversidade gastronômica quanto para fortalecer o bom trabalho que já vinha sendo feito ao longo de décadas pelas famílias que ocupam esses boxes. Vemos São Paulo como uma cidade de negócios, mas o turismo cultural já está superando o turismo de negócios, haja vista a vinda de 30 mil, 40 mil pessoas no Carnaval. E são pessoas que também vão curtir esse mercado. Que vão curtir o Carnaval, mas que vai fazer uma pausa para se alimentar. E vão encontrar nesse espaço o melhor da nossa culinária”, disse o prefeito Fernando Haddad.

Além do prefeito, também participaram da cerimônia de inauguração o chef Alex Atala, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, a subprefeitura de Pinheiros, Harmi Takita, e representantes da Associação Terra Indígena Xingu e da Associação Indígena Kisêdjê.

“É uma honra estar aqui como indígena do Estado do Mato Grosso. Agradeço muito a oportunidade. É a primeira vez que vamos expor os nossos produtos. Que talvez vocês não conheçam, mas vão conhecer além dos produtos, mas a nossa história. O nosso produto indígena tem um valor importante, para nosso consumo e para nossa vida”, disse Winti Kisêdjê, da Associação Indígena Kisêdjê.  


Alex Atala também elogiou a parceria com a Prefeitura. Segundo ele, a cidade carece de ações gastronômicas. “São Paulo é uma cidade que tem a gastronomia no seu DNA. E esse DNA não começou comigo, mas muito antes, com as pessoas que há 30 anos contribuem com esse local. O mercado só é possível por causa deles. E esse sonho também só foi possível porque eu conheci um cara gente boa, que olha no seu olho e te responde e que te ajuda a fazer. E o nome desse cara é Fernando Haddad. Obrigado, prefeito”, agradeceu o chef.

Além da venda e divulgação de produtos regionais, os novos boxes do Mercado de Pinheiros também serão utilizados pelo Instituto ATÁ para uma série de atividades de formação e inclusão socioeducativas, como cursos, demonstrações e degustações, além de intervenções e manifestações artísticas. Segundo Alex Atala, na semana do dia 16 de março começam as primeiras oficinas, com a apresentação dos ingredientes, as pessoas que os produzem e suas utilizações.

O Termo de Cooperação entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto ATÁ foi formalizado em novembro de 2014. As obras de revitalização incluíram a reforma do deck, pintura interna e externa e manutenção da rede hidráulica e elétrica. Com a iniciativa, o mercado passa a contar com 45 boxes e os mais variados produtos para os consumidores.

Serviço:
Mercado Municipal de Pinheiros
Endereço: Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros.
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h.
Telefone: 11 3518-9096

Fonte: Prefeitura de São Paulo

registrado em: