Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova edição da revista Ideias na Mesa traz experiências de alimentação saudável

Notícias

Nova edição da revista Ideias na Mesa traz experiências de alimentação saudável

Ideias na Mesa

Publicação mostra quem são e como trabalham os profissionais que querem incentivar a alimentação saudável no país
publicado  em 25/10/2016 18h12
Divulgação / MDSA

Brasília – Ora-pro-nóbis, capuchinha e fisális. Essas plantas têm sido a grande diversão de alunos, entre 7 e 10 anos, de três escolas de Harmonia (RS), graças ao projeto Plantas Alimentícias não Convencionais, desenvolvido por estudantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS). Por meio de experiências de degustação, visitas aos produtores e preparação dos alimentos, as crianças aprenderam o valor da alimentação saudável. 

A iniciativa é um dos destaques da nova edição da revista Ideias na Mesa, disponível em versão eletrônica. Com o tema Um passeio pela nossa rede de experiências, a publicação mostra quem são e como trabalham os profissionais que querem incentivar a alimentação saudável no país. As ações de educação alimentar estão cadastradas na Rede Virtual Ideias na Mesa. 

Na revista, profissionais de Santa Catarina, Paraíba, São Paulo e Piauí mostram também como trabalhar o tema educação alimentar e nutricional por meio de oficinas, vídeo-animação, contação de histórias e rodas de conversa. 

Além disso, a publicação fala sobre as políticas públicas de educação alimentar e nutricional. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) desenvolve programas e ações para a promoção da alimentação saudável e adequada, como o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan). O documento traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados aos hábitos alimentares da população brasileira. 

Outra ação de destaque é o Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSan). A pesquisa, realizada desde 2014 pelo MDSA, é um diagnóstico das ações, das instâncias de gestão e dos equipamentos de segurança alimentar e nutricional em todo o país. O mapeamento contribui para melhorar o planejamento das políticas públicas de segurança alimentar nos estados e munícipios. 

A revista Ideias na Mesa é uma publicação periódica da Rede Virtual Ideias na Mesa, uma parceria entre o Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (Opsan-UnB) e o MDSA. Ao todo, são mais de nove mil usuários que utilizam a rede em busca de ações e compartilhando as informações sobre educação alimentar e nutricional. 

Acesse aqui a revista.

registrado em: