Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo realiza seminário de capacitação para a política de segurança alimentar

Notícias

Governo realiza seminário de capacitação para a política de segurança alimentar

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta quarta-feira, o Seminário: Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
publicado  em 02/06/2016 16h37

Foto: Honório Moreira/SedesEm continuidade ao crescimento e fortalecimento da política de segurança alimentar no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou, nesta quarta-feira (1º), o Seminário Regional: Fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O evento aconteceu no Instituto de Ensino Superior Franciscano, em São Luís, por meio de parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

 O objetivo foi capacitar conselheiros e representantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan) na operacionalização do Sisan. 

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, a alimentação adequada precisa ser priorizada como um dos direitos humanos fundamentais, devendo ser colocado em prática por meio de ações públicas específicas.

 A capacitação, para Neto Evangelista, é de grande importância para o estado, pois, com a orientação e instrumentalização recebidas, os participantes estarão aptos a proceder com o avanço dessa política. “Precisamos ter conselhos fortes para que essa política pública se fortaleça; os colaboradores dessa área precisam entender o papel da Caisan, propor encaminhamentos que auxiliem na segurança alimentar do estado e fazer com que isso ocorra de forma intersetorial” afirmou. 

A Caisan tem como finalidade promover a articulação e a integração dos órgãos e entidades da administração pública estadual, ligados à área de segurança alimentar e nutricional; além de elaborar, monitorar e avaliar, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos em ações ou programas de interesse da segurança alimentar e nutricional. 

De acordo com a secretaria executiva da Caisan-MA e secretária-adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvidia Caldas, o evento reuniu todos os setores envolvidos na política de segurança alimentar e nutricional para que ocorra o avanço da Caisan e estruturação do Sisan no Maranhão. 

“Debatemos com os municípios que compõem a grande Ilha, São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, enfatizando a necessidade da adesão destes à política de segurança alimentar e nutricional” destacou a secretaria adjunta. 

Os mandatos dos conselheiros e gestores da Política de Segurança Alimentar e Nutricional são temporários, implicando na necessidade de formação e orientação constantes por meio do seminário idealizado pela Caisan-MA e Consea-MA. “O Consea tem como prerrogativa fazer essa capacitação para os conselheiros e técnicos da política de segurança alimentar dos municípios e beneficiários, para que eles possam conhecer de fato o funcionamento da política e seus participantes diretos” disse o presidente do Consea, Reinaldo Avelar. 

A capacitação teve duração de 8 horas, com palestras e debates sobre o Sisan e seus componentes; o papel dos Conselhos e a Importância do Controle Social; monitoramento nos programas, projetos e equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Teve como meta elaborar e aplicar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimulando a integração de esforços entre o governo e a sociedade civil, além de promover o acompanhamento e a avaliação da segurança alimentar no Maranhão. 

O conselheiro do Comsea de Paço do Lumiar, Marlisson Bruno, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado e agradeceu pela oportunidade de aprendizado. “Sabemos as dificuldades enfrentadas pelos municípios que não tem o conhecimento adequado sobre a política de segurança alimentar e nutricional no nosso estado, tão necessitado de ações nessa área. Esse seminário vem para somar com a nossa experiência, nos auxiliando na transmissão de informações para a comunidade em geral, e consequentemente, colaborar com o crescimento da política no nosso município”. 

Estiveram presentes no seminário, Lourvidia Caldas, secretaria adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes; Reinaldo Avelar, presidente do Consea-MA; Rosinélia Ribeiro, presidente do Comsea de Paço do Lumiar; Eleilson Miguel, presidente do Comsea da Raposa; Jocilene Pereira, presidente do Comsea de São José de Ribamar; além dos representantes da Caisan e conselheiros do Comsea da Região Metropolitana de São Luís, técnicos, assessores e sociedade civil.

fonte:
Governo do Maranhão