Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maranhão realiza oficina ‘Chefes Mirins’ no Restaurante Popular São Francisco

Notícias

Maranhão realiza oficina ‘Chefes Mirins’ no Restaurante Popular São Francisco

publicado  em 04/04/2016 14h49

Foto: Honório Moreira/SedesCom o objetivo de estimular a prática de hábitos alimentares saudáveis em crianças de 4 a 12 anos de idade, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu, nesta quinta-feira, 31, oficina sobre Educação Alimentar e Nutricional, voltada para o público infantil do restaurante popular do bairro São Francisco, inaugurado no início deste mês.

Durante a oficina, coordenada pela secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) da Sedes, cerca de 40 crianças receberam orientações sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, sobre higienização das mãos e de como manusear adequadamente os alimentos que serão consumidos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, que esteve no restaurante popular, a oficina faz parte de uma série de ações que já vêm sendo desenvolvidas em todas as unidades de alimentação de São Luís. “O atual Governo tem demonstrado, cada vez mais, sua preocupação com a qualidade de vida das famílias maranhenses, por isso, a Sedes tem desenvolvido, nos próprios restaurantes, atividades educacionais e de capacitação para as comunidades onde os equipamentos estão implantados”, disse o secretário.

Para o estudante Diego Costa, de 12 anos, a oficina é uma maneira mais simples de fazer com que ele e todas as outras crianças entendam mais sobre os alimentos e quais os benefícios que eles podem trazer à saúde de cada uma delas. “Aqui, a gente aprende a escolher melhor os alimentos, a preferir àqueles que trazem mais benefício à nossa saúde e que são importantes para o nosso crescimento”, disse Diego.

Neto Evangelista declarou, também, que a Sedes está cumprido à risca o que preconiza o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no que diz respeito à utilização dos restaurantes populares.  “O propósito desses equipamentos sociais vai além do fornecimento de alimentação saudável e de qualidade, os restaurantes também devem ser utilizados como espaços de integração social para toda a comunidade que vive em torno das unidades, devido a isso, sempre estamos com um cronograma ativo de cursos sobre Educação Alimentar e ações educacionais abertos para todos aqueles que almoçam e jantam nos restaurantes”.

De acordo com a secretária da Sasan, Lourvídia Caldas, dentro deste cronograma de ações elaborado para os restaurantes, também consta atendimento nutricional realizado pela equipe de profissionais da secretaria. “Hoje nossa equipe de nutricionistas esteve, no período de almoço, no restaurante popular do Coroado. em alusão ao Dia Nacional da Alimentação e Nutrição, comemorado nesta quinta-feira (30), os usuários da unidade receberam orientações nutricionais de acordo com cada avaliação. E essa é uma atividade que sempre levamos a todos os sete restaurantes implantados e, também, para a cozinha comunitária, no Bequimão”.

Fonte: Governo do Maranhão

registrado em: