Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo federal debate desafios da segurança alimentar e nutricional

Notícias

Governo federal debate desafios da segurança alimentar e nutricional

SEGURANÇA ALIMENTAR

Plano Nacional para a área, com vigência até 2019, foi tema de reunião da Caisan, em Brasília
publicado  em 26/02/2016 17h38

Brasília – Representantes de diferentes órgãos do governo federal se reuniram nesta sexta-feira (26) para discutir desafios e estratégias para garantir uma alimentação adequada para a população brasileira até 2019. Na primeira reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) deste ano, a discussão foi sobre a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PlanSAN), que será lançado ainda no primeiro semestre e terá vigência até 2019. 

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, a elaboração deste Plano encontra o país em outra realidade em comparação à primeira edição, de 2012. “Tivemos um êxito muito grande na área segurança alimentar. Saímos do Mapa da Fome das Nações Unidas, reduzimos a desnutrição, a mortalidade infantil, o déficit de estatura.” 

Durante a reunião, foram apresentados desafios baseados nas demandas da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e no Plano Plurianual 2016-2019. Entre as prioridades, está o combate à insegurança alimentar e nutricional em grupos populacionais específicos, a ampliação da produção, o abastecimento e o consumo de alimentos mais saudáveis e a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). 

Para o secretário, o PlanSAN deve ser resultado de um esforço conjunto dos órgãos de governo para atingir êxito semelhante ao anterior. “Precisamos do engajamento de cada um dos ministérios nesta discussão. Todos nós ganhamos ao fortalecer esta agenda.” 

Além do MDS, estiveram presente na reunião os ministérios da Agricultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Agrário, da Educação, da Fazenda, da Integração Nacional, do Meio Ambiente, do Planejamento, Orçamento e Gestão, das Relações Exteriores e da Saúde. Também participaram representantes da Casa Civil, da Secretaria Geral da Presidência da República, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: