Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro discute aspectos da gestão da alimentação escolar

Notícias

Encontro discute aspectos da gestão da alimentação escolar

SEGURANÇA ALIMENTAR

publicado  em 17/03/2016 17h45

Representantes dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecanes) de todo o país estão em Brasília, nesta semana, para trocar experiências e discutir questões relacionadas à alimentação escolar. O 3º Encontro para Formação dos Agentes dos Cecanes, que começou na terça-feira, 15, e se estenderá até quinta-feira, 17, ocorre na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os Cecanes são unidades de referência dentro de instituições federais de ensino superior, que desenvolvem ações voltadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os centros executam, entre outras atividades, capacitação dos agentes envolvidos no programa, desde gestores públicos até merendeiras e agricultores. Além disso, realizam estudos e pesquisas na área.

Segundo José Maria Rodrigues de Sousa, diretor substituto de Ações Educacionais do FNDE, o papel dos Cecanes é fundamental para os avanços das políticas públicas na área da educação e da alimentação escolar. “Sem os centros colaboradores, seria impossível realizarmos o trabalho de acompanhamento do Pnae que é feito hoje. O programa é solidificado, mas está em constante processo de aperfeiçoamento para garantir que os estudantes, com boa alimentação, tenham condições de assimilar todo o conteúdo pedagógico que é passado nas escolas”, disse.

A proposta do encontro é atualizar os participantes quanto à legislação e atuação dos gestores da alimentação escolar no país, para que sejam multiplicadores em suas regiões. “É importante que todos entendam as atribuições de cada membro dos Cecanes e o papel dos envolvidos na execução do Pnae”, enfatizou a chefe substituta da Divisão de Apoio e Planejamento da Alimentação Escolar, Beatriz Pucci.

Participam do evento 15 instituições parceiras do FNDE. Entre elas, as universidades federais do Amazonas, do Tocantins, do Recôncavo da Bahia, do Piauí, do Ceará, do Mato Grosso e de Viçosa, que passaram a colaborar com a gestão do Pnae recentemente e, portanto, estão presentes ao encontro pela primeira vez.

Fonte:
Assessoria de Comunicação Social do FNDE 

registrado em: