Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consea elabora planejamento estratégico em Segurança Alimentar

Notícias

Consea elabora planejamento estratégico em Segurança Alimentar

POLÍTICAS PÚBLICAS

Os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) estiveram entre os debates relacionados à elaboração do plano estratégico do Consea
publicado  em 07/03/2016 14h35
Foto: Honório Moreira

Ações para a implantação efetiva dos sistemas municipais de segurança alimentar e nutricional e para o atendimento adequado aos povos e comunidades tradicionais foram algumas das propostas apresentadas durante a primeira reunião de planejamento estratégico do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea). O presidente do órgão, Reinaldo Avelar, coordenou a reunião realizada no Centro Social Urbano (CSU) do Vinhais.

O evento teve como objetivo elaborar um conjunto de ações e atividades a serem desenvolvidas pelo Conselho no decorrer deste ano, com vistas ao fortalecimento e à consolidação das políticas públicas de segurança alimentar implementadas no Estado. Dentreas ações discutidas estavam também o desenvolvimento de projetos relacionados à política de segurança alimentar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os debates foram iniciados com a contextualização da atual política estadual de segurança alimentar. Em seguida, foram formadas as comissões temáticas para a elaboração das propostas do Conselho, visando à melhoria das ações articuladas sobre a temática no Estado.

O presidente do Consea afirmou que o planejamento estratégico do órgão é uma ação primordial para a boa execução das atividades propostas: “É a partir dele que o Conselho passa a executar suas ações no decorrer do ano. Além do mais, temos novos conselheiros que precisavam se apoderar das informações sobre a política de segurança alimentar, e a reunião também foi realizada com esse objetivo de nivelamento de conteúdo”.

Segundo a secretária-adjunta de Segurança Alimentar, Lourvídia Caldas, que é membro titular do Consea, representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), as comissões são compostas por representantes de diversos órgãos do Estado ligados à área da Segurança Alimentar. Ela explica que, além de elaborarem as propostas para o planejamento estratégico, as comissões incluem também no plano as suas ações de monitoramento da política de segurança alimentar no estado.

“A reunião foi também uma oportunidade para que todos os membros do Consea conhecessem o orçamento anual disponibilizado pelo Governo do Estado para a área, suscitando ainda a discussão sobre a aplicação desse recurso no Maranhão”, explicou Lourvídia Caldas, que também é secretária executiva do Conselho.

O Consea é um órgão consultivo e deliberativo, formado pelo poder público e a sociedade civil com poder decisório sobre as ações desenvolvidas na área de Segurança Alimentar no Estado. As decisões do órgão são tomadas coletivamente com o objetivo de propor diretrizes gerais à Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão, acompanhar e deliberar as ações na área, com o objetivo de garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável.

Fonte: Governo do Maranhão

registrado em: