Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Combate ao desperdício de alimentos promove segurança alimentar em Ubá (MG)

Notícias

Combate ao desperdício de alimentos promove segurança alimentar em Ubá (MG)

BANCO DE ALIMENTOS

Experiências bem sucedidas de bancos de alimentos serão conhecidas por todo país na 1ª Mostra Nacional de Banco de Alimentos, que será realizada em maio
publicado  em 01/03/2016 00h00

Brasília - Combater o desperdício de alimentos, promover a segurança alimentar e nutricional e valorizar a agricultura familiar são os destaques no trabalho realizado pelo Banco de Alimentos de Ubá (MG). Cerca 3.540 pessoas são beneficiadas todo mês com as mais de 25 toneladas de alimentos distribuídas pelo banco.

A nutricionista e supervisora da seção de Segurança Alimentar e Nutricional do Banco de Alimentos, Gisely Peron Gasparoni, explica que o fortalecimento da agricultura familiar é um dos trabalhos em destaque desde 2009. “Com cursos de educação nutricional realizados em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a quantidade de pequenos agricultores capacitados aumentou de 9 para 130.”

Os alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos são da agricultura familiar, adquiridos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de doações do mercado atacadista e varejista do município. “Trabalhamos muito o combate ao desperdício com os agricultores familiares. Com isso, muitos alimentos são doados ao invés de serem jogados no lixo.”

A distribuição dos produtos é feita para as entidades de assistência social que preparam os alimentos e distribuem as refeições prontas para projetos socioassistenciais e oficinas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. O banco também monta kits com variedade de alimentos que suprem as necessidades semanais de 180 famílias cadastradas.

Segundo a nutricionista, o trabalho é eficaz devido às parcerias com a Emater, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). “A Emater é a principal parceira dos nossos projetos. Mas os alunos de graduação das universidades também realizam um ótimo trabalho. Com os estágios, eles cuidam dos trabalhos de monitoramento, avaliação e educação.”

Casos de sucesso – Até 29 de março, pessoas ligadas a instituições e sociedade civil que desenvolvam trabalhos em Bancos de Alimentos podem inscrever seus relatos para participar da I Mostra de Experiências da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. O evento será realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) nos dias 5 e 6 de maio, em Brasília.

As experiências selecionadas incluem a promoção de práticas alimentares saudáveis pelos Bancos de Alimentos, o planejamento, gestão e monitoramento dos equipamentos de segurança alimentar e nutricional e as interfaces desses com outras políticas públicas. Podem participar trabalhadores, gestores, docentes e estudantes de todas as regiões. Serão selecionadas 10 experiências a serem apresentadas em formato oral, além da demonstração em pôsteres de outros 100 trabalhos.

As inscrições são feitas pelo site do MDS, no endereço http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/i-mostra-de-experiencias-de-bancos-de-alimentos/formulario-banco-de-alimentos.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: