Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmara Interministerial apoia Alagoas na formatação de plano estadual

Notícias

Câmara Interministerial apoia Alagoas na formatação de plano estadual

Secretária executiva orienta integrantes da Caisan estadual na efetivação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
publicado  em 18/11/2016 18h52

Foto: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), formada por órgãos de primeiro escalão do Governo Federal, dará suporte técnico à esfera estadual do colegiado na formatação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e na efetivação, em Alagoas, dos princípios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

A parceria foi firmada nesta quinta-feira (17), pelo secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e a secretária executiva da Caisan nacional, Priscila Bocchi. “A ideia é apoiar o Estado de Alagoas no fortalecimento do Sisan, que prevê a elaboração de planos estaduais e municipais de segurança alimentar e nutricional. Nosso principal objetivo aqui é orientar o Estado e apoiar na construção do plano”, disse Bocchi.

Na avaliação da secretária executiva, a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (Caisan-AL), formada por órgãos do Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), demonstra o interesse do Executivo alagoano em avançar no debate. 

“O que eu pude perceber aqui foi o comprometimento da Secretaria de Estado e a vontade de fazer um plano estadual com metas que realmente promovam uma alimentação adequada e saudável para a população alagoana, incentivando os municípios a buscar o mesmo. Os primeiros passos foram dados e agora é uma questão de dar continuidade ao processo com o fortalecimento da Caisan estadual”, observou Priscila Bocchi.

Prioridade

De acordo com o secretário Antônio Pinaud, a instalação da Caisan estadual abriu o caminho para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que é uma das prioridades da Seades para o próximo ano. “Estamos dedicados a implementar o Sisan em Alagoas e isso vai se concretizar em 2017, com o plano estadual. Até lá, estamos buscando a capacitação de técnicos nos municípios, para que possamos contar com equipes preparadas para executar as ações do Sistema Nacional nos municípios”, explicou o secretário.  

“O Estado de Alagoas aderiu ao Pacto pela Alimentação Saudável, lançado pelo Governo Federal, e é nossa missão cumprir o que está previsto. Além disso, estamos concluindo o processo jurídico para distribuição das cestas nutricionais para 20 mil gestantes em 2017 e trabalhando para promover a inclusão produtiva de beneficiários dos programas sociais. A meta é ampliar a rede de proteção e dar mais garantias de uma vida digna ao alagoano no próximo ano”, afirmou Pinaud.

Fonte: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/

Texto de Petrônio Viana

registrado em: