Notícias
Agricultura familiar abastece restaurante universitário em Santa Maria (RS)
Brasília – A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com chamada pública aberta para a compra de alimentos da agricultura familiar. Até o próximo dia 26, agricultores de cooperativas e associações podem participar da seleção, que vai adquirir mais de 230 toneladas de alimentos até o final do ano.
A compra será feita por meio da modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os alimentos – grãos, hortaliças, frutas, verduras e legumes – vão ser servidos em três restaurantes universitários da instituição de ensino. Por dia, em média, são ofertadas cerca de 10 mil refeições, nos turnos da manhã, tarde e noite. O investimento previsto para a compra é de R$ 940 mil.
Os interessados devem apresentar a documentação para habilitação e proposta de venda na Comissão de Licitações, localizada no sexto andar do Prédio da Administração Central, no Campus Universitário, em Santa Maria (RS). Podem participar da chamada pública, organizações e associações de agricultores familiares, de povos tradicionais e de famílias vinculadas a assentamentos da reforma agrária que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A entrega dos alimentos nos restaurantes já começa em maio.
A UFSM é uma das pioneiras na modalidade de Compra Institucional do PAA. Desde 2013, a instituição adquire produtos da agricultura familiar para compor as refeições nos restaurantes universitários. Segundo a nutricionista da universidade, Ana Paula Kretznann, “colaboramos com a agricultura familiar com a vantagem de manter a qualidade dos produtos oferecidos aos alunos”.
Desde o começo deste ano, todos os órgãos e entidades da administração pública federal devem comprar ao menos 30% dos alimentos de agricultores familiares e suas organizações. O decreto foi assinado em junho de 2015 pela presidenta Dilma Rousseff. “Esta ação fortalece a economia local e faz com que os agricultores familiares se adequem à demanda e conquistem este mercado. Além disso, os órgãos, pela proximidade com o fornecedor, se beneficiam porque consomem alimentos mais frescos e de melhor qualidade”, afirma o diretor de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, André Grossi Machado.
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa