Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Março > Curso gratuito sobre segurança alimentar está com inscrições abertas

Notícias

Curso gratuito sobre segurança alimentar está com inscrições abertas

CAPACITAÇÃO

As aulas abordarão o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional; inscrições podem ser feitas até 19 de março
publicado  em 11/03/2019 08h59

Brasília/DF – Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso de extensão “Aprofundando Conhecimentos: Construindo Planos de Segurança Alimentar e Nutricional”. Basta um computador com internet e toda a comunidade brasileira que atua em alguma ponta da cadeia alimentar pode participar. Promovido pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), o curso é gratuito e será ministrado a distância. As inscrições vão até o dia 19 de março.

Ana Flávia Souza, que é uma das coordenadoras da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural (Seisp) do Ministério da Cidadania, afirma que parcerias com instituições como a Unesp ajudam a fortalecer o sistema de segurança alimentar e nutricional dos estados e municípios. Ao orientar gestores sobre a otimização de políticas públicas, as atividades também estimulam a sociedade a participar da elaboração e no monitoramento dessas políticas. 

Acesse aqui para fazer a inscrição 

A coordenadora também destaca a importância da adesão dos municípios - por meio dos estados - ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Nestas situações, a prefeitura deve se comprometer a formular o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em até um ano. “É uma gestão diferenciada, que requer que vários setores dentro do governo conversem entre si e elaborem um plano que vai promover, respeitar e garantir o direito humano à alimentação”, ressalta Ana Flávia.

A pós-doutoranda da Unesp Karina Rubia Nunes diz que o objetivo das aulas é aproximar a população do conceito de segurança alimentar e promover a alimentação saudável. “O curso dá empoderamento à pessoa, para que ela consiga, no seu município, apoiar ou até mobilizar ações de segurança alimentar”, pontua.

O curso será dividido em 16 módulos, com quatro horas cada, totalizando 64 horas. As aulas poderão ser assistidas entre os dias 25 de março e 14 de julho, por meio da plataforma Moodle, e o aluno receberá certificado pela participação.

*Por Renata Garcia

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa