Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Março > MDS doa 106 toneladas de leite em pó para Apaes no Rio Grande do Sul

Notícias

MDS doa 106 toneladas de leite em pó para Apaes no Rio Grande do Sul

DOAÇÃO

Produto adquirido da agricultura familiar beneficiará mais de 7,6 mil pessoas em 87 municípios gaúchos
publicado  em 12/03/2018 19h57

Santa Maria (RS) e Três de Maio (RS) – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) doou mais 106 toneladas de leite em pó para 87 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) no Rio Grande do Sul. O produto vai beneficiar mais de 7,6 mil pessoas atendidas pelas entidades em 87 municípios. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou, nesta segunda-feira (12), das cerimônias de entrega nos municípios gaúchos de Santa Maria e Três de Maio.

Em Três de Maio, foram 72,8 toneladas de leite em pó para associações de 58 municípios, o que beneficiará mais de 5,3 mil pessoas. Maurício, filho da dona de casa Carmen Manhabosco, será um dos beneficiados com a ação. Com paralisia cerebral, ele é um dos alunos da Apae de Três de Maio.

Segundo Carmen, o produto chegou em boa hora. “Eu tenho certeza que esse leite beneficiará meu filho e todas as crianças. A gente sabe que a escola teria dificuldade econômica para adquirir o produto. Como mãe, só tenho a agradecer”, disse.

De acordo com o ministro Osmar Terra, a doação beneficia as pessoas atendidas pela rede Apae e os agricultores familiares, que enfrentavam uma crise. Eles venderam parte da produção de leite, por um preço justo, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo MDS.

“O Programa de Aquisição de Alimentos é muito importante para o pequeno produtor rural porque agora, no caso do leite, era um fator de risco para o pequeno produtor. E agora compramos e estamos usando esse leite para ajudar as entidades que mais precisam, no caso as Apaes”, ressaltou.

Em Três de Maio, o ministro também realizou a entrega de uma van no valor de R$ 155 mil adquirida com recursos do MDS e contrapartida da prefeitura para ser utilizada pelos alunos e funcionários da Apae.

Já em Santa Maria, o MDS entregou 33,2 toneladas do produto para Apaes de 29 cidades. Com a ação, serão beneficiadas mais de 2,2 mil pessoas. “Isso para as Apaes é um alívio muito grande porque nós trabalhamos com a camada mais pobre da população. Esse é o início de uma parceria importante para nós conseguirmos dar qualidade de vida aos nossos usuários e às nossas famílias”, afirmou o presidente da Federação das Associações de Pais e Amigos do Excepcionais do Rio Grande do Sul (Feapaes/RS), Afonso Tochetto.  

Saiba mais

O leite em pó doado pelo MDS foi adquirido no final do ano passado na modalidade Compra Direta do PAA. Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões para a compra de mil toneladas do produto.

Além das doações para as Apaes, o produto também será distribuído para pessoas atendidas pelas redes socioassistencial e de ensino (pública e filantrópica), além de restaurantes populares e bancos de alimentos. O leite também vai compor as cestas de alimentos destinadas a indígenas e quilombolas. 

 *Por Diego Queijo

 

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

 

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS

(61) 2030-1505

www.mds.gov.br/area-de-imprensa