Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Maio > Brasil apresenta experiências de segurança alimentar e nutricional a países da América Latina e Caribe

Notícias

Brasil apresenta experiências de segurança alimentar e nutricional a países da América Latina e Caribe

ENCONTRO

Evento que promove o intercâmbio de experiências está sendo promovido até esta quarta-feira (16), no Panamá
publicado  em 15/05/2018 17h57

Brasília – Representantes de diversos órgãos brasileiros, entre eles o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), estão apresentando iniciativas de segurança alimentar e nutricional a países da América Latina e Caribe até esta quarta-feira (16), na Cidade do Panamá, no Panamá. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o fortalecimento da agricultura familiar e a gestão das ações em Segurança Alimentar e Nutricional são alguns dos temas que têm despertado o interesse de gestores dos países vizinhos.

O Encontro Regional para o Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar é fruto de uma cooperação entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A experiência brasileira do PNAE é fundamental para apoiar as nações na erradicação da fome e da pobreza, como propõe a Organização das Nações Unidas (ONU) nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, o PNAE atende cerca de 42 milhões de estudantes em todo o país – população semelhante à da Argentina.

A diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Patrícia Gentil, ressalta que a participação do MDS no evento está relacionada à articulação das políticas públicas, ao fortalecimento da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e às ações de Educação Alimentar e Nutricional.

“São agendas fundamentais para a segurança alimentar no Brasil e a nossa expectativa é construir isso de forma coletiva na região, levando a experiência do Brasil para outros países, ao mesmo tempo em que fortalecemos essas agendas internamente”, afirmou Patrícia Gentil. Ela apontou que o intercâmbio de experiências faz parte dos compromissos firmados pelo Brasil na Década de Ação em Nutrição, documento proposto pela ONU em 2016. “É um momento para avaliar o progresso conquistado e identificar as estratégias da região para combater a insegurança alimentar”, disse.

Desde 2009, a FAO e o governo brasileiro têm uma cooperação para difundir ações de alimentação escolar, que beneficiam estudantes e agricultores ao mesmo tempo. Atualmente, o projeto está em funcionamento nos países de Belize, Costa Rica, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Jamaica, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

*Por André Gomes

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: