Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Fevereiro > Volta Redonda avança para ter plano de segurança alimentar

Notícias

Volta Redonda avança para ter plano de segurança alimentar

POLÍTICAS PÚBLICAS

Plano municipal de segurança alimentar vai ser construído entre as secretarias
publicado  em 02/02/2018 09h26
Foto: Prefeitura de Volta Redonda

Os membros que irão compor a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Volta Redonda (CAISANS) foram empossados na tarde desta terça-feira, dia 29, no auditório da secretaria municipal de Ação Comunitária (SMAC). O objetivo é promover a articulação e a integração dos vários órgãos públicos que trabalham com segurança alimentar e nutricional, visando a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, além do acompanhamento e monitoramento dos resultados.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, que também é o presidente da CAISANS, a discussão sobre segurança alimentar é algo novo. “É uma política nova que estamos desenvolvendo e que é muito importante para Volta Redonda. Temos um território quase que 100% urbano, com apenas duas pequenas áreas rurais, dificultando a agricultura familiar. Estamos reestruturando toda a secretaria de Ação Comunitária, fortalecendo cada vez mais a segurança alimentar”, contou.

As secretarias de Meio Ambiente (SMMA), Esporte e Lazer (Smel), Saúde (SMS), Educação (SME), Cultura (SMC) e Ação Comunitária (Smac), vão trabalhar em conjunto na articulação para a segurança alimentar, ao combate a fome e o direito humano a uma alimentação de qualidade.

Para a subsecretaria de Articulação Institucional e representante da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Social, Karine Ferreira Costa, a política pública precisa avançar muito para as questões de segurança alimentar nutricional saudável. “É um direito humano, no combate a fome, a desnutrição e a obesidade. E precisamos avançar muito ainda nessa política pública. Parabenizo Volta Redonda no primeiro passo para ter essa sensibilidade para trabalhar esse assunto”, disse.

Além da posse, a secretaria-executiva do CAISANS do Rio de Janeiro, Kátia Cardoso, realizou uma breve apresentação sobre o tema que também aborda alimentação escolar, restaurante popular e agricultura familiar. “Fico muito feliz em ver o passo do município. Estamos promovendo o direito humano e à alimentação adequada. Formulando e traçando planos para estimular a segurança alimentar”, contou.

Para o prefeito Samuca Silva, a união de várias secretarias faz parte de um pensamento único em defesa das camadas mais necessitadas da sociedade. “Estamos empenhados em viabilizar, por exemplo, a reabertura do Restaurante Popular, que foi fechado em 2016 por falta de verbas estaduais. Além disso, precisamos fazer com que as ações sociais do município consigam, cada vez mais, oferecer dignidade as pessoas que necessitam”, comentou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Volta Redonda/RJ

registrado em: