Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Fevereiro > Segurança Alimentar de Diadema lança novo programa em feiras livres

Notícias

Segurança Alimentar de Diadema lança novo programa em feiras livres

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

A partir deste mês, o Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema levará uma van itinerante para as 27 feiras populares da cidade paulista
publicado  em 05/02/2018 17h12
Foto: Thiago Bbedetti/Prefeitura Diadema

A partir de fevereiro, o Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) levará uma van itinerante para as 27 feiras populares, realizadas semanalmente na cidade. O propósito é informar os munícipes sobre  educação alimentar, sazonalidade e higienização dos alimentos, além dos benefícios nutricionais.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre manipulação correta de alimentos e os riscos que a falta de cuidados na preparação da refeição pode trazer à saúde da população e, consequentemente, gerar surtos de doenças. Para isso, a Prefeitura disponibilizou a van com o intuito de alcançar toda a população.

Uma equipe de nutricionistas vai percorrer as feiras e estará à disposição para informar, tirar dúvidas e fazer demonstração para os frequentadores.

A nutricionista do PEAND, Renatiely Rosiany explica que o novo programa baseou-se em recentes dados divulgados pelo Ministério da Saúde em junho de 2016. “A região sudeste do país é onde há maior incidência de surtos de doenças transmitidas por alimentos mal higienizados, registrando 43,8% dos casos. Os locais iniciais de ocorrência são nas residências com 38,9%, seguido dos restaurantes com 16,12%. Os principais fatores que causam a contaminação alimentar é a maneira incorreta de conservar e manipular os alimentos e decidimos priorizar esse cenário”, explica Renatiely.

De acordo com o secretário de Segurança Alimentar Atevaldo Leitão, a atividade também deverá se estender para outros programas da secretaria. “Vamos atender as entidades ligadas ao Banco de Alimentos da Prefeitura, as redes de supermercados parceiras e os projetos de agricultura urbana”, conta Atevaldo, lembrando que o veículo já pertencia ao Banco de Alimentos e foi readaptado para que pudesse integrar o programa. 

Ações
O PEAND existe desde 2003, sempre com o objetivo de promover a educação alimentar. 

Ao longo desses 15 anos, desenvolve várias ações como o “Teatro Nutrir”, direcionado para crianças, apresentando de forma lúdica, por meio de encenações com fantoches, sobre a importância dos cuidados com os alimentos.  

Outra iniciativa da secretaria é o “Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade”, que ensina grupos de pessoas como emagrecer de forma correta. É realizado também avaliação e orientação nutricional, além de oficinas, rodas de conversa e cursos de capacitação. 

Serviço:
Secretaria de Segurança Alimentar
Endereço: Rua Marechal Floriano, 289 – Centro – Diadema/SP
Telefone: (11) 4057-8001

Fonte: Prefeitura de Diadema/SP

registrado em: