Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Fevereiro > MDS doa 270 toneladas de leite em pó para Apaes do RS

Notícias

MDS doa 270 toneladas de leite em pó para Apaes do RS

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Alimento foi adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e irá beneficiar 18 mil pessoas atendidas pelas 205 associações do Estado, além dos agricultores familiares
publicado  em 27/02/2018 11h54
Foto: Mauro Vieira/MDS

Canoas (RS) - O Ministério do Desenvolvimento Social realizou a doação de 270 toneladas de leite em pó para a federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (27), em Canoas (RS). O convênio vai beneficiar 18 mil crianças e pessoas com deficiência atendidas pelas 205 Apaes do Estado.

Durante o evento, foram entregues 80 toneladas de leite para as 31 associações da região metropolitana de Porto Alegre (RS). O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o secretário nacional de Segurança Alimentar, Caio Rocha, participaram da cerimônia. Terra destacou que a doação fecha um ciclo que beneficia tanto as pessoas atendidas pela Rede Apae, como os agricultores familiares, que enfrentavam uma crise e tiveram a produção de leite adquirida por um preço justo.

“Estamos entrando neste momento com R$ 15 milhões, comprando o leite em pó para que o pequeno agricultor possa melhorar o preço do leite. Isso vai dar um alento ao pequeno produtor e, ao mesmo tempo, vamos levar para a área social, para quem mais precisa”, destacou o ministro.

As prefeituras ficarão encarregadas pelo transporte do leite dos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até as associações. O presidente da Federação das Apaes do RS, Afonso Tochetto, destacou que o leite em pó será suficiente para atender a alimentação das crianças até dezembro deste ano, dando um importante apoio ao processo educacional e de atendimento às famílias.

“Isso veio ajudar e muito, porque é um investimento a menos que a Apae vai fazer. Temos que agradecer ao ministro e, inclusive, vamos propor a viabilidade de tornar isso permanente, todo ano ter a renovação para atendermos o nosso usuário, que a maioria é de baixa renda”, afirmou Tochetto.

O leite em pó doado pelo Ministério do Desenvolvimento Social foi adquirido no final do ano passado modalidade Compra Direta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, foram investidos R$ 15 milhões para a compra de mil toneladas do produto.

A ação teve o objetivo de socorrer produtores familiares que vinham sofrendo com preços baixos causados pela importação excessiva de leite uruguaio. Além das doações para as Apaes, o leite também vai compor cestas básicas que serão distribuídas para entidades socioassistenciais e famílias carentes de todo o país. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: