Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Fevereiro > MDS cria o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana

Notícias

MDS cria o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Iniciativa vai contribuir para a promoção de hábitos saudáveis e a segurança alimentar e nutricional das famílias brasileiras
publicado  em 14/02/2018 15h30
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lançou o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana. A iniciativa vai contribuir para a promoção de hábitos saudáveis e a segurança alimentar e nutricional das famílias brasileiras. O investimento será de quase R$ 1,9 milhão, podendo chegar a até R$ 5 milhões ainda este ano.

A formalização de parcerias para promover a agricultura urbana com enfoque na agricultura orgânica sustentável, comunitária e doméstica, por meio da introdução de tecnologias de produção sustentáveis, está entre as metas do programa.

 As ações também vão sensibilizar os governos estaduais e municipais para o desenvolvimento de políticas de agricultura urbana e periurbana em escolas e associações comunitárias.

Acesse aqui a portaria que instituiu o programa

Os recursos poderão ser utilizados na compra de sementes e equipamentos para a construção de hortas comunitárias. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o programa potencializa as ações de segurança alimentar e nutricional e incentiva a utilização de tecnologias agroecológicas.

“A agricultura urbana vai usar terrenos públicos, que não estão sendo utilizados, de escolas e áreas disponíveis dentro do perímetro urbano para fazer hortas comunitárias, com a produção feita por cooperativas de agricultores. O programa é para estimular as pessoas a plantarem e a se alimentarem melhor”.

O Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana será desenvolvido, a partir do mês de março, em todo o país, porém com prioridade para a implementação das ações nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

registrado em: