Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Fevereiro > Caisan discute segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Notícias

Caisan discute segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Durante encontro, secretário Caio Rocha destacou a importância da avaliação das ações do governo
publicado  em 21/02/2018 18h54
Foto: Clarice Castro/MDS

Brasília – Membros da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) estiveram reunidos nesta quarta-feira (21), em Brasília. O balanço do segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) e a preparação do governo federal para o Encontro Nacional da 5ª Conferência + 2 foram os destaque da 34ª reunião ordinária do pleno executivo da câmara.

Na abertura, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, destacou o esforço positivo do governo federal para promoção de políticas públicas na área e a importância da avaliação dessas ações durante o Encontro Nacional 5ª Conferência+2, programado para março.

“Vamos fazer uma avaliação com todos os Estados, que já fizeram as discussões para que possamos debater na conferência e avaliar os resultados para aprimorar e melhorar o trabalho realizado pelo governo federal”, disse. 

O Encontro Nacional 5ª Conferência+2 será promovido em Brasília, entre os dias 6 e 8 de março. No evento, será feito um balanço das propostas apresentadas na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – realizada em 2016. Também será um momento para a troca de experiências entre a sociedade civil e os representantes dos governos municipais, estaduais e federal.

Compromissos – O Brasil tem se comprometido em diversos fóruns internacionais com a melhora da qualidade da alimentação e a promoção de um sistema alimentar sustentável. De acordo com Rocha, esses compromissos estão respaldados no segundo Plansan – pactuado com 20 ministérios e secretarias. O documento traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados aos hábitos alimentares da população brasileira e também será debatido no encontro.

Saiba mais
A Caisan é uma instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, na esfera federal, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, ao combate à fome, e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). 

A câmara organiza, de forma articulada e integrada, os indicadores e as informações disponibilizadas nos diversos sistemas setoriais existentes, contribuindo para o seu fortalecimento, nos campos da produção e disponibilidade de alimentos; do acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo água; da saúde, nutrição e acesso a serviços relacionados; da educação e dos programas relacionados à segurança alimentar e nutricional.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa

 

registrado em: