Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Abril > São Cristóvão (SE) instala a Caisan

Notícias

São Cristóvão (SE) instala a Caisan

SEGURANÇA ALIMENTAR

A Caisan, que faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), visa contribuir com estratégias de redução da insegurança alimentar, dos índices de obesidade e a falta de alimentação entre as crianças
publicado  em 12/04/2018 18h11

Uma grande etapa para a efetivação das políticas de segurança alimentar do município de São Cristóvão foi realizada na manhã desta quarta-feira (04), com a criação da Câmara Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). A Caisan, que faz parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), visa contribuir com estratégias de redução da insegurança  alimentar, dos índices de obesidade e a falta de alimentação entre as crianças. 

O encontro contou com a presença dos representantes das secretarias municipais de: Agricultura, Meio Ambiente e Pesca ,Thiago Corrêa; Assistência Social e do Trabalho, Fernanda Santana;  Saúde, Joélia Santos; Educação, Andréia Hermínia; secretária executiva estadual do CAISAN, Lucielide Rodrigues e da presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Agricultura Familiar (STTRAF), Maria do Carmo Batista. 

Durante a reunião foi proposto o levantamento de ações a serem desenvolvidas pelas secretarias, tendo como principal meta: o diagnóstico e o desenvolvimento de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional no município de São Cristóvão para adesão ao Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “Primeiro fazemos a adesão ao Sisan e depois realizamos o processo de discussão da política. Precisamos tratar com seriedade a política alimentar que é tão importante e tem impacto direto na vida do cidadão. Estou muito feliz com o que estamos realizando hoje e com a adesão das demais secretarias”, falou a secretária da Semast, Fernanda Santana.

A executiva estadual da Caisan, Lucileide Rodrigues destacou o trabalho da Prefeitura de São Cristóvão e a preocupação da gestão municipal em garantir uma qualidade alimentar ao cidadãos. “São Cristóvão dá um passo a frente para a adesão ao Sisan com a formalização da Caisan e a construção da lei de segurança alimentar no município. Estamos aqui para ajudar na indicação de diretrizes, metas e fontes de recursos”, observou.

Para a coordenadora de Segurança Alimentar, Winne Fontes, a criação da câmara fortalecerá a política alimentar no município. “Nós somos a única cidade no estado de Sergipe que temos verba, vinculada à Semast,, destinada à política de segurança alimentar. O que aconteceu hoje com a implantação da Caisan foi o fortalecimento desta politica”, pontuou. 

Benefícios

Aderindo ao Sisan, o município ganha um diferencial ao concorrer à editais, programas e ações em segurança alimentar e nutricional, além de passar a contribuir para melhorar a vida da população, por meio da oferta de alimentos aos estudantes, trabalhadores e pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, do auxílio na transferência de renda, na educação alimentar e nutricional, do fortalecimento da agricultura familiar e também pela conservação, manejo e uso sustentável da agrobiodiversidade.

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão  (SE)

registrado em: